Corredores e halls de entrada  por Ancona + Ancona Arquitectos

18 escadas com jardim de pedras e água – maravilhosos!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Inicialmente concebida como uma arquitetura essencial, funcional e imprescindível para comunicar os diferentes andares de uma habitação, as escadas ganham cada vez mais protagonismo e são, hoje em dia, um elemento de puro design e altamente decorativas. São aproveitas para exibir estruturas e materiais inovadores, com formas atrevidas e designs surpreendentes. E nalguns casos, o vão que existe debaixo delas, serve para criar espaços de armazenamento ou em outros casos, para criar um jardim de interior, que proporciona um espaço calmo e de puro relaxe. É exatamente nesta última ideia que nos focamos hoje. Vamos descobrir algumas ideias para transformar um espaço sem vida, num jardim atraente e acolhedor, com rochas, plantas e até cascatas de água!

1. Uma escada com vista

A estrutura transparente desta escada, seja a separar as escadas ou a janela que remete para o exterior, permite uma vista soberba para o jardim. Neste espaço das escadas criaram outro jardim, mas de pedras. Uma ideia simples, natural e que cria amplitude.

2. Uma árvore debaixo das escadas

Corredores e halls de entrada  por aaestudio
aaestudio

Escalera 2

aaestudio

Se tiver umas escadas a criar um enorme vão entre os diferentes espaços, e se tiver a sorte de ter uma abundante luz natural, por que não plantar uma árvore de médio porte?! Com um piso de pedras brancas de rio e várias espécies de plantas. Isto tudo combinado com umas escadas em madeira e um corrimão em vidro. Um verdadeiro refúgio paradisíaco!

3. Em termos de elegância

Quando a madeira é combinada com o vidro, o resultado é certamente cheio de leveza. Em contraste com uma parede de cor branca, a sensação de espaço e de luz é aumentada. A plataforma de mármore convida-nos a passar sobre esta pequena piscina de água, cujo o som traz sempre relaxamento e serenidade.

4. Um design natural

Salas de estar modernas por LK&Projekt GmbH
LK&Projekt GmbH

Traumwohnzimmer

LK&Projekt GmbH

O primeiro andar destas escadas não é muito grande, mas mesmo assim foi criado um grande vão por baixo. No entanto, os decoradores de interior souberam dar a volta à situação, projetando um magnífico jardim de pedras brancas, e nada mais. Proporcionando um efeito elegante, que se encaixa perfeitamente com a atmosfera natural da restante sala. 

5. Árvores dentro da casa

Já partilhamos esta solução numa das imagens anteriores. Pode parecer uma ideia maluca, mas se forem criadas as condições adequadas ao espaço, com luz natural e certa profundidade do solo, é possível ter uma árvore dentro de casa, podendo ser um detalhe que faz toda a diferença.

6. Um projeto interessante

Se tiver uma escada de madeira, com poucas lâminas e pouco espaço por baixo, sugerimos que tenha por baixo uma espécie de planta muito comum e que requer pouca manutenção. Tal como o fórmio: é uma planta ornamental excelente, é perenifólia e rizoma, adapta-se a qualquer espaço. Perfeita para umas escadas elegantes e modernas. 

7. Quando o moderno também relaxante

A madeira é uma das melhores escolhas para umas escadas modernas, elegantes e sofisticadas. Tal como temos vindo a verificar nos vários exemplos partilhados. Quanto ao vidro, este traz leveza e transparencia, além de se conjugar muito bem com o carácter da madeira. 

Desta inspiração, o detalhe mais importante é sem dúvida o pequeno lago, que foi dividido em dois níveis. O fundo foi decorado com pedra, que traz calma e tranquilidade para um lugar muito sofisticado.

8. Um mar de tranquilidade

Corredores e halls de entrada  por 21arquitectos
21arquitectos

Escaleras

21arquitectos

Depois de vermos pequenos lagos, como elementos decorativos sob a escada, encontramos este exemplo em que a beleza é refletida. Na superfície da água calma, foi criado um efeito atraente de espelho, que duplica as formas de todos os elementos à volta. Mais uma vez, a madeira e o vidro foram os materiais escolhidos. Uma combinação cheia de elegância e modernidade.

9. Perto do minimalismo

Sem corrimão ou suporte de segurança, estas escadas parecem surgir da parede. As lâminas de madeira parecem flutuar no ar. Um jardim bem minimalista aproxima-se do espaço inferior, mas sem grandes pretensões. Isto é o minimalismo.

10. Desenhos clássicos e tradicionais

Parecem umas escadas de uma grande mansão, e talvez o seja mesmo… Este exemplo mostra-nos um corrimão de madeira que contraste com a grade de ferro, criando um efeito ultra elegante e clássico. O ferro permite criar vários tipos de linhas e desenhos, criando efeitos realmente atraentes. E se ainda, introduzir um jogo de luz na parte debaixo consegue obter um projeto realmente incrível. 

11. Estruturas de uma delicada solidez

Chamadas de escadas flutuantes, este tipo de modelos está projetado numa estrutura central, que permite deixar o restante espaço vazio. Obviamente, que este tipo de escadas não é ideal se houver crianças ou idosos em casa, mas sem dúvida que é um exemplo excepcional e bastante natural, nomeadamente se tiver um jardim exuberante.

12. Uma obra de arte rodeada pela natureza

Quando estamos em contacto com a natureza toda a nossa sensibilidade fica ao rubro, de forma exponencial, de tal forma que a nossa vontade em fazer coisas é maior. Diz-se que a beleza atrai beleza, e talvez, por isso os habitantes desta casa escolheu para colocar no seu belo jardim, sob as escadas, uma escultura atraente.

13. Austeridade, esta é a palavra

E como sinónimo, também aceitamos a sobriedade. Num espaço onde rege uma nobre madeira e vidro, só poderia faltar um pequeno jardim de pedras pretas, que combinam com os tons cinzas da parede adjacente. Quando não se quer arriscar fica esta solução. 

14. Uma cascada espectacular

O fluxo da água em contacto com as rochas ou pedras é um dos sons mais relaxantes que podemos encontrar na natureza. Ter isso de forma natural em casa é um privilégio. 

As fontes e as cascatas trazem uma energia positiva, cheia de frescura e vitalidade em qualquer casa. Também acha que sim?

15. E porque não, uma escada em caracol

Aqui atribuiu-se algum mistério ou misticismo. A sua forma sinuosa e enigmática, esconde o resto do caminho, e é de facto, realmente atraente. Além disso, o seu design em espiral é inspirado na proporção de ouro, muitas vezes utilizada nas grandes obras de arte. Um jardim rico pela sua variedade, a terra branca enfatiza o carácter natural deste belo espaço.

16. Paredes verdes

As paredes verdes ou também conhecidas por jardins verticais, estão muito em voga. É, um pouco, como puxar um pedaço da natureza e pendurá-lo em casa. O seu efeito é espetacular e é uma das melhores alternativas quando não existe espaço em casa, para introduzir alguma natureza no meio ambiente. É, de facto, muito elegante.

17. A iluminação também é crucial

Parece uma questão menor, mas a iluminação é um dos elementos essenciais para a decoração destes espaços. É capaz de influenciar o nosso humor e até mesmo a percepção do espaço. Ela permite realçar qualquer elemento ou textura, tais como as pedras do jardim. Por outro lado, a iluminação em baixo das escadas, permite maior segurança.

18. Um projeto de canto

A escada pode ser um lugar ideal para colocar um pequeno espaço lounge. Aqui, introduziram um certo toque de design, excelente para receber visitas. Basta acrescentar um mobiliário moderno, como também um pequeno jardim em pedras, para o lado natural.

Se quiser descobrir mais ideias sobre escadas, pode dar uma vista de olhos aqui!

O que achou destas escadas aos jardins de encantar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!