Paletes: que mobiliário construir?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A reciclagem está a tornar-se um hábito cada vez mais enraizado na nossa sociedade. A forma como tratamos o ambiente que nos rodeia e como preservamos o seu bem estar diz muito dos nossos povos e dos seus hábitos diários. No artigo de hoje vamos apresentar-lhe uma forma de construir mobiliário para o seu jardim que vai de encontro a todas estas preocupações ambientais e à reutilização dos materiais. 

Construir a partir de paletes de madeira é uma forma simples, fácil, económica, ecológica e original de criar peças de mobiliário para o espaço exterior de sua casa. A versatilidade do material permite-lhe criar objectos interessantes que o vão encher de orgulho depois de finalizados. Pinte-os, acrescente-lhes decoração, transforme-os ou assuma o material como ele é originalmente. Dê corda à sua imaginação e tenha no seu jardim os móveis que sempre desejou, aproveitando um material que devido ao formato e à facilidade com que se pode alterar, lhe permite construir todo o tipo de peças que possa imaginar. 

Para que se inspire, nós deixamos-lhe algumas dicas. 

Cadeira de Alpendre

Varanda, marquise e terraço  por palettenmoebel.at
palettenmoebel.at

Der Sitz Ferdl

palettenmoebel.at

Uma simples cadeira, mas que pode fazer a diferença no alpendre de sua casa ou junto à piscina. Um objecto simples, mas que pode ser muito agradável para umas horas de descanso, relaxamento, leitura ou observação da natureza. Um elemento básico, quase rudimentar, mas funcional e que pode ser construído por si. 

Veja o exemplo do projecto que lhe apresentamos dos austríacos Palettenmoebel.at e repare como não é assim tão difícil chegar a um resultado esteticamente agradável e de construção ao alcance mesmo dos menos talentosos na arte da bricolage. Use apenas duas paletes de madeira, uma na horizontal para servir de assento e outra na vertical para servir de encosto, corte um dos apoios da palete em metade para criar inclinação et voilá… ! A cadeira está pronta. Depois, tudo vai depender de si e do que pretende. Pode usar tintas para pintar a sua cadeira, pode acrescentar almofadas para a tornar mais confortável ou pode simplesmente assumir o material em bruto e desfrutar dele tal como é – embora não nos pareça tão confortável. Escolha aquilo que melhor encaixa no seu alpendre e em todo o espaço envolvente e crie uma peça funcional, bonita, original e económica que lhe dê prazer ter e usar e dizer: Vêem? Fui eu que fiz aquela cadeira!.

Sofá de jardim

Varanda, marquise e terraço  por palettenmoebel.at
palettenmoebel.at

Das Sofa Hermann

palettenmoebel.at

Utilizando as paletes de madeira como material para a construção de um sofá no seu jardim, poderá criar sofás de todos os estilos e complexidades. Sofás pequenos, sofás grandes, sofás simples ou mais rebuscados como os que vê na imagem com braços e encosto. 

Aproveitando a simplicidade e as características do material está ao alcance do seu talento e da sua imaginação a construção de uma peça de mobiliário de exterior única, com o seu cunho pessoal e confortável. Não será necessário um avultado orçamento e grandes ferramentas para concluir uma obra que marcará a diferença no seu jardim. Mas, não se esqueça que o aconchego é fundamental na criação de um sofá por isso não se esqueça dos têxteis e de juntar almofadas pois isso vai garantir o conforto desta nova peça no exterior de sua casa. A nível estético aposte, por exemplo, no colorido das almofadas e aproveite a natureza do jardim à sua volta para tornar o espaço especial. 

Mesa de jardim

A mesa é muito provavelmente a peça de mobiliário mais fácil de construir a partir de paletes de madeira. Tendo em conta o elemento em si não será, em muitos dos casos, necessário grandes acrescentos ao objecto original para que a mesa esteja criada. Mas, se a sua ideia for criar um projecto mais complexo e completo pode acrescentar outros materiais como por exemplo o vidro para fazer de tampo ou rodas para a mudar de sítio mais facilmente. Lixe a madeira das paletes, pinte-a ou deixe-a na sua cor natural. De acordo com as suas necessidades, pode até construir gavetas para os espaços abertos da palete ganhando, assim, mais uma área para arrumação. Se precisar de uma mesa mais alta, pode empilhar várias paletes. Há, até, quem faça cómodas a partir deste singelo objecto! 

Brinque com o material e com o seu potencial de forma a criar a mesa que precisa para o seu jardim. 

Vantagens

São várias as vantagens de utilizar as paletes de madeira na construção do seu mobiliário de jardim. Antes de qualquer outra coisa, numa fase em que as preocupações ambientais são cada vez maiores, é sempre importante para nós e para o nosso planeta a utilização de materiais reutilizáveis. Ao utilizar este tipo de material estamos a fazer precisamente isso e estamos a dar uma nova vida a um objecto, assim como a atribuir-lhe uma nova função.

Além disso, está em causa uma solução extremamente económica e de simples execução. Uma solução que vai retirar de nós o melhor que tivermos em imaginação e criatividade. Ao mesmo tempo, este tipo de material colocar-nos-á mais perto dos nossos objectos, obrigando-nos a meter a mão na massa e tornando-os mais nossos, pois fomos nós que os criamos de acordo com os nossos desejos. No fundo oferece-nos a possibilidade de ter peças mais personalizadas e originais mas sem esquecer a componente estética.

Paletes pintadas

Uma das formas de tornar mais interessantes os seus móveis construídos com paletes de madeira é a pintá-los. A cor é capaz de elevar o material original e fazer toda a diferença entre algo que não encaixa num determinado ambiente e algo que liga perfeitamente com a sua decoração, seja ela interior ou exterior. Em móveis de jardim, jogar com as cores permite-lhe também aproximar mais a peça da natureza que a rodeia ou criar contrastes e jogos de cor com os restantes elementos decorativos. Use as cores de acordo com o ambiente que pretende criar e com a importância que pretende atribuir ao objecto. As paletes de madeira pintadas darão uma peça de mobiliário excelente para o espaço exterior da sua casa, seja ela de campo, de praia, moderna ou rústica. Reside na sua criatividade a capacidade de transformar o ambiente de acordo com o que deseja. 

Canteiro

Jardim  por asdf
asdf

Fioriera pallet

asdf

Para além do mobiliário, as paletes de madeira são uma excelente forma de criar soluções de acomodamento e armazenamento de plantas. O jardim é uma área que dá vida e alegria a qualquer ambiente e criar os seus pequenos canteiros a partir de um material ecológico e económico é uma solução saudável e eficaz. Pode utilizar os canteiros para plantas, flores ou ervas aromáticas de acordo com o que pretender e, pela versatilidade das paletes pode usá-las na vertical ou na horizontal criando espaços que se adequam ao local onde os vai colocar e aquilo que vão armazenar. Esta será sempre uma forma original e divertida de construir a sua pequena horta, de plantar as suas flores e plantas e manter o seu espaço exterior organizado. Não se esqueça, porém, de que, uma vez que está a usar as paletes como canteiros, deve usar produtos de tratamento para impermeabilizar a madeira pois vai expô-la a condições atmosféricas que lhe podem ser adversas e vai necessitar de regar as suas plantas. Caso não tenha esse cuidado, a madeira vai acabar por absorver a água e apodrecer. Não queremos que isso aconteça, pois não? 

Desvantagens

Jardim  por Pallet furniture uk
Pallet furniture uk

Garden corner unit

Pallet furniture uk

Tendo em conta que estamos a falar de um material que anteriormente teve outra função e que o material em causa é utilizado muitas vezes para transporte de produtos com componentes nocivos à nossa saúde, é necessário ter alguns cuidados antes da sua utilização e, por isso, recorrer à limpeza e tratamento da madeira. Para além disso, estamos a falar de um tipo de madeira habitualmente mais fraca o que nos obriga à utilização de produtos, sem componentes tóxicos, claro, para tratamento de pragas e bactérias que a madeira possa ganhar. 

Na verdade, todas as desvantagens da utilização das paletes se prendem com o trabalho e os cuidados que devemos ter antes da sua utilização. Uma vez que vamos utilizar o material para construir peças de mobiliário exterior como mesas, sofás e cadeiras, ou seja, peças com as quais vamos ter contacto directo, estes cuidados são mesmo essenciais e não podemos descuidar-nos. Muito menos se tivermos crianças. 

Qual destes móveis mais o impressionou? Vai pôr mãos à obra? Deixe-nos o seu feedback!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!