Cozinhas industriais por A.workshop

Bares de cozinha: 10 ideias maravilhosas!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Basta uma certa dose de imaginação e uma boa gestão de espaço para criar uma cozinha adequada e criar um bar de cozinha. Tomar o café da manhã ou fazer as refeições diárias são as funções mais comuns, porém a sua utilidade vai além disso e pode ser bastante útil para a missão de cozinhar. Desta forma, pode usar o bar para o auxiliar no exercício e tarefas da cozinha, como também pode ser útil para reunir a família ou amigos, dependendo do seu tamanho, é claro.

Se tiver crianças em casa, o bar da cozinha pode também ser improvisado de mesa para as crianças entreter-se ou fazer algum trabalho de casa, enquanto os adultos preparam o almoço ou o jantar. Como vê, não faltarão soluções para desfrutar ao máximo do seu bar. 

Existe uma variedade de modelos, como também de materiais. O que significa que pode ser adaptada a qualquer cozinha, independentemente do tamanho da mesma. É importante manter uma uniformidade entre o bar e o restante material da cozinha, para não quebrar laços decorativos. Embora às vezes, pode ser escolhido um bar que contrasta bem com a estética do espaço. Neste livro de ideias da homify, partilhamos 10 opções fabulosas de bar de cozinha ao alcance de todos. Não queira ficar de fora.

1. Um bar de cozinha numa cabana?

Assim é o ambiente desta cozinha, tal como uma cabana. A madeira é, sem dúvida, presente em cada detalhe. Os troncos cortados transmitem um caráter muito semelhante ao estilo escandinavo. O bancada do bar de madeira também apresenta uma superfície laminada, mas brilhante, que assegura uma maior durabilidade. O restante design do bar, em pedra, cria um contraste interessante. 

2. Abrindo espaço ao bar de cozinha

Muitas vezes, parece que não temos espaço suficiente para instalar um bar de cozinha. Mas a verdade é que é bem possível. O tamanho não é e nem deve ser um problema, uma vez que podemos encontrar soluções mais pequenas, ideais para cozinhas pequenas. Por exemplo, em apartamentos pequenos, tal como vemos na imagem, o bar serve de separação de ambientes, além da sua função inicial. Um resultado claramente elegante e bem atraente. 

3. Integrado ao design da cozinha

Cozinhas escandinavas por ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT
ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

ДОМ В ПОСЕЛКЕ ПОЛИВАНОВО

ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

Ao contrário do exemplo anterior, se tiver bastante espaço, o bar da cozinha torna-se praticamente uma mesa. As dimensões são grandes e a superfície permite criar diferentes zonas, como a de refeição e de arrumação de compras ou para realizar tarefas culinárias, como cortar, pelar, descascar, enfim preparar tudo o que precisa para criar uma deliciosa e saudável refeição. 

O design deste projeto ajusta-se à estética da cozinha sem criar rupturas. Tudo está perfeitamente integrado. 

4. Um bar elegante num ambiente muito geométrico

Cozinhas escandinavas por Anna Clark Interiors
Anna Clark Interiors

Яркая индивидуальность в типовой квартире

Anna Clark Interiors

Numa cozinha onde predomina a geometria, em detalhes tão marcantes como a parede principal, a forma da lâmpada e até mesmo o próprio chão da cozinha, optar por colocar um bar no centro foi muito pertinente. Este permitiu suavizar em muito, as linhas e os ângulos, de uma forma elegante, sem por isso perder o lado sofisticado de todo o ambiente. 

Chamamos ainda, a atenção para o desenho exclusivo dos bancos e a cor azul clara dos móveis inferiores, que conjugam perfeitamente com a madeira do bar da cozinha. 

5. No estilo dos cafés mais modernos

Cozinha  por Inextoo

Se quiser que a sua cozinha se assemelha aos desenhos dos melhores cafés, como se voltássemos à década de 50 ou 60, pode optar por escolher um bar mais alto, com bancos mais altos e criar um jogo de luz, com candeeiros ao estilo industrial. O resultado final será sem dúvida cheio de personalidade e caráter. Os materiais podem variar, desde da madeira às placas de metal. O vidro também pode ser bem recebido neste tipo projeto.

​6. Um bar de granito preto

Cozinhas industriais por GP-ARCH

Como referimos na introdução, o mais comum quando se escolhe o bar da cozinha é o cuidado em querer combiná-lo com a bancada. Desde que o seu intuito seja a coerência e a homogeneidade. De forma geral, o granito é um dos materiais mais escolhido, como é o caso deste exemplo, onde optaram por um granito preto, que transmite um ambiente muito elegante.

A vantagem é que o granito é fácil de limpar, é muito resistente e duradouro, além de ter ter uma presença imponente em qualquer cozinha. 

​7. Um bar para cozinhas do futuro

Cozinhas ecléticas por nowo creation d'espaces
nowo creation d'espaces

cuisine pétillante

nowo creation d'espaces

Se tivéssemos de viajar para o futuro, numa máquina do tempo, provavelmente que iríamos encontrar alguma semelhança com o design desta cozinha. Esta apresenta volumes bem definidos, uma boa gestão espacial e cores muito atrevidas, onde apenas o bar preto contrasta com os tons vermelhos e alaranjados. Estes tons proporcionam um ambiente caloroso e acolhedor. Os bancos de metal trazem uma nota mais fria ao mobiliário. 

Quem sabe se este espaço não existe num futuro não muito distante…

8. Um bar que respira

Quando a cozinha é espaçosa e luminosa, tudo à volta respira…  Um bar pode, em certos casos, reduzir o espaço disponível para circular na cozinha. Porém, quando o espaço é amplo, o bar torna-se um elemento decorativo e também funcional, adquirindo presença e um protagonismo especial. Nomeadamente, quando a cozinha é aberta ao exterior e a luz natural entra em abundância. Neste caso todo o espaço da cozinha transmite amplitude. 

9. Um bar cobiçado pelos melhores chefs

O mármore domina esta elegante cozinha de um apartamento parisiense. Este material apresenta-se como um paradigma da nobreza e de elegância, e o bar, construído inteiramente neste material antigo, converte-se na principal jóia deste espaço maravilhoso. Os bancos dourados brilham e resplandecem, como se fossem um material de muitos quilates. 

Neste maravilhoso bar já há seis comensais que aguardam as maravilhas do chef de cozinha!

10. A ilha bar

Os bares de cozinha adaptam, por vezes, a forma de ilha, por estarem centrados na cozinha. Estes podem ser um espaço de jantar, mas também uma superfície de trabalho. As duas funções podem resultar simultaneamente. Enquanto a mamã e o papá preparam a refeição, os pequenos podem concluir os seus trabalhos de casa. É uma forma excelente de manter a família unida. 

Estas são algumas ideias de bar, se quiser descobrir mais, veja este livro de ideias:

6 cozinhas tipo bar para uma casa espectacular.

Alguma vez pensou em instalar um bar na sua cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!