Tapete infatil, uma decoração especial

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

O quarto das crianças é o seu espaço exclusivo, o único que lhes é especialmente dedicado e no qual podem deixar a sua marca, o seu cunho pessoal. E por isso as maiores podem, e devem, ter uma palavra a dizer sobre o assunto. Mas para os pais, ou decoradores especializados, quando toca a decorar um quarto de criança, maior ou menor, o desafio é conseguir tornar o espaço divertido durante o dia e tranquilo para a noite. É uma tarefa que exige atenção e tem a sua complexidade pois na maior parte dos casos o quarto vai servir vários propósitos, como dormir, estudar e brincar. Por estes motivos a chave é apostar na versatilidade e no equilíbrio, para tornar o compartimento harmonioso.

Uma das formas de decorar e ao mesmo tempo tornar um espaço acolhedor é usar um tapete. Afinal é muito bom acordar e pôr os pés num sítio fofo e quentinho, ao invés de no chão duro e frio!

Os tapetes de criança, pelo público a que se destinam, devem ser escolhidos com critérios rigorosos no que toca aos materiais e aos padrões. O privilégio deve ser dado aos materiais e fibras naturais, como o algodão e a lã, evitando materiais sintéticos para proteger a sua pele sensível. É possível inovar nos padrões e na cor, pois o tapete é um item de decoração muito versátil… Pode ser usado para dar o mote à decoração, como apontamento colorido num espaço despojado, ou como elemento suavizador de uma decoração mais intensa e colorida.

A escolha é sua, mas não se esqueça de ouvir os proprietários do espaço. Veja as nossas sugestões com o seu filho, ou filhos, ao lado e elejam, juntos, o vosso tapete infantil especial!

Que tapete divertido!

Quartos Criança: Quartos de criança modernos por Consigo Interiores
Consigo Interiores

Quartos Criança

Consigo Interiores

O quarto desta foto, da autoria dos designers de interiores ’ConsigoInteriores’, também chega direitinho de Coimbra! Uma ideia divertida e que se destaca pela originalidade no geral, mas em especial no tapete. Composto por três grandes círculos de cores diferentes unidos por uma rodela branca, espesso e fofinho, este tapete ganha grande destaque no espaço, pois o mobiliário é minimalista. Um local onde os seus filhos vão passar muitos momentos de brincadeiras.

Mas ainda queremos pôr em destaque a poltrona, tão única, e os apliques de desenhos na parede, bem conjugados. Um quarto que qualquer criança quer ter!

Um tapete bem catita

Quartos Criança: Quartos de criança modernos por Consigo Interiores
Consigo Interiores

Quartos Criança

Consigo Interiores

Este tapete chama a atenção e prende o olhar. O segredo está nas riscas coloridas e chamativas, inseridas num espaço onde o branco predomina nas paredes e nos móveis. O chão é também claro e por isso pode-se abusar da cor nos acessórios, como é o caso do tapete, mas também das almofadas decorativas e das mantas. Um espaço simples onde a decoração se centra no tapete. Simples e bem conseguido!

Um quarto de adolescente

Apartamento Ikea: Quartos de criança minimalistas por José Tiago Rosa
José Tiago Rosa

Apartamento Ikea

José Tiago Rosa

O quarto desta foto destina-se a uma criança mais crescida, adolescente ou pré-adolescente. A ideia chega-nos de Coimbra, pela mão do arquiteto José Tiago Rosa, e mostra-nos um espaço minimalista, com pormenores de cor fortes. A área serve de quarto e de sala de estudo, com uma cama/sofá de um lado e uma secretária do outro, tudo com linhas direitas em branco. A cor é fornecida pelos têxteis da cama, pelo pufe e pelo tapete. Um tapete amplo, branco, com motivos geométricos conjugados com as cores escolhidas. 

Uma sugestão bonita e em conta, com móveis e acessórios disponíveis numa loja perto de si!

Feminino intemporal

Uma decoração muito feminina, esta da Gavetão – Decoração de Interiores. O estilo rústico é dado pelo papel de parede profusamente decorado com ramagens de flores. Móveis brancos e acessórios em tons neutros suavizam e dão a leveza necessária ao espaço. O candeeiro coelhinho, no chão, é um mimo. Para o chão a escolha nunca poderia recair num tapete elaborado, pois deve fazer contraponto com o resto da decoração. Portanto usou-se um tapete cinzento e macio, num tom mais claro do que o fundo do papel de parede. Lindo não é?

Um cantinho de paz

Este cantinho ficaria perfeito num quarto de bebé. As cores são suaves mas vibrantes, destacando-se do fundo branco. A combinação é simples, mas vence: - uma poltrona verde seco iluminada por um candeeiro de pé cor-de-rosa claro. Tudo conjugado sobre um tapete branco com bolinhas mais coloridas. Já se imagina aqui sentado a ler uma história ao seu pequenote?

O eterno duelo a preto e branco

Começamos já por destacar o tapete, muito giro e diferente! Apresenta como motivo o teclado de um computador, a preto e branco, e tem algumas teclas dissonantes em tons coloridos. A decoração é em tons de preto e branco, com respetivas gradações em cinzento. O espaço poderia ser monótono, mas não o é por causa do recurso aos padrões diferentes das almofadas, da manta e do tapete mas combinados no tom. Fica um espaço divertido, certo?

Para a menina, claro!

Este é claramente um quarto de menina! Paredes e teto, brancos e despidos são adornados por um quadro cor- de-rosa com uma flor e um candeeiro muito original… cor-de-rosa. Na verdade todo o conceito de decoração deste quarto assenta nesta cor, embora esporadicamente apareçam outras, que dão ainda mais vivacidade a conceito. O tapete é redondo, com pétalas, em tonalidades de cor de rosa, e faz lembrar uma flor de magnólia. Macio e fofinho, vai ser o local de brincadeiras favorito.

Um quarto para dois

Renovação moradia em Birre III | Cascais: Quartos de criança modernos por shfa
shfa

Renovação moradia em Birre III | Cascais

shfa

Um tapete de fitas com riscas e franjas, e motivos redondos cor de laranja e verde seco, chama logo a atenção. Este tipo de tapetes é muito utilizado e comum no nosso país, e podem conseguir-se efeitos decorativos extremamente interessantes com eles. O quarto em si é minimalista, diferenciando o espaço da menina e do menino através da decoração nas paredes e dos edredões estampados, coloridos.

Arrisque com riscas

Este quarto é o máximo! Da autoria da Prego Sem Estopa by Ana Cordeiro, tem uma decoração assente nas riscas, cujo expoente máximo é dado pelas duas cabeças de zebras que espreitam para a cama, por entre as ricas azuis da parede. Um pufe com bolinhas, dissonante, eleva e destaca as riscas. E o tapete, tão diferente e original, a fazer lembrar uma pele de animal, mas vermelho e branco, completa esta decoração delirante e muito divertida!

Um quarto para um futebolista

Um quarto de rapaz por excelência! A decoração assenta em padrões geométricos nos vários acessórios, combinados com um mobiliário clássico, criando uma atmosfera eclética. O tapete é às riscas em vários tons de verde e castanho, complementando na perfeição a ideia do geométrico. 

E as bolas de futebol penduradas na janela? Tão giro! Os seus filhos vão-se tentar, com certeza!

Ficou com vontade de ver mais decorações para o quarto das suas crianças? Espreite também o artigo ’Quarto de criança sempre feliz!

Gostou das sugestões mas quer mais? Não se esqueça de nos fazer saber disso! Deixe-nos mensagem na caixa abaixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!