Casas minimalistas: designs de sonho

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Vivemos na era do minimalismo, é um feito arquitectónico do século XX, e mais do que isso é um estilo de vida que tem conquistado muitos de nós. 

Mas afinal o que é o estilo minimalista, a decoração minimalista ou até as casas minimalistas? 

Nós explicamos neste artigo, até para percebermos um pouco mais e ver as seguintes inspirações, com outra visão. 

Ora bem, o estilo minimalismo é mais económico e simplificado, é ainda bastante convidativo e charmoso, não há forma de ficar indiferente com belas inspirações de casas minimalistas. Sim, de ficar de queixo caído… Neste ambiente, as casas são bastante luminosas e despojadas de confusão, o lema – menos é mais-  neste estilo é para ser levado à letra. A paleta cromática restringe-se essencialmente entre o branco, preto, cinzento, mas também alguns neutros, como o verde, o azul ou o castanho. Relativamente à decoração e ao ambiente, estes devem-se manter clean, simples, linhas direitas conjugadas com formas geométricas, criando assimetrias que funcionam bastante bem. As casas minimalistas têm áreas abertas, grandes, com janelas imensas, tendo como principal objetivo, a claridade, muita luminosidade. A arquitetura destas habitações é reta, de linhas estreitas, com planos perpendiculares. Os materiais utilizados são, de forma geral, o vidro, inox, cromado, madeira, mármore, espelho e granito. 

Depois destas curiosidades deveras interessantes, podemos dar entrada a dez sumptuosas casas minimalistas. Escolha aquela que poderá servir de inspiração para a sua futura obra! 

A neve, a casa e a beleza

É nesta estação de inverno que estamos prestes a entrar, certo? Então aqui está uma bela fotografia de uma casa minimalista, com o encanto invernal, mesmo coberta de um manto branco, a sua beleza manteve-se, tornou-a talvez com um charme especial, em que o branco imaculado da neve deixou sobressair ainda mais as suas características mínimas. Uma casa com arquitetura original, dois blocos perpendiculares, com dois tons distinhos, mas onde o vidro predomina e deixa entrar para dentro de casa toda esta magia de inverno. 

Casa ecológica

Porque uma casa minimalista não é necessariamente criada de raiz, com grandes fundações e largos meses de obra, pois pode ser minimalista e ecológica, sabia? Gosta da ideia de ser amiga do ambiente? A nós agrada-nos e muito! Esta foi construída em 2007, pelo Atelier Português Artspazios, uma obra imponente e robusta, que se enquadra dentro da arquitetura de casas minimalistas.  Usaram a madeira e a pedra, materiais fundamentais tanto pelo respeito do meio ambiente, como pela construção da simplicidade das linhas. A solução de uma casa minimialista pode passar por uma ideia de uma casa pré-fabricada, o que acha?

O sonho pode começar aqui…

Um projeto assinado pela empresa Start Haus, na Rússia. É do Norte da Europa que vos trazemos esta maravilhosa casa minimalista, em que que conjugaram diferentes matérias primas e uma delas amiga do ambiente, como a madeira, presente nos rebordos de todas as imensas janelas, bem como no toldo em frente de casa, que dá uma certa continuidade ao design. Todas as fachadas da casa foram revestidas com placas de pedra de cor cinzenta. Existe um ambiente bastante harmonioso nesta casa minimalista, tanto pela cor da fachada, a presença da madeira e o verde de todo o jardim.

Casa com piscina: o top!

Casa S. Roque: Casas minimalistas por Urban Core
Urban Core

Casa S. Roque

Urban Core

É aqui que quer ficar? É esta casa com piscina a – sua casa minimalista de sonho? Pois bem nos parecia que sim, por isso, partilhamos mais um sonho com os nossos leitores. Esta habitação tem assinatura de um arquiteto português – Bruno Marques

A casa é constituída por um total de 600m2, bastante espaçosa, com áreas volumosas. Dividida por vários espaços, pelos dois andares. As janelas ocupam grande parte das fachadas, criando imensos pontos de luz em toda a casa. Como podemos espreitar pela janela, a decoração e a mobília é mesmo mínima, deixando as áreas espaçosas. Os jardins das casas minimalistas são também despojados de flores ou decorações, geralmente existe a relva e pouco mais. A piscina, pois esta… é a cereja no topo do bolo. Cria uma vista fabulosa a partir das imensas janelas de casa.

All black

Casas minimalistas por C95 ARCHITEKTEN
C95 ARCHITEKTEN

Privathaus bei Berlin

C95 ARCHITEKTEN

O audacioso projeto do atelier C95 Architekten leva-nos a querer conhecer o seu todo, já que o seu exterior cativa e impressiona, e de facto a visita promete. Toda esta casa minimalista foi revestida por madeira preta, um relacionamento interessante com a restante natureza, onde a casa está inserida. Linhas arquitectónicas e uma cor que surpreende, um contraste interessante com o verde da área do jardim. Uma casa surpreendente e um jardim convidativo, tanto pela sua área, como pelo seu espaço liberto de qualquer detalhe, que neste caso poderia ser too much

WOW!

Casas minimalistas por Eldridge London
Eldridge London

Glazed facades and balconies to cemetery elevations

Eldridge London

O que nos tem a dizer? É que nós perdemos a fala, aliás a escrita…  

Sim uma casa minimalista também é este estrondoso exemplo, convidamo-lo a espreitar todo o seu interior, merece mesmo uma visita, uma decoração que também segue o estilo minimalista. Quando a casa é minimalista, o seu interior também irá corresponder aos critérios simples, despojados de muita decoração ou mobiliário Sempre clean… sempre! 

Nesta casa, independentemente da peça onde possamos entrar iremos sempre ter uma vista de sonhar… UFA!

A casa móvel

Vista Exterior: Casas minimalistas por Plano Humano Arquitectos

Uma casa móvel e esta hein? Surpreendemos neste artigo de casas minimalistas! Uma casa móvel pensada para duas pessoas, nada falta neste pequeno cúbico – conforto, qualidade e estética. Um kit que pode ser montado/construído tal como vê, pode ser a sua casa temporária, de férias ou uma ideia para turismo rural. Uma casa minimalista que pode ver vida em qualquer parte do mundo, os empresários portugueses comercializam para qualquer continente. Diga-lhe qual é o país! 

Um cenário idealítico

Casas minimalistas por ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT
ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

Дом в поселке Брюховичи

ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

É grande, espaçosa, soberba e é uma casa minimalista, que nos conquistou pelas suas linhas e arquitetura original. Apreciamos tanto esta casa, que tínhamos de a partilhar convosco, neste artigo, onde se podem apreciar casas fabulosas, todas elas de sonhar e de encantar. Mais uma vez, a cor branca, a madeira e o vidro caracterizam uma casa minimalista. Mas nenhuma é igual… o trabalho, a minuciosidade, a originalidade, o estilo de cada arquiteto torna a casa num obra própria e arrojada. É claro que se a quiser de raiz pode dar todas as suas ideias e imagens ao profissional e a partir daí construirão a sua própria casa minimalista, ao seu gosto e dentro do seus ideais. 

O passado e o futuro

Uma casa minimalista localizada num bairro periférico da cidade da Guarda levou os arquitetos a terem em consideração algumas questões de espaço e de arquitetura, uma vez que esta tinha uma área restrita e tinha de se fundir com a casa do passado, bem como com o resto do bairro. Um desafio mais que superado, o resultado final é arrebatador e dá-nos a certeza que é possível ter a tal casa minimalista mesmo no meio de uma cidade, um local inesperado, mas que precisa de toda a vitalidade e a força do futuro!

Luz e mais Luz – o branco ajuda

Concluímos a visita, com uma espreitadela de como é uma casa minimalista no seu interior…

O interior de uma casa minimalista é isto… É soberbo, não é? Tudo muito limpo, nada atrapalha, é bastante claro, impressiona-nos com pouco mobiliário. Os móveis quase se fundem com toda a casa, toda a cozinha é bastante reta, simples, não há puxadores ou extravagâncias. A decoração existe, mas é mínima também. Importava-se de cozinhar numa casa assim? Nós podíamos começar JÁ!

Não se esqueça se quiser uma casa repleta de luz, em que os raios de sol refletem em cada canto, móvel, parede ou chão, tem de apostar no branco. É a cor ideal para criar um cenário tão luminoso como este, que vemos nesta sumptuosa cozinha minimalista.

Qual destas casas de sonho (minimalistas) poderia ser sua? Diga-nos qual é! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!