Casas modernas por Boutique Modern Ltd

Casas pré-fabricadas: 7 dicas antes de comprar a sua

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Comodidades nunca são demais. Numa vida agitada e cheia de desafios, as opções facilitadoras são bem-vindas. Se trabalhou a vida toda para cumprir o sonho de ter casa própria, sabe quão bom seria ter algumas coisas ao longo do caminho para apressar e tornar real a chegada deste sonho. Os projectos, as decisões, as burocracias e a gestão de orçamento são sempre passos pelos quais temos que passar. Nada é fácil.

Depois do longo processo, o sonho de ter casa própria não estará cumprido até passe, efectivamente, a morar lá. E para que tal aconteça, depois de tudo acertado, será necessário esperar pelo período de construção. A ansiedade é o sentimento mais comum até ter a chave e começar uma nova vida.

Como forma de facilitar e acelerar a construção da casa, é cada vez maior o número de pessoas que opta por casas pré-fabricadas. Estas casas são vendidas com placas já prontas para estruturar as paredes e os telhados. As placas são produzidas previamente numa fábrica e entregas como peças já terminadas montadas no local. Com um terreno já plano, os custos de compra, montagem e prazo são bem menores do que os das tradicionais casas em alvenaria. 

Para que saiba mais sobre o que deve ter em conta ao construir um pré-fabricado, seleccionámos algumas dicas básicas que o vão convencer a optar por este tipo de imóvel. Lembre-se que são apenas algumas sugestões iniciais com imagens de casas pré-fabricadas em modelos e estilos que são o sonho de qualquer pessoa. Depois de decidir qual o modelo e medidas, conte com a ajuda de um arquitecto para tornar o sonho real.  

Venha conosco e inspire-se!

1. Custos

Ao ouvir falar sobre casas pré-fabricadas pensará, certamente, nos custos. Serão caras? A resposta é: não. As casas pré-fabricadas, sejam elas em madeira ou em betão, têm um custo que pode chegar a até 50% do valor do que se gasta com a construção de uma casa comum de alvenaria. Com a compra das peças já prontas, o custo com a mão-de-obra será menor, assim como o período de montagem. O que pode encarecer um pouco mais a obra é a necessidade de deixar o terreno em condições planas, já que a casa terá a fundação directa no solo. Depois de nivelado o terreno, o período até a entrega total da casa será muito curto.

2. Rapidez

  por Urban Arquitetura
Urban Arquitetura

Casa Bromélia

Urban Arquitetura

Assim como os custos, outra vantagem das casas pré-fabricadas que chama muito a atenção diz respeito ao período de construção. Enquanto as tradicionais casas de alvenaria levam, no mínimo, 90 dias para serem construídas, as casas pré-moldadas levam um período muito menor, chegando a ter sua estrutura completamente pronta entre três e seis semanas.

Um bom exemplo de beleza, design e rapidez na entrega é este projecto do escritório Urban Recycle. A utilização de materiais leves e de baixo custo, facilmente encontrados na região onde se situa a casa, acelerou a entrega da obra planeada e confortável.

3. Manutenção

Casas rústicas por Uptic Studios
Uptic Studios

Lucky 4 Ranch

Uptic Studios

A manutenção de uma casa pré-fabricada é semelhante à das tradicionais casas de alvenaria. O intervalo de cinco anos é o suficiente para uma manutenção eléctrica e hidráulica, com vista a que a casa ofereça sempre as melhores condições. No caso de construções em madeira, é necessário que as madeiras recebam um tratamento completo adequado às variações climáticas. No geral, as empresas que constroem estas casas fornecem todas as informações técnicas concernentes aos tipos de tratamentos pelos quais passaram as madeiras. Lembre-se disto: nunca compre casas de madeiras cruas e, no caso de placas de betão, certifique-se de que o material está devidamente tratado com impermeabilizantes.

4. Madeira x Betão

As casas pré-fabricadas em madeira são as mais comuns e tradicionais no mercado. A instalação com madeiras mantém, no geral, um aspecto mais homogéneo quanto à textura. A manutenção deverá ser feita com maior frequência e é sempre indispensável ter uma observação mais próxima quanto ao estado das madeiras. Já as casas pré-fabricadas de betão oferecem uma maior variedade quanto aos modelos oferecidos no mercado. As estruturas de betão, em geral, oferecem maior resistência e, com isso, uma menor necessidade de manutenção constante. Quanto à temperatura ambiente, ambas oferecem boas condições para uma atmosfera agradável, podendo ainda ser planeadas com aberturas que facilitem a ventilação no local. No final, a sua percepção pessoal é que definirá qual o modelo a ser comprado.

5. Estilo

Os arquitectos não costumam economizar quanto ao bom gosto e estilo empregados na construção de uma casa pré-fabricada. Existem diversos estilos: de dois andares, mais alongados, com janelas amplas, varandas grandes, entre outros. O modelo mais comum, no caso das construções em betão é o de estrutura mais ampla e em formato rectangular. Já para as casas de madeira, o modelo em formato de chalé é sempre o mais procurado. Existe também a possibilidade de combinar ambos os materiais na construção. Ter uma boa ideia em mente e contar com um profissional é um bom começo para que fique feliz com o resultado final.

6. Interior

Casas modernas por HAUS

E se o exterior de uma casa pré-fabricada é simpático, o interior não lhe fica atrás. Com a presença expressiva da madeira ou do betão, conforme o modelo escolhido, o interior em tamanho reduzido e com ambientes integrados permite-lhe a oportunidade de manter uma decoração aconchegante, como podemos ver neste bonito projecto do escritório Haus.

7. Cuidados

Casas modernas por build different
build different

Schoolmasters eco house

build different

Entre os cuidados principais estão: a manutenção constante da estrutura de madeira, a contínua manutenção para que o terreno esteja sempre em condições alinhadas ao imóvel, o cuidado com a origem dos materiais que serão utilizados para a montagem da casa. 

Outros cuidados comuns à manutenção das tradicionais casas de alvenaria também devem ser tomados ao longo do período de moradia. De resto, é só aproveitar o aconchego das casas pré-fabricadas e fazer com que a decoração a torne o melhor lugar do mundo.

Saiba mais sobre construir uma casa de raiz ou optar por um pré-fabricado.

Imagina-se a morar numa casa pré-fabricada? Porquê ou por que não? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!