Corredores e halls de entrada  por Iluminarq

Inspirações para o telhado: 6 ideias fantásticas!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

O telhado de uma casa unifamiliar é, uma parte dos elementos construtivos que envolve e resguarde a habitação, uma peça de design que define uma verdadeira arte. 

Neste livro de ideias, propomos uma visita guiada, de seis tipos e modelos de telhados diferentes. São criações muito originais e que espelham o bom trabalho dos nossos especialistas da arquitetura. Vamos lá começar!

1. Revestimento com telhas e ripas

Casas modernas por Revah Arqs
Revah Arqs

Pergola de terraza principal

Revah Arqs

Neste caso optaram por usar uns revestimentos tradicionais, tal como a telha e a madeira. O projeto desta casa foi desenhado apenas num telhado de uma água, num acabamento em telha de cerâmica vermelha. A pérgola horizontal de madeira é suportado por uma estrutura metálica, onde foram desenhados módulos de quatro blocos de ripas de madeira. Cada módulo foi colocado em sentido perpendicular, relativamente ao que está ao lado, criando um belo jogo de luz e sombras. 

2. Toldo de ripas de madeira

Uma solução de revestimento poderá passar por este exemplo, se assim o quiser. Aqui criaram uma estrutura metálica, que carrega ripas de madeira, estas foram colocadas num sentido correto, de modo a permitir a passagem dos raios solares em determinadas horas do dia e para obter sombra noutras. Uma situação que pode variar mediante o sentido do sol – amanhecer e pôr-do-sol. Com este telhado é como ter uns estores para o céu. 

Se quiser descobrir mais inspirações sobre pérgolas, veja este livro de ideias super inspirador: 

Pátios e terraços: 9 pérgolas fantásticas

3. Revestimento com betão branco

Aqui podemos ver um design muito original, na medida em que foi colocado uma cobertura muito original para o telhado desta casa. Optaram por apostar num revestimento em laje de betão branco, num design muito irreverente e singular. O telhado deste espaço vem descendo até ao chão, numa ligeira curva, recebendo no meio, uma árvore, onde foi deixado um espaço aberto para o efeito. 

No acabamento optaram por criar umas linhas horizontais, criando uma textura rugosa.

4. Revestimento de bambu

Neste exemplo, vemos uma cobertura em bambu, que é suportado por vigas de madeira verticais e pequenas horizontais. Por cima das vigas foram colocadas vários painéis de bambu, que irão proteger do sol intenso, enquanto irão saborear uma deliciosa refeição. Este revestimento permite alguma entrada de luz ao mesmo tempo que cria sombra. Além de ser uma solução amiga do ambiente e de estilo rústico. 

5. Revestimento com pedras

Este telhado tem dupla função, por um lado temos a sua função inicial de cobertura, por outro obtemos um delicado jardim de pedras, de dois tamanhos diferentes. Ambas as áreas foram protegidas por uma cobertura metálica, para receber as pedras. Com esta solução cria-se mais espaço para desfrutar do exterior e ter algumas plantas verdes. 

6. Revestimento em vidro

Adoramos esta proposta de telhado, tanto protege, como também permite a passagem da luz solar. E não é só! Graças à transparência do material, pode contemplar as estrelas e a lua à noite. Um verdadeiro luxo! 

Por outro lado, a luz recebida permite abranger os vários espaços da casa. Sem dúvida, que há espaços em casa, que ao cobrir por um material transparente, como o vidro, consegue obter novas possibilidades e novas sensações. Experimente!

Qual destas 6 opções gostou mais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!