Antes e depois – penthouse transformada em ninho de conforto

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

O artigo de hoje é mais um dos que sabemos que gosta muito, um antes e depois com resultados espectaculares. Este projecto de remodelação datado de 2014 apelidado de ’Nido’, palavra derivada de nest, que significa ninho em Alemão é da autoria do atelier 3rdskin-architecture composto por Di Dolphi Danninger e Peter Kleyhones. Um apartamento designado por penthouse de estilo pós moderno foi completamente agarrado e transformado num super apartamento onde as necessidades contemporâneas estão todas presentes e onde o objectivo primordial era o conforto patente associado a um ninho de pássaros – lugar onde os mesmos se sentem seguros e protegidos.

Está curioso? Veja as fotografias do antes e do depois das obras…

Antes .. a sala

  por 3rdskin architecture gmbh
3rdskin architecture gmbh

so wurde das projekt übernommen

3rdskin architecture gmbh

Esta penthouse é composta por dois andares e no andar inferior é onde estão presentes todas áreas sociais, como a sala, a cozinha e a casa de banho. No piso superior existe o quarto e uma zona mais reservada e privada que é acessível através de umas escadas que se abrem ou fecham consoante a necessidade e que iremos ver mais tarde. Já este andar é característico pelas suas paredes inclinadas, de águas furtadas.

O espaço antigo tinha potencial mas estava mal aproveitado por isso procedeu-se à remodelação integral do apartamento sem deixar escapar nada.

Antes .. a cozinha

  por 3rdskin architecture gmbh
3rdskin architecture gmbh

so wurde das projekt übernommen

3rdskin architecture gmbh

A cozinha era antiquada e a mistura de materiais parecia ainda consegui-la parecer menor. O granito, o mármore, a madeira de cor clara, a zona do exaustor em azul petróleo e o frigorífico em vermelho retiravam qualquer vontade de cozinhar e de usufruir do espaço.

Depois .. 2 em 1

Depois de uma intervenção forte neste piso inferior o espaço ficou bem mais confortável. O revestimento apesar de continuar a ser em madeira tem uma nova aparência e esta fica-lhe muito melhor. A cozinha aparece ao fundo integrando-se lindamente neste espaço 2 em 1. Os candeeiros de tecto de design – Pipe da Artemide, são engraçados no espaço já que é possível mexer-lhes e alterar-lhes a direcção da luz, são flexíveis. 

Depois .. a cozinha

Nesta perspectiva é mais fácil compreender a cozinha e perceber como se faz para aceder ao piso superior. A cozinha é composta por módulos brancos e os electrodomésticos são embutidos nas paredes principais. Parte do tecto foi revestido também a madeira. Os degraus de ferro pretos podem ser escondidos por baixo do armário quando não são precisos. Tal como a estrutura de degraus superior pode ser simplesmente encolhida.

A luz artificial é um dos principais componentes deste espaço pós remodelação, é amarela e é aplicada delicadamente por baixo dos armários de cozinha, tecto e candeeiros Pipe.

Antes .. a casa de banho

A casa de banho era antiquada, não tinha vida, nem transparecia conforto. O mobiliário sanitário era velho e implorava por uma reforma!

Depois .. a casa de banho

Pessoalmente adoro transformações de casas de banho e de cozinhas.. é por norma onde mais se nota realmente a transformação e a diferente do antes e depois. O mobiliário sanitário teve uma grande evolução com o passar dos anos tal como aconteceu com as cozinhas. Agora a casa de banho é composta por uma boa banheira de formas arredondadas, sanita, bidé (apesar de já não ser usual em muitos Países) e lavatório. A parte melhor é a quantidade de luz natural que entra pela janela de grandes dimensões.

outra perspectiva..

Nesta perspectiva consegue perceber melhor a localização da casa de banho em relação ao espaço e ao piso. Existe uma parede transformada em armário de arrumação que tem embutido um lavatório para uso social. Este fica do lado de fora da casa de banho, não havendo assim necessidade de se entrar se o pretendido for apenas lavar as mãos. A parede que divide a casa de banho do espaço considerado cozinha é em vidro permitindo entrar luz natural para o seu interior.

Antes .. a zona privada

  por 3rdskin architecture gmbh
3rdskin architecture gmbh

das spätere wohnzimmer vor der sanierung

3rdskin architecture gmbh

Esta zona não tinha história. Eram só paredes brancas com vigas à mostra e chão em parquet quadrado de madeira.

Depois

Com a intervenção da equipa alemã o espaço foi devidamente aproveitado com armários de arrumação que eram tão necessários. A desvantagem de as paredes serem inclinadas dificultavam a compra de armários e móveis, já que seria impossível encostá-los à parede. Assim sendo, projectaram armários que aproveitavam a profundidade destes cantos que anteriormente não tinham qualquer tipo de aproveitamento. Estes armários são de linha moderna e de fecho tipo tic-tac evitando assim a colocação de puxadores e maçanetas. 

A vista do piso superior para o inferior

Escritórios e Espaços de trabalho  por 3rdskin architecture gmbh
3rdskin architecture gmbh

blick von der schlafebene zur arbeitsebene

3rdskin architecture gmbh

Se estiver no inicio da escada no piso superior a vista que tem do apartamento é a da imagem. Consegue visualizar parte da cozinha, parte da casa de banho e ainda um bocadinho do terraço. Aproveitando ao máximo e luz natural de todo o espaço, construiu-se uma espécie de aquário em vidro que permite limitar uma zona sem o auxilio de paredes opacas, deixando entrar luz e visualizar todo o espaço.

Se gostou deste projecto experimente ver estes dois:

Antes e depois – Palacete Secular

Antes e depois – Apartamento em Londres

Gostou deste exemplo de antes e depois? Qual o seu favorito até à data?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!