Casas móveis, 10 ideias sempre a mexer

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Construir uma casa demora tempo e é caro! Mas comprar uma já construída não melhora a situação, pois os preços são proibitivos para muitas famílias nos dias que correm. Por outro lado cada vez mais se exige mobilidade às pessoas, para poderem corresponder às necessidades do trabalho, ou da falta dele. E vamos ser honestos, uma casa pode ser algo que atrapalha na hora da mudança. É difícil vender e complicado alugar.

Mas já há soluções e nós trazemos as ideias!

Não são autocaravanas… Têm mais espaço, mais detalhes, enfim um conceito diferente. Mas também não são as casas que estamos habituados a ver. Não têm fundações e podem ser transportadas de um local para outro, se houver necessidade. São as casas móveis! Um conceito ainda pouco divulgado no nosso país, mas que começa a ganhar adeptos.

São pré fabricadas e normalmente vêm já totalmente prontas a mobilar e decorar. Mas se desejar também pode ter uma palavra a dizer, pois em muitas empresas que produzem estas casas há a possibilidade do comprador escolher a disposição e as dimensões dos compartimentos. Algumas têm meios próprios de deslocação mas a maior parte necessita de um reboque para o efeito.

Hoje trazemos dez conceitos diferentes de casas móveis, lindas e praticas, que podem bem tornar o seu sonho de comprar casa em realidade. Espreite e escolha a sua futura moradia, para estar sempre a mexer!

Um condomínio de sonho

Esta casa faz parte de um condomínio muito especial localizado perto de Londres, chamado The Edge. Ali todas as casas são préfabricadas e transportáveis, mas foram colocadas de forma criar uma espécie de oásis de bom gosto, em pleno campo inglês.

As casas são construídas usando uma estrutura de aço que sustenta painéis de madeira e isolante. Esta forma de construção permite grande flexibilidade na disposição e dimensões dos compartimentos interiores, mas é também o que permite que tenha a resistência necessária a uma eventual relocalização. As janelas, grandes, vão do chão ao teto e permitem uma interação única com o meio ambiente envolvente. Bonitas e ambientalmente sustentáveis!

A casa portátil ÁPH80

Casas pré-fabricadas  por ÁBATON Arquitectura
ÁBATON Arquitectura

CASA TRANSPORTABLE ÁPH80

ÁBATON Arquitectura

Esta proposta chama-se Casa Portátil ÁPH80, e o número 80 representa área interior da casa. Acha pequena? Nós também. Mas por vezes não é preciso muito para sermos felizes! E depois, imagine as possibilidades de ter uma casa destas… Imagine levar o seu lar para onde for trabalhar. A estrutura é feita de madeira e o exterior revestido de cimento, e por isso bem isolada, mas ventilada. A ideia chega-nos da vizinha Espanha e permite a construção em oito semanas e a instalação em um dia. Quer casa mais rápida?

Um projeto nacional

Vista Exterior: Casas minimalistas por Plano Humano Arquitectos

Este projeto é da autoria da ’Plano Humano Arquitectos’, de Lisboa e não é bem concebido para ser uma casa móvel, embora pela sua simplicidade de montagem, tecnicamente possa ser movida. Aqui o desafio foi conceber uma unidade habitacional de custo controlado, sem desprestigio do conforto, qualidade e estética. O conceito propõe a venda sob a forma de kit, fazendo diminuir os custos de transporte e permitindo aos proprietários finalizarem a casa a seu gosto. Não necessita de fundações e pode ser assente em estacas de madeira, o que a tora excelente para habitação temporária.

A estrutura estabelecida é a de caixa compacta, com uma grande sala de estar, uma pequena cozinha e um wc de apoio. A sala é separável por painéis removíveis, que podem ser fechados e portanto facilitar a criação de duas áreas com diferentes níveis de privacidade.

Que tal como casinha de férias?

Uma casa do tamanho de um quarto

Casas  por Tengbom
Tengbom

10 Smart SQM

Tengbom

É a sério, não estamos a brincar! Esta ideia que nos chega do Reino Unido é absolutamente inovadora. A área total desta casa (sim é mesmo uma casa) é de 10 metros quadrados! Mais pequena do que a maior parte dos quartos, mas com todo o conforto necessário, estas pequenas unidades oferecem uma belíssima área para dormir, uma cozinha, banheiro e até mesmo um pequeno jardim completado com pátio.

Embora pareçam ter saído de um sonho estas soluções são muito reais, e mais do que isso, são atraentes, confortáveis e oferecem espaço utilizável nas nossas cidades sobrelotadas.

Inacreditável!

Uma casa futurista, versão transportável

Casas modernas por Wohnwagon
Wohnwagon

Der Wohnwagon im Grünen

Wohnwagon

Não é propriamente a casa de sonho para todos, mas o conceito por detrás desta casa móvel é de uma utilidade inegável. Aquando da sua idealização os designers alemães da Wohnwagon colocaram a si próprios algumas questões: – De quanto espaço precisamos para viver? Que aspeto gostaríamos que esse espaço tivesse? e Onde seria?’ A resposta é o que vemos na foto. Uma casa que permite o regresso à natureza, sem amarras e despojada de luxos, mas não de conforto ou de estilo. Munida de painéis solares é praticamente autossuficiente em termos energético e é ambientalmente sustentável devido ao cuidado na escolha dos materiais. O interior parece o de uma qualquer vivenda e não o de algo que se pode colocar num parque de estacionamento. Uma solução inteligente e ecológica.

Um ideia campestre

Garagens e arrecadações modernas por Downland Shepherd Huts
Downland Shepherd Huts

Downland Shepherd Hut

Downland Shepherd Huts

Esta solução não é bem uma casa móvel na sua total acepção, mas sim compartimento móveis que se podem colocar como extra a outros espaços. São cabanas móveis!

Estas encantadoras cabanas têm sido utilizadas noas capos de Inglaterra, desde o século 19. Originalmente eram usadas por pastores, para viver junto às ovelhas em alturas importantes da produção. Serviam de cozinha, sala de jantar, quarto, sala de estar e sala de armazenamento, tudo em um. Ou seja uma espécie primitiva de caravanas. Hoje, no entanto, empresas como a Downland Pastor Huts estão a produzir cabanas dos pastores modernas para uma série de finalidades: -um retiro, um escritório do jardim, sala de jardim, estúdio, quarto ou jardim. Ou seja um espaço extra que pode colocar onde lhe apetecer!

Movem-se sobre as águas

Outro projeto formidável! Movem-se sobre a água, mas não são apenas barcos, são os barcos casa! Se mora perto do mar, ou de um rio largo, esta pode ser a sua casa. Ou pelo menos a sua casa de férias… Em Portugal não são nada comuns, mas na Alemanha há várias, normalmente para alugar. São verdadeiras moradias a flutuar, com interiores bonitos e cuidados. Um luxo é verdade… mas sonhar ainda não paga imposto.

Espaços ao cubo

Jardim  por Tabary Le Lay
Tabary Le Lay

Un CUBE dans mon jardin

Tabary Le Lay

Tal como no caso das cabanas móveis estes espaços não são casas, mas sim extras às casas. Precisa de um escritório extra? Tem filhos e eles fazem tanto barulho que não deixam trabalhar? Vai ter mais gente em casa e vai ter de prescindir do seu escritório? Então pense nesta opção! Cubos simples de aço e madeira com rodas e que se podem colocar em qualquer lado para conseguir esse espaço extra de que necessita. E depois transforme à medida das suas necessidades! Em última análise pode empilhar vários e mudar-se para lá.

Casas móveis portuguesas de excelência

KITUR ESTOI: Casas campestres por KITUR
KITUR

KITUR ESTOI

KITUR

Apresentamos um exemplo fantástico de uma casa móvel de design e concepção totalmente portugueses! A Kitur, de Águeda é a responsável pela criação e construção desta casa modular e móvel (sim, móvel!) que vemos na imagem.

Estas casas são fabricadas em módulos e vêm totalmente prontas a usar, e como são totalmente transportáveis permitem uma mudança rápida de morada, se for necessário. São construídas em materiais resistentes ao fogo e à água, e de maneira a resistir às condições adversas do transporte, bem como às piores condições meteorológicas.

Uma ideia aqui tão perto, mas que lhe permite viajar para longe sempre que precisar!

Um palácio sobre rodas

Casas ecléticas por Living Big in a Tiny House
Living Big in a Tiny House

Transforming Castle Truck

Living Big in a Tiny House

Por último trazemos este míni palácio sobre rodas. Pode considerar a ideia demasiado arrojada para si, mas confesse, tem muita graça! Tem de tudo: – sala de estar, cozinha, casa de banho, um alpendre e até um terraço, cujo telhado baixa e levanta conforme as necessidades. O telhado do alpendre é feito com painéis solares, fundamentais à máxima autonomia energética. É toda feita de madeira e metal, com acabamentos rústicos. Uma casa delirante com um toque de conto de fadas em miniatura, para uma princesa que não gosta de amarras ao castelo!

Agora apetece-lhe pôr rodas à vivenda? O céu é o limite, mas não se esqueça de nós nas suas viagens! Deixe-nos a sua opinião na caixa de mensagens
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!