Qual o melhor design de escadas para a sua casa?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A sua casa tem dois pisos ou mais, logo tem que construir escadas. Elas devem ser funcionais, mas não nos esqueçamos da componente estética para que aquele grande volume surja naturalmente no espaço. Quando tiver que escolher as suas escadas deve considerar aquilo para que elas lhe vão servir, inserindo-as correctamente na área em que precisa delas de forma a que permitam uma circulação prática entre os pisos que vão ligar.

Existem vários tipos de escadarias pelos quais pode optar de acordo com a casa que tem e com o ambiente que pretende criar, assim como uma miríade de materiais. Estude bem a estrutura da casa e o que pretende fazer para ter a certeza de que faz a escolha correcta.

Hoje, deixamos-lhe algumas dicas sobre escadas e materiais para que, ao decidir, tenha em conta a devia informação. 

Escadas em espiral

A escada em espiral é a escada perfeita para o aproveitamento de espaços pois é construída em torno de um eixo vertical, podendo assumir várias configurações. São, por isso, uma peça extremamente eficiente no que a espaço diz respeito, ocupando apenas o respeitante ao seu diâmetro, que deve ser bem calculado de forma a que a circulação se faça com menores dificuldades. 

A maioria das escadas em espiral que vemos no mercado são construídas em aço por este ser um material mais fácil de moldar no formato desejado, mas é possível vê-las numa vasta variedade de materiais, como é o caso deste projecto dos italianos da Padi Costruzioni feito em madeira e betão. De forma ousada e até divertida, este é um tipo de escada que encaixa perfeitamente em qualquer tipo de decoração, acrescentando-lhe um toque de irreverência. Sendo o projecto ideal para casas de espaços reduzidos é, ainda assim, um tipo de escada que, quando bem projectada e construída, pode ser confortável e esteticamente muito interessante. 

Porém, uma vez que é necessário efectuar dois movimentos distintos na sua utilização, o movimento normal de subida ou descida e o movimento de contorção do corpo para acompanhar o formato da escada, acaba por se tornar mais perigosa em termos de equilíbrio – principalmente para idosos e crianças – tendo, por isso, a sua grande desvantagem na circulação. Outra coisa que deve ter em conta é que se esta escada for o único acesso a um determinado piso, então o transporte de volumes maiores como móveis e electrodomésticos terá que ser feito pela parte de fora da casa e pelas janelas, uma vez aqui o espaço de circulação da escada não permite a sua passagem. 

O vão das escadas

PROJECTO 3: Corredores e halls de entrada  por Grupo HC
Grupo HC

PROJECTO 3

Grupo HC

Nestas escadas, há vários elementos de destaque. O que nos chama logo a atenção é o corrimão em vidro que reflecte as luzes do espaço, tornando-o mais brilhante e moderno. Em áreas pequenas, esta solução funciona particularmente bem por ser leve e dar uma sensação de amplitude. Sob as escadas, existe uma espécie de jardim feito com a adição de pequenas árvores, lanternas com velas e pedras brancas a revestir o chão. Esta é uma forma original e de fácil manutenção para aproveitar o espaço por baixo do vão das escadas e inserir em casa um pequeno recorte de natureza que nos faça aproximar dela.

Escadas de loft

Corredores e halls de entrada  por Marion Rocher
Marion Rocher

Vue d'ensemble

Marion Rocher

Qualquer que seja o seu projecto e o tamanho da sua casa, as escadas devem garantir sempre funcionalidade, conforto e segurança a quem as usa. Ao mesmo tempo, e para que esteticamente sejam agradáveis, devem estar em harmonia com o estilo de casa e da decoração, facilitando sempre ao máximo a circulação e o bem estar dentro do espaço. Quando falamos em lofts sabemos automaticamente que nos estamos a referir a espaços reduzidos e a um exercício de máximo aproveitamento e rentabilização. Por isso, e para que as escadas encaixem no projecto e cumpram um papel comum inerente a todos os elementos dentro da casa, devem, também elas, contribuir para a optimização das áreas. Devem, por isso, ser pensadas e projectadas de forma a que seja possível o seu aproveitamento para outras funções, contribuindo assim para que não existam espaços mortos. No caso que aqui lhe mostramos, vemos uma escada suspensa cujo vão é aproveitado como armário de arrumos e mesa de televisão. O facto de a escada ser suspensa faz com que o espaço de chão que ela ocuparia fique, assim, desocupado para outras funções que contribuam para a funcionalidade da casa e até para uma melhor circulação.

Usar carpetes nas escadas

Corredores e halls de entrada  por Roger Oates Design
Roger Oates Design

Fitzroy Black

Roger Oates Design

Existem várias formas de tornar as nossas escadas mais bonitas e de as aproximar mais da decoração, mas sem dúvida que uma das mais clássicas é a utilização de uma carpete. A utilização da carpete nos degraus da escada prende-se normalmente com dois factores, o decorativo e o de preservação do material da escada. Assim sendo, ao mesmo tempo que esta a dar um toque de cor, textura e aconchego aos seus degraus e a um espaço tão importante de passagem, está a garantir que quem lá passa não pisa directamente o solo mas sim o fofo e confortável tecido da carpete. Tudo isto traz vantagens para a escada que assim se vê preservada de de agressões e de desgastes, podendo a carpete servir também para disfarçar esse desgaste caso já exista. Uma coisa importante é que coloque a carpete de forma correcta e que esta fique bem esticada e presa às escadas de forma a evitar acidentes.

Combinar os corrimões é importante?

A colocação de corrimões nas escadas, sendo essencial para a segurança da sua utilização, é apenas obrigatório para um projecto de espaço público e não para um privado. Seja como for, a segurança é um dos elementos fundamentais na sua casa. Qualquer um de nós gosta de circular pela casa no dia-a-dia consciente de que o faz em conforto e segurança. O corrimão na escada pode ser um elemento bem explorado para lhe dar alguma dinâmica e irreverência. 

Dependendo do tipo de escada que tem em casa, o seu corrimão pode existir só de um dos lados estando a segurança do outro garantida pela parede ou outro elemento ou, existindo dos dois lados, não necessita de ser construído de forma igual. Pode seguir como referência a imagem que lhe apresentamos para perceber como é possível criar um projecto moderno e elegante sem fugir aos pormenores que nos garantem a segurança. A estrutura de vidro criada de um dos lados da escada garante um toque de sofisticação e elegância e ao mesmo tempo não rouba protagonismo à escada deixando, pelas suas características materiais, que esta seja perfeitamente visível.

O que deve sempre ter em conta é que o corrimão é um elemento que tem como função garantir a segurança de quem utiliza as escadas e, por isso mesmo, seja qual for a forma que decida escolher para sua casa é necessário que ele esteja bem construído e preso e que, no caso de existir dos dois lados, seja proporcional no tamanho e na distância a que se encontra do centro das escadas. 

Escadas em vidro

As escadas em vidro são uma solução interessante para uma casa de design moderno ou minimalista. Pelas características do material são um elemento que vai aproveitar ao máximo a luz do espaço para sobressair e tornar o ambiente mais brilhante e luminoso. Criadas habitualmente a partir da sobreposição de placas de vidro laminado e temperado as escadas de vidro são, pelo preço que podem custar, um elemento de luxo para acrescentar à sua casa. Esta é uma solução diferenciadora no ambiente arquitectónico que, através da sua transparência, resistência e leveza confere elegância e sofisticação ao espaço em que se encontra. 

Escadas clássicas de carvalho

OPORTO LOFT - ART HOTEL | OPORTO | PORTUGAL: Corredores e halls de entrada  por Bastos & Cabral - Arquitectos, Lda. | 2B&C
Bastos & Cabral – Arquitectos, Lda. | 2B&C

OPORTO LOFT – ART HOTEL | OPORTO | PORTUGAL

Bastos & Cabral - Arquitectos, Lda. | 2B&C

A escada em carvalho é o tipo de escada que habitualmente vemos em qualquer edifício antigo ou clássico. Marcada pelo ar imponente das madeiras e pela forma soberba como são trabalhadas é um elemento que inspira resistência e que, em simultâneo, nos transmite a ideia do passar do tempo e dos nossos antepassados. Estamos perante um tipo de madeira dura, compacta, pesada e resistente à humidade, fungos ou decomposição. É uma madeira fácil de trabalhar e de moldar e que depois de polida e tratada apresenta acabamentos perfeitos. Pela sua resistência aos vários factores externos e pela sua durabilidade é perfeitamente normal hoje em dia encontrarmos este tipo de escada em edifícios antigos em perfeito estado de conservação e, por conseguinte, utilização. Se procura criar um ambiente clássico na sua casa, as escadas de carvalho serão certamente uma solução adequada pelo estilo, pelo conforto e pela qualidade da matéria. 

Escadas em madeira

Casa em S. Pedro do Estoril: Corredores e halls de entrada  por Ricardo Moreno Arquitectos
Ricardo Moreno Arquitectos

Casa em S. Pedro do Estoril

Ricardo Moreno Arquitectos

As escadas do interior de sua casa podem ser construídas em diversos materiais sendo a madeira o mais convencional. Isto acontece pelas várias características que o material apresenta a todos os níveis. Ao construir as suas escadas, pode escolher a madeira de entre uma enorme variedade de qualidades, mas deve ter sempre em conta que as escadas serão um local de passagem e que por isso deve optar pelas madeiras que mais se adequam à função e que maior resistência e durabilidade apresentam. 

A madeira é um material que encaixa na perfeição em qualquer tipo de ambiente e decoração e seja a sua casa tipicamente moderna, minimalista ou rústica, pode contar com a madeira para lhe dar um sentido de aconchego, de conforto e de elegância. A madeira é um material de grande versatilidade e por isso mesmo tão apreciado na hora de equipar e decorar a casa. Tratada, polida ou em bruto é sempre um elemento esteticamente agradável e que eleva a decoração.  

Descubra as escadas ideais para sua casa

A melhor forma de chegar à escada ideal para a sua casa é reunir o máximo de informação possível sobre o espaço e aquilo que para ele deseja. Vai, por isso, ter que perceber o espaço da sua casa e a partir dele estudar qual o melhor tipo de escada a usar, qual o tamanho e o número de degraus que vai necessitar, qual o estilo de escada que vai encaixar melhor no ambiente, qual o material a usar e qual o seu orçamento. 

O projecto de criação de uma escada vai ser desenvolvido sempre em função do espaço da sua casa e da função que a escada irá ter. Descoberta a melhor forma de aproveitamento de espaço, há uma infinidade de modelos de escada, assim como de materiais, que podem encaixar no que pretende. Escolha o modelo correcto e o material que melhor responde às suas necessidades. Pode também decorar as escadas usando elementos que a tornem parte da decoração, mas não se esqueça que além do aspecto decorativo, é muito importante que tenha em conta a segurança do modelo de escada e do material que escolheu. As escadas sem corrimão ou em espiral são modelos mais perigosos para quem tem por exemplo crianças ou idosos em casa pois dificultam o equilibrio na descida e subida dos degraus. Deve, assim, ter em conta os factores de segurança, conforto, estética e funcionalidade antes de optar por uma determinada escada, pois acredite que todos eles serão importantes para uma escolha final acertada e ajustada ao seu dia-a-dia. 

Usar barreiras de escadas para bebés e animais de estimação

Corredores e halls de entrada  por 3deko

Se tem crianças pequenas em casa, as escadas serão sempre uma preocupação e é normal que viva em sobressalto para garantir que os mais pequenos não as utilizem de uma forma para a qual ainda não estão preparados. Para que isto não seja mais uma preocupação da sua vida, a utilização das barreiras de escada em estilo portão são uma solução muito eficaz. Colocadas no topo e no fundo das escadas as barreiras impedem que as crianças as ultrapassem e que por isso passem da sua zona de conforto para uma zona de perigo. Este sistema funciona também com a mesma eficácia para o caso de ter animais de estimação e lhes querer impedir o acesso a determinados espaços da casa. Estas barreiras servirão então como uma fronteira entre o espaço permitido e o espaço proibido, impondo os limites entre o que é possível ou não fazer. Na hora de acrescentar estas barreiras, faça-o de forma a que também elas sejam parte integrante da decoração e de forma a que se mantenham ligadas ao espaço da escada como se delas fizessem parte. Se decidir acrescentar barreiras às suas escadas por causa das crianças pequenas que tem em casa então pense que elas não serão pequenas para sempre e por isso opte por uma solução que seja fácil de colocar e de retirar sempre que necessário. Se não quiser colocar um portão, pode colocar dois falsos degraus completamente removíveis para o acesso às escadas ficar mais alto e o seu filho não conseguir aceder por ser alto.

Qual destes tipos de escadas interiores escolheria para sua casa? Deixe o seu feedback na caixa de comentários por baixo deste artigo. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!