Casas de grandes dimensões — todas portuguesas!

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

Privilégio de alguns afortunados, objectos de desejo de quase todos nós, as habitações com muitos metros quadrados são as estrelas do nosso catálogo de ideias de hoje.


Se precisa de inspiração para a sua habitação ou se gosta de sonhar fique connosco. Vamos desvendar os interiores e exteriores de casas grandiosas. Todas situadas em território nacional.

Imponência e porporção

Casa em Moreira: Jardins minimalistas por Phyd Arquitectura
Phyd Arquitectura

Casa em Moreira

Phyd Arquitectura

Espaço,  tempo e materialidade são os conceitos chave deste projecto assinado pela Phyd Arquitectura. 

Importantíssimos nesta habitação de proporções impressionantes são os pátios, que possilitam a continuidade e a ligação entre os diferentes espaços da casa. Exterior e interior sempre em comunicação, até pelas enormes janelas que incorporam a paisagem circundante. 

Casa em Moreira: Salas de estar minimalistas por Phyd Arquitectura
Phyd Arquitectura

Casa em Moreira

Phyd Arquitectura

A Casa Moreira — A Casa que Tem Início e Fim — é um projecto de 2007 de assinatura portuguesa, situado em Moreira, na Maia, no norte do país. Paulo Henrique Durão, João Ricardo Dias e Daniel Gil Tomé foram os arquitectos desta belíssima obra.Uma habitação de autor que se desenrola  por vários capítulos de densidade estética e arquitectónica e serve por isso, de óptimo exemplar para este nosso artigo sobre casas grandes/grandes casas.

Casa em Moreira: Janelas   por Phyd Arquitectura
Phyd Arquitectura

Casa em Moreira

Phyd Arquitectura

Repare-se, então, nas janelas do chão ao tecto, elementos que intervalam a agressividade do betão, em diálogo com o imenso jardim.

Casa em Moreira: Corredores e halls de entrada  por Phyd Arquitectura
Phyd Arquitectura

Casa em Moreira

Phyd Arquitectura

Peso versus leveza é a antítese dominante nesta habitação, bem como a dicotomia entre verticalidade e horizontalidade.

Fotografias da Casa de Moreira: Javier Callejas

Profundidade e elegância

Uma piscina é um clássico quase indispensável numa casa portuguesa com grandes dimensões. Esta pertence à Casa CG, um projecto da autoria do Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa. Envolvida por um imenso espaço verde, a piscina transborda sobre a relva, transmitindo uma noção de continuidade, de fusão perfeita.

Os autores? Os arquitectos portugueses José António Lopes da Costa e Tiago Meireles.

Fotografias: Manuel Aguiar

Aproveitar a paisagem

Golfe Leste - Lote n.º 15 - Quinta do Lago: Casas  por JSH Algarve – Arquitectura
JSH Algarve – Arquitectura

Golfe Leste – Lote n.º 15 – Quinta do Lago

JSH Algarve – Arquitectura

Mais um enorme espaço exterior, este terraço faz parte do portfólio do gabinete JSH Algarve — Arquitectura e resume uma lista de intenções dos arquitectos para esta habitação na Quinta do Lago, no Algarve. A paisagem deve ser sempre valorizada e por isso é bom estarmos bem instalados. 

Áreas interiores generosas não implicam necessariamente um olhar para dentro, antes pelo contrário. É precisamente um olhar sobre a paisagem que nos propõe a arquitecta alemã Jutta Susanne Hoehn, directora geral do JSH Algarve.

Elegância no jardim

Outros dos privilégios das casas com áreas generosas são os pequenos luxos que vêm com o espaço. Por exemplo este jardim de inverno, um espaço ideal para recepções e jantares entre amigos, que se adapta as várias estações. Um luxo assinado pela Reflexões Contemporary Design.

Janela para o mar

Este espaçoso quarto com uma vista sobre o oceano pertence a uma villa com cinco quartos, localizada na parte oeste do Algarve, na Praia da Luz.

A arquitectura é da autoria de Mário Martins e, mais uma vez, a portuguesa Reflexões esteve a cargo dos interiores. Chiques e e contemporâneos e, ao mesmo tempo, com uma boa dose de intemporalidade, o ponto forte deste projecto é mesmo a forma como a arquitectura e design de interiores se completam com a paisagem. 

Quem nunca sonhou ter um quarto com vista para o mar?

Novos conceitos

Uma garagem é muito mais do que o sítio onde guarda a sua viatura e este projecto do atelier português Barbosa & Guimarães levou este conceito muito a sério.

Na casa José de Prata, na Foz do Porto, descobrimos esta garagem moderníssima. Apesar dos dois andares pouparem espaço, uma estrutura só possível de caber numa casa com dimensões consideráveis.

Iluminação proporcional

A iluminação é um dos elementos mais importantes da arquitectura. A forma como combinamos luz natural e luz artificial tem um grande impacto não só estético, mas também no nosso conforto e na funcionalidade da nossa habitação. E numa casa grande, esta lição ganha ainda mais força.

Que belíssimos exemplos aqui tão perto. Qual destas a sua casa de sonho?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!