Jardins modernos por Ansari Architects

10 pérgulas que darão personalidade ao seu terraço (e a toda a fachada!)

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Todos gostaríamos de poder apreciar uma tarde ao ar livre, desfrutando de uma chávena de café e de boa companhia, na comodidade do lar. 

E na realidade poder fazê-lo não é muito difícil, só precisa de instalar uma pérgula! As pérgulas são estruturas formadas por colunas que sustêm uma cobertura, e que se destinam a produzir sombra. Podem ser fabricadas com vigas de metal, lona, madeira, ou mesmo cobertas com plantas trepadeiras ou varas de bambu. 

Então, para o ajudar a escolher a melhor pérgula para fazer em sua casa, a desfrutar dos seus exteriores, e a dar as boas-vindas aos seus convidados, deixamos-lhe estas dez ideias de pérgulas. Aproveite, inspire-se, tome notas e partilhe-as com os seus amigos.

​1. Uma pérgula de metal

As pérgulas tradicionais costumam ter colunas ou paredes para manter o telhado, mas a conceção moderna da arquitetura tem preferido omiti-las para dar à casa uma aparência mais simples e mais leve, como no presente exemplo, onde a estrutura metálica é fixada às paredes. As vantagens das pérgulas deste material é que são muito resistentes às agruras climáticas, o que as torna perfeita zonas quentes e húmidas.

​2. Uma estrutura em vidro temperado

Jardins modernos por Ansari Architects
Ansari Architects

Terrace garden

Ansari Architects

Antigamente as pérgulas eram utilizadas como uma extensão do telhado, posicionadas num nível diferente e inclinadas, ajudando a drenar os telhados na época das chuvas, e evitando que a água caísse na porta da casa. Hoje em dia as pérgulas tornaram-se parte do projeto arquitetónico e são usadas muitas vezes para fins estéticos. 

É por isso que agora o material de que são feitas é tão importante como a sua colocação, e se quiser dar uma aparência mais interessante à sua fachada pode combinar uma armação de metal com uma superfície transparente. É perfeita para a chuva!

​3. Para cobrir o caminho de entrada

A estrutura desta pérgula tem novamente um propósito prático: para fornecer sombra durante do percurso de entrada na casa. Mas o que realmente faz este projeto tão especial é a sua imagem flutuante. É um pouco como se a sua casa de expandisse para receber os seus convidados, e os acompanhasse até ao interior. Além disso, o design é perfeitamente complementado por um jardim flanqueando a passagem de pessoas, fazendo-as sentir-se especiais e acolhidos em sua casa.

​4. A toda a volta da casa

Nesta casa encontramos uma galeria externa que não se limita à fachada, mas mantém uma continuidade para os lados da casa, permitindo a criação de espaços diferentes em cada lado. Na frente, por exemplo, poderíamos colocar um banco para conversar com amigos, um terraço na lateral, e na parte traseira uma churrasqueira.

​5. Design luminoso

O design desta pérgula permite criar um espaço cheio de luz e frescura, mas com todas as vantagens de um telhado que nos protege do sol e da chuva. O segredo para esse efeito é a cor branca que permite a reflexão a luz e funciona também como um difusor na superfície abaixo dela.

​6. Estilo rústico

Este estilo de pérgula com vigas é um design clássico. Os seus materiais naturais dão à entrada da casa um tom caloroso e acolhedor que convida todos a segui-lo, mas ao mesmo tempo fica elegante e sofisticado, graças à iluminação que se vê na área central da estrutura.

​7. Para os românticos

Como mencionado anteriormente, cobrir os telhados das pérgulas com plantas para conseguir um aspeto diferente na sua casa é uma boa opção. Se sempre sonhou em ver o pôr-do-sol ao lado de alguém especial, as rosas ou as camélias são aquilo de que precisa para obter uma atmosfera muito romântica, e pode complementar a decoração com vasos pendurados, ou uma videira enrolada nos postes que suportam a pérgula.

​8. Um toque grego

Se quer que a sua casa aparente um visual clássico e elegante, nada melhor do que colunas gregas a ladear a entrada, e se forem complementadas com um par de cortinas de linho ou algodão pode ser perfeito! Para escolher as colunas mais apropriadas recomendamos o uso do mármore, que pode encontrar em diferentes cores para combinar perfeitamente com a sua fachada.

​9. Efeito campestre

Se procura dar a seus hóspedes uma receção mais natural e despretensiosa, fazendo-os sentir-se mais confortáveis, então precisa de um design simples em madeira com algumas plantas silvestres, ou sem flores, a acompanhar a sua pérgula. E para obter um efeito mais dramático pode usar um revestimento de telha, madeira ou bambu, que oferecem uma maior frescura ao interior. Este tipo de pérgulas é perfeito para o tempo quente.

​10. Desenho irregular

Existem muitos modelos de toldos e pérgulas que lhe permitem desfrutar plenamente do exterior de sua casa. Mas o melhor de cada um deles é a possibilidade de dar uma aparência personalizada, um cunho pessoal à fachada, adicionando materiais, formas e acessórios. Neste exemplo, adicionou-se um pouco de criatividade ao projeto misturando formas e móveis que dão ao espaço um aspeto rústico, mas com um design muito moderno. Uma atrevida combinação que sem dúvida causará impacto.

E para ver mais pérgulas não deixe de ler o artigo ’10 pergolas fantásticas’.

Qual destas pérgulas ficava mesmo bem na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!