Sala de Estar "Serene Elegance" by Andreia Louraço Design e Interiores: Salas de estar modernas por Andreia Louraço - Designer de Interiores (Contacto: atelier.andreialouraco@gmail.com)

Cortinados perfeitos para a sua casa!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Sem dúvida nenhuma que os cortinados dão um toque único à sua casa! Nenhuma decoração consegue estar devidamente terminada se as janelas estiverem completamente despidas – a menos que essa seja a intenção. De qualquer maneira, as cortinas dão a qualquer espaço um sentimento de conforto que por norma gostamos de ter por perto. Assim sendo, hoje vamos mostrar-lhe diversas soluções para aplicar nas suas janelas, que podem variar nos tecidos, nas cores ou nos comprimentos. Curioso? Então desça um bocadinho no artigo!

Pelo meio da janela

Parede e piso  por Original Features
Original Features

Encaustic Cement Tiles

Original Features

Num estilo super romântico, apresentamos-lhe a nossa primeira solução: cortinados a meio de uma janela comprida. Pode parecer estranho, mas é uma ideia muito fora do comum e que lhe vai fazer poupar um dinheiro! Se está a pensar renovar este pormenor da sua casa, mas nunca o fez, fique com a certeza de que facilmente gastará muitos euros a comprar ou a mandar fazer cortinados. Por isso mesmo, esta solução fica-lhe mais económica para aquelas janelas enormes que tem na sala de estar, no quarto ou na casa de banho!

Fluídos

Janelas e portas mediterrânicas por Designers Guild
Designers Guild

Madhuri Print collection AW14

Designers Guild

Mas se a sua ideia para as janelas compridas e altas é dar-lhes os cortinados que elas pedem, pode apostar em tecidos mais fluídos, que o ajudarão a ter a janela completamente tapada, mas sem ser preciso encher demasiado o espaço (o que aconteceria com tecidos mais pesados e de cores mais escuras). Se quer dar um toque moderno a uma casa de traça antiga,a  solução pode passar por aqui!

Combinados com a parede

Janelas e portas clássicas por WAFFLE Design
WAFFLE Design

Childs Bedroom Curtains on simple track

WAFFLE Design

Uma ideia que assentará muito bem no quarto dos mais pequenos (ou, dependendo dos padrões utilizados, noutras zonas da casa) é a conjugação de um tecido com o papel de parede da divisão. Para criar o efeito dado neste exemplo, o ideal é que consiga encontrar um tecido onde, em relação ao papel de parede, as cores estejam invertidas. Desta maneira, mantém o fio condutor da decoração, criando um destaque para a zona da janela.

Estilo reposteiro

Para os amantes de um estilo mais clássico, não há como fugir de um reposteiro. Se não tem espaço suficiente ou se não tem onde o colocar, que tal criar essa ilusão na janela da sala ou do seu quarto? Utilize uma cortina mais suave e clara, que deixe entrar toda a luz natural, e combine-a com duas cortinas mais grossas e pesadas de lado. Pode amarrá-las com uma tira, para criar o efeito representado nesta imagem ou pode deixá-las caídas.

Sobrepostos

Assim ficariam eles soltos e caídos normalmente. Neste caso, e uma vez que o estilo do quarto é mais moderno que o anterior, foram utilizados cortinados lisos para que não chamassem a atenção para si, roubando-a ao resto do espaço.

Móveis

Janelas e portas modernas por Designers Guild
Designers Guild

Madhuri Print collection AW14

Designers Guild

Se tiver os cortinados aplicados em estruturas móveis, pode utilizá-los de formas mais versáteis: pode facilmente mudá-los de janela ou pode, por exemplo, utilizá-los para dividir zonas de um mesmo espaço- É uma solução mais fora da caixa, mas que funciona de forma surpreendente! Não a deixe de parte se quiser dar um toque diferente à sua casa!

Frisados

Os cortinados frisados encaixam muito bem em qualquer janela, já que pode encolhê-los ou esticá-los mais, conforme a sua preferência. Além disso, facilmente de adaptam a outras janelas, pelo que são uma mais valia!

A combinar com outros elementos

Sala de estar  por Sian Elin
Sian Elin

Cushions

Sian Elin

A última sugestão que lhe deixamos é a de combinar o tecido do cortinado com o tecido utilizado para decorar o resto do espaço, como por exemplo fronhas de almofadas, candeeiros ou estofos de assentos. Das duas uma: ou compra vários metros de tecido já a pensar em todo o projecto ou então aproveita o que sobra das cortinas (depois de cortadas e das bainhas feitas) para completar a decoração!

Qual é que gostou mais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!