por Manuel Monroy, arquitecto

A maravilhosa casa de telhado até ao chão

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Aos amantes da arquitectura rústica, um aviso: esta experiência pode ser arrebatadora! Conheça uma casa que enaltece o conceito de arquitectura rústica em madeira, pedra, vidro, inteligência e muito bom gosto.

Assinada pelo arquitecto espanhol Manuel Monroy, com seu escritório sediado em Becerril de la Sierra, Espanha, a casa faz suspirar até mesmo os mais avisados, pois é composta com elegância nas formas e detalhes. Para atingir este resultado, o terreno e as condições naturais do espaço foram estudados de forma que se obtivesse o melhor resultado dentro da paisagem, aproveitando todos os seus méritos.  E por dentro, interiores aconchegantes, deliciosos e inspiradores! Certamente um modelo de casa perfeita, que com certeza passará a povoar os seus sonhos. Não há como não se apaixonar por esta arquitectura espectacular com um pé na natureza e na ecologia. 

Então vamos conhecê-la!

Portões do paraíso

Antes de entrar nos limites desta belíssima habitação espanhola, o conceito já se faz completamente presente de forma elegante e imponente. A casa por trás da parede em pedra fala por si mesma. Uma arquitectura com conceito pautado nos materiais naturais e que se equilibra com a paisagem exuberante, não só apropriando-se  dela, como também somando beleza com transformação e cuidado.

Ficamos estonteados! Pois a sua beleza incomum é tanto arrebatadora como integrada na paisagem, ou não fossem, as suas linhas horizontais fazendo crescer a visão.

Telhado até o chão

O desenho do seu telhado é incomum e é composto por madeira, por paredes estruturais em pedras naturais, formando a base e protegendo a madeira da humidade do solo. O telhado de madeira estende-se até ao chão, quase tocando na relva, de forma a conseguir um desenho de sombra bem calculado, que causa na residência um efeito de óptimo resultado térmico.

Fachada posterior

Na fachada aposta, as montanhas verdejantes formam uma composição que nos lembra um belo quadro. Esta façanha foi possível graças ao respeito à natureza, onde a arquitectura não procura chocar nem se pronunciar em exagero. Invés disso, integra-se, trabalha materiais semelhantes com cores semelhantes ao entorno, além de manter uma horizontalidade respeitosa. Todos estes detalhes juntos formam com delicadeza um arranjo que é uma verdadeira obra de arte, transcendendo a arquitectura!

Vidro e transparência

Seguindo um pressuposto moderno e repleto de luz, a transparência faz-se presente em extensos panos de vidro que mostram a importância da delicadeza para uma arquitectura excepcional. Este projecto mostra claramente o quanto as obras em madeira podem ser ecológicas, integradas e muitíssimo elegantes!

Detalhe do portão

Aproximando-nos um pouco mais, podemos notar como o portão metálico oxidado forma tão bem uma harmonia com a casa. Percebemos na fotografia anterior que a vegetação do entorno possui estes mesmos tons terra que são totalmente apropriados na construção da paleta de tons e materiais da arquitectura. Inclusive nas floreiras e canteiros!

Interiores rústicos

Como não poderia ser diferente, os interiores desta belíssima casa seguem a premissa da beleza externa: muita qualidade e conforto nos espaços. Com a utilização de revestimentos rústicos, o resultado fica ainda mais bonito, pois o contraste dos tijolos de argila e a madeira com toques de branco e muita luz dão um ar aconchegante e convidativo à casa.

Belíssima sala de estar

Este espaço interno com conforto na medida certa possui dimensões acolhedoras, que não abusam do espaço, mantendo as pessoas próximas o suficiente para conversarem, socializarem e alcançarem tranquilidade. Aqui o piso de madeira e a pedra nos detalhes fazem toda a diferença!

Aproximando-se da pedra

O revestimento rústico é encantador! Pode estar presente em forma de tijolos, pedras naturais, madeira e outros acabamentos. A regra é ser simples. E nessa simplicidade o resultado alcançado, quando encontrado em combinações bem feitas e inteligentes, pode ser arrebatador e maravilhoso. Neste espaço delicado e subtil, a beleza das flores encontra os materiais naturais e nos remetem a um verdadeiro chalé rústico. Só que trata-se na verdade de uma casa incrível!

Visão noturna

Para terminar, vamos nos despedir com uma belíssima visão nocturna desta casa que com certeza deixa muitos estupefactos. Simplicidade rústica, elegância, transparência, naturalidade… Qualidade que apenas os melhores arquitectos conseguem alcançar. E é por isso que reverenciamos este profissional e deixamos o nosso mais profundo elogio. 

Aproveite e fique a saber qual a sua casa de sonho através do nosso pequeno questionário! Aqui!

Deixe-nos a sua opinião sobre este fantástico projecto!
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!