Ideias e cores para a sala de estar

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Depois de um dia de trabalho atarefado, procuramos no nosso lar um espaço para relaxar e descansar. As cores para a sala de estar podem fazer a diferença e ajudá-lo a esquecer os problemas do dia, por isso, hoje na homify trazemos-lhe algumas ideias para a decoração para o seu espaço, para torná-lo um lugar perfeito para conviver com a família e recuperar energias. Mas como poderíamos combinar um espaço como este, escolhendo os elementos ideais e as cores que criam um ambiente perfeito e harmonioso? A sala de estar é sem dúvida uma zona privilegiada da habitação. Nesse espaço podemos optar por pintar com uma cor azulada que nos faça lembrar o mar e os dias de verão, ou com um branco mais limpo e reflexo de uma simplicidade estética. 

 Saiba como aproveitar a sua sala e inspire-se com as propostas dos nossos especialistas. Do espaço mais moderno ao minimalista, do rústico, vintage ou retro, desfrute das propostas que encontrará neste artigo e crie um espaço de memórias, com personalidade e originalidade!

Branco de Lisboa

José Adrião é mais um dos casos de sucesso da Arquitectura portuguesa da actualidade.  Situado no gaveto da Rua dos Fanqueiros com a Rua da Conceição, em plena baixa lisboeta, este projecto de reabilitação teve como objectivo, a adaptação e recuperação de um edifício pombalino para uma unidade de apartamentos em regime de aluguer de curta duração. Nesta imagem, foram eliminadas as portas divisórias de cada espaço, permitindo o seu uso de uma forma fluída e dinâmica. A cor branca traz uma enorme reflexão da luz interior, o que a torna mais acessível e agradável para se estar. Essa cor simboliza a simplicidade e tradição estética, ou seja, partes integrantes do projecto. O mobiliário destaca-se pelo seu bom gosto, que junta a contemporaneidade ao desenho: objectos vintage mesclados com modernos como se observa na escolha das poltronas, mesas de apoio e candeeiros.

Cinzento e o minimalismo

cor cinzenta, natural do betão à vista, conduz-nos perante uma expressão de simplicidade do material. A sua superfície despida de qualquer tinta, marca uma rigidez ao nível visual. A sala de estar do estilo minimalista proporciona uma maior amplitude visual para quem a habita, por isso torna-se uma excelente opção, despindo-se de adornos. No entanto, e independentemente das opções a tomar, deverá sempre procurar a confortabilidade do design.

Como exemplo deixámos um extraordinário projecto do estúdio de Márcio Kogan –  MiCasa Vol.B – onde é possível observar uma combinação dos seus elementos com a simplificação arquitectónica e conceptual. O prazer de viver, dormir e relaxar, são pequenas actividades que se vinculam a esta sala de estar e que poderão transformar e manipular o espaço, consoante as necessidades do habitante.

Amarelo tropical

As cores quentes e tropicais são marca do arquitecto brasileiro Chicô Gouvêa. Nesta imagem, o autor apresenta-nos uma selecção magnifica no campo das cores para a decoração interior.  As paredes amareladas, sofás laranjas e carpetes vermelhas, trazem consigo a alma e o espírito festivo brasileiro. Perante esta estética totalmente diferente das clássicas salas de estar europeias, este projecto de raiz carioca – Apartamento São Conrado - possui um poder visual incrível, destacado pela luz solar do local.

Perante isto, quem não gostaria de passar um fim de semana nesta habitação ao sabor da sua sensacional atmosfera interior e ao ritmo relaxante da vida? Independentemente do lugar, procure a perfeição e harmonia na sala de estar!

Materiais e cores

Não só a cor importa mas tal como o material que a envolve. O valor deste projecto está no espírito do design e na forte expressão da sua arquitectura. A  linguagem e a decoração são determinadas pela escolha minuciosa dos materiais e das cores, sendo o resultado final uma junção entre a arquitectura de memórias e lugares. O fascinante interior desta casa é capaz de criar uma atmosfera mágica,  tal como consegue preservar um passado histórico existente. Perante isto, as intenções são perfeitamente claras e vinculadas entre a arquitecta  e os seus elementos, onde existe a vontade de criar uma casa familiar e tradicional da região onde está localizada.

A cor… da natureza.

Gostaríamos de destacar este projecto e o seu simbolismo e ousadia. A cor da natureza traz a este espaço aberto, uma sensação de liberdade e ligação com realidade da sua sala. Uma imponente cobertura em betão, bem ao jeito e gosto brasileiro, faz-nos lembrar muitos edifícios europeus. A madeira completa o resta da cena. A cozinha é minimal e high tech contrapondo-se ao orgânicos objectos de mobiliário.

Interessou-lhe o artigo? Deixe a sua opinião na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!