Conheça o estilo minimalista!

Lara Berol Lara Berol
ZAAV-Casa-Interiores-1342, ZAAV Arquitetura ZAAV Arquitetura Cozinhas minimalistas
Loading admin actions …

Muito se fala sobre o conceito e estilo minimalista, mas afinal, o que seria isso? O minimalismo é algo ou alguém adepto daquilo que é simples e elementar, considerado um estilo de vida para indivíduos que buscam o mínimo possível de meios e recursos para viver. É a tradução da famosa frase “menos é mais”.

Na arquitetura e na decoração, esse estilo de vida se traduz em peças de linhas retas e formas geométricas. Sem uma data exata para seu surgimento, muitos estudiosos apontam o final da Segunda Guerra Mundial como o ápice para sua disseminação. Como os países se encontravam deteriorados em suas estruturas e economias, o uso de móveis e objetos essenciais se deu por necessidade, mas isso acabou sendo incorporado ao modo de vida com o passar dos anos.

Atualmente, ao contrário do que se pensa, o estilo minimalista não tem como objetivo apenas preservar a funcionalidade da casa. A estética também é parte importantíssima nesse tipo de projeto. Com a escolha de materiais nobres, como mármores, madeiras e vidros, o estilo minimalista também preza pela qualidade e pela durabilidade.

A identidade visual de todo o projeto é pensada de maneira a utilizar as peças e formas pensadas em relação ao seu contorno, onde linhas e as formas geométricas tenham muita importância, mas que sobretudo, a funcionalidade do ambiente seja sempre o principal destaque.  

A escolha de cores únicas, que predominam no ambiente também são uma das mais fortes características do estilo. Em predominâncias as cores claras, acinzentadas e tons pastéis, elas permitem que alguns objetos ou pequenos itens de decoração se tornem o destaque do ambiente.

Quadros, vasos ou outros objetos decorativos são bem vindos, desde que sigam as regras já explicadas. Porém, só podem ocupar o ambiente minimalista se tiverem grande valor sentimental ou material.

Destacando o que é fundamental na casa, o minimalismo tem como característica abusar da luz natural, e fazer com que a iluminação crie ambientes mais aconchegantes e confortáveis dentro da casa.

A simplicidade e a funcionalidade devem estar sempre acima da estética. Todo e qualquer objeto a mais no ambiente deve ficar bem guardado. Bagunça não é permitida nunca nesses espaços. Tudo tem uma função e se não estiver sendo usado, deve ser guardado.

Nesse Livro de Ideias reunimos alguns ambientes criados com esse conceito.

Banheiro

Esse banheiro projetado pelo escritório Denise Macedo Arquitetos Associados fez parte do desenvolvimento de uma casa situada em Minas Gerais que tinha como objetivo servir de acervo para obras de arte. Além dessa função principal, toda a parte funcional da casa deveria conversar com o estilo adotado para o acervo. Com uma área bastante extensa, foi possível explorar o pé direito alto, além de fazer com que a vista para as montanhas que circundam o terreno fosse um dos fatores privilegiados. Pensada para seguir o estilo minimalista, e ter como destaque apenas as obras de arte que foram espalhadas por outros pontos estratégicos da residência, essa casa se tornou exuberante e simples, por ter como destaque obras de arte como principal decoração.

Sala

Objetos de destaque nessa sala são os três quadros pendurados na parede. Em concordância com as almofadas e o tapete, os objetos laranjas ganham a atenção. Com a predominância do branco, a sala de estar e de jantar foram pensadas a fim de criar um ambiente fluído, sem elementos que obstruam a passagem de luz ou de ar. Com pequenos pontos de luz indireta no teto, a iluminação fica ainda mais confortável a noite.

Cozinha

A escolha do preto como cor predominante no ambiente dessa cozinha serviu como contraste para o branco dos armários. No estilo minimalista, onde a simplicidade impera, a combinação do branco com cores intensas como o preto ou vermelho, dão ao ambiente mais claridade e, ao mesmo tempo, reforçam o conceito da funcionalidade. Na borda acima dos armários é possível ler paz, prosperidade, amor e saúde. Essas palavras estrategicamente colocadas funcionam como objetos de decoração para o ambiente. Sem fugir do conceito mínimo, o ambiente ficou mais alegre e personalizado. Novamente, a luz natural aparece como aliada ao ambiente, deixando-o ainda leve e arejado. Os amplos armários, por sua vez, servem para manter todo o arsenal de objetos para cozinha bem escondidos da vista.

Quarto

homify Quartos minimalistas

Aqui o branco é rei. Eleito como cor fundamental do ambiente, o branco ganha ainda mais destaque quando aliado à linhas retas e formas geométricas que predominam no ambiente. Com armários na parte de baixo da cama, toda e qualquer peça pode ser armazenada lá. A estante vazada deixa os livros à mostra como enfeites. Além de compor a decoração do quarto, eles estão sempre à mão. Porém, é preciso tomar cuidado com a bagunça que por ventura possa ser deixada por ali. No estilo minimalista não é permitido que qualquer objeto esteja fora de seu lugar.

Quarto infantil

Com linhas horizontais, esse quarto permite que o desenho da estrutura feita para as camas seja o que chama a atenção no projeto. Com gavetas na parte debaixo do ambiente, formando um extenso degrau permite que brinquedos e outros objetos sejam guardados, deixam o ambiente livre de qualquer empecilho. Com prateleiras abertas, pequenos brinquedos e livros fazem as vezes de objetos decorativos. Alguns dizem não gostar do minimalismo pois atribuem frieza ao estilo, mas nesse quarto infantil, é possível ver que por mais que menos objetos estejam a vista, o conforto não fica de lado.

Escritório

homify Espaços de trabalho minimalistas Madeira Acabamento em madeira

Cheio de sutilezas pertencentes ao estilo minimalista, esse escritório ou sala de leitura tem um clima aconchegante ao mesmo tempo em que preza pela organização. Novamente, os livros serviram de decoração para a estante vazada. As luminárias sofisticadas e contemporâneas formam o par perfeito com as poltronas em estilo retro. A mistura desses dois estilos, na verdade, são um grande achado para quem quer renovar os destaques do ambiente. Fáceis de encontrar e misturar, peças de estilo vintage e minimalista fazem a dupla perfeita para qualquer lugar da casa.

Mais que estilo de vida, o conceito minimalista tem como objetivo dinamizar as relações que temos com os ambientes e suas funcionalidades. Onde o menos é mais, nada precisa ser chamativo demais para compor ambientes confortáveis e chiques.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista