5 casas modernas de um só piso (com as plantas para se inspirar ainda mais) | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3648:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

5 casas modernas de um só piso (com as plantas para se inspirar ainda mais)

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
por NUÑO ARQUITECTURA Moderno
Loading admin actions …

Aqui está a homify uma vez mais a mostrar-lhe o que pode fazer no projeto da sua casa, a apontar-lhe mais claramente o caminho mais conveniente para que este atinja o seu objetivo e cumpra com todas as suas expectativas. E para, quando finalmente consultar um arquiteto, ter ideias bem claras sobre o que precisa, de forma a que este as adapte e incorpore no projeto final de sua casa.

Este artigo irá mostrar-lhe cinco casas térreas, umas muito pequenas, outras com formas mais originais, mas todas acompanhadas da respetiva planta e de algumas imagens do interior, para que lhe sirvam de inspiração. E como bónus ainda descobre as vantagens dessas casas em relação às casas de dois pisos! Siga-nos na homify para desfrutar de todos os conselhos!

Vantagens das casas rasteiras

Apesar da imponência das casas com dois andares, as casas modernas terreas têm várias vantagens:

  • Mais seguras e fáceis de habitar por pessoas com limitações motoras – não têm escadas, esta é a maior vantagem das casas rasteiras modernas. Assim, são mais fáceis de habitar por pessoas de idade com dificuldades de mobilidade, dão acesso a pessoas em cadeiras de rodas e são mais seguras para as crianças pequenas.
  • Como não têm escadas, nem placas de piso e outras estruturas para obter um segundo piso, as casas rés-do-chão modernas têm estruturas mais simples, usam métodos de construção menos elaborados e não precisam de fundações tão fortes, pelo que o seu preço é mais baixo.
  • Permitem um acesso mais direto e facilitado ao espaço exterior em todas as divisões da casa.

1ª Casa: feita com pranchas de madeira, pequena e fabulosa!

Quando se vê uma casa de tábuas de madeira por fora há a tendência para pensar que não é uma casa tão funcional e completa como as casas de pedra ou cimento, mas isso não é verdade. A madeira é, nesta casa, a sua característica mais marcante. É uma habitação leve, com várias cores, com as plataformas tipo ’deck’ feitas do mesmo tipo de material, aplicadas como uma extensão da área social e servido de entrada na outra fachada. Uma geométrica simples, mas com um design interessante nos detalhes.

O interior também é feito de madeira

O teto, paredes e pisos são feitos em madeira de cor natural. Os elementos de madeira foram colocados longitudinalmente no piso e no teto, dando a sensação de que o espaço é visualmente maior. A janela de porta de correr, do chão ao teto, localizada na parte posterior desta habitação integrada, por ser de vidro permite a entrada de luz natural na sala, além de proporcionar ventilação natural.

A planta da casa

Como vê é uma casa muito completa, com dois quartos, uma casa de banho, e uma área integrada com cozinha, sala de jantar e sala de estar. A simplicidade deste projeto que esta planta permite percecionar mostra claramente que não são precisos muitos metros quadrados para ter tudo em ordem e em perfeito funcionamento. Uma pequena casa que qualquer um gostaria de ter na praia ou no campo, fácil de construir e muito bonita, e que também funciona muito bem como planta T1.


2ª Casa: Uma casa muito moderna aberta para o jardim

Na fachada pode ver como o telhado está suspenso a partir da estrutura, e esse detalhe é uma maneira muito interessante de fazer este projeto arquitetónico, pois a estrutura não fica oculta ou escondida, acentuando a horizontalidade do projeto. Os exteriores têm bastante espaço e um court de ténis para uso familiar, que faz parte do projeto.

O interior da casa é espaçoso e perfeitamente distribuído

O interior da casa tem uma área comum e integrada, onde se localizam a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha. O projeto de iluminação com lâmpadas em calhas no teto, que abrange toda área do espaço, é um detalhe que define o fluxo de circulação dos habitantes, que liga as diferentes funcionalidades. O tapete na sala de estar completa a definição desta área com mobiliário moderno.

A planta

Três quartos com casa de banho e closet, quarto principal com casa de banho vestiário. Uma casa muito funcional com um design que deixa de um lado as áreas privadas e no outro a área social. O terraço numa das fachadas tem uma piscina estreita mas que acompanha toda a fachada em comprimento. Este projeto é um excelente exemplo de plantas de casas T3.


3ª Casa: inspiração minimalista aberta para o pátio!

Esta casa térrea tem uma cave a que se acede por uma escada que parte da área social. Esta casa térrea tem design muito moderno com paredes cinzentas escuras e uma forte definição dada pelo branco da estrutura que marca a fachada, aberta sobre o jardim com piscina.

Uma espreitadela para o interior

A madeira clara é parte integrante da paleta de cores escolhida para o interior da casa. O mobiliário moderno é branco tanto no quarto como na sala de jantar, com detalhes em tecidos cinzentos, que se assemelham à cor exterior das paredes. Um projeto atual é o que vemos nas lâmpadas penduradas e nas características do design da cozinha, de madeira com tampo de granito cinzento.

Os planos para esta casa com piscina

Esta casa tem o quarto principal numa das extremidades, e na outra extremidade encontramos dois quartos com roupeiros e casas de banho. Na área central da casa temos a área social, que se abre para um jardim com piscina. É a casa ideal para uma família de quatro, com as suas áreas bem definidas… Ficou inspirado? Veja mais plantas de casas rasteiras aqui!

4ª Casa: Perfeita e charmosa!

O telhado desta casa tem inclinações bem proporcionadas, a quatro águas, que se intercetam. A sua cor cinzento-escura contrasta marcadamente com as paredes brancas da casa. O terreno em redor, totalmente verde de relva destaca o amplo caminho que conduz à casa. Quanto aos interiores, irá apreciá-los nas fotos seguintes, incluindo a planta.

O interior

Nesta imagem pode apreciar a funcionalidade da cozinha, com uma distribuição em U. Os seus armários são de madeira em cor natural, com tampo superior branco. A grande janela proporciona clareza e ventilação natural ao espaço, que são fundamentais. Esta cozinha é para copiar, tem uma composição perfeita!

A planta da casa

Esta planta a cores mostra-lhe em verde o mobiliário com tecidos, incluindo camas, mesas, móveis de cozinha; os closets são em castanho. Tem dois quartos e uma casa de banho completa entre eles. Podemos notar que há muito espaço de arrumação em cada um dos quartos e corredores da casa.
Note que a entrada tem uns degraus que servem para colmatar a diferença de nível entre a calçada e a casa. A cozinha é na área da fachada principal, com a janela virada para ela. O quarto tem uma porta de correr aberta para o jardim das traseiras. A área de serviço também se comunica com o jardim das traseiras, que terá um espaço especial para o trabalho em casa.

5ª Casa: uma fachada simples com um interior fabuloso

Nesta casa a fachada não deixa suspeitar do que pode encontrar dentro de dela. É simples, com um caminho de acesso em madeira natural sem polimento colocada diretamente sobre o solo de terra, e sombreado por árvores de ambos os lados. É uma construção definida por um telhado plano e um aro enquadrando a fachada, que inclui as paredes, o piso e a estrutura do telhado.

Uma vista do interior

O generoso espaço da área social é definido pelas grandes janelas do chão ao teto, visíveis numa das paredes laterais. Os móveis e a decoração em geral baseiam-se em cores neutras. Esta escolha inclui o tapete que cobre o chão sob a mesa de centro da sala, mas este é enriquecido com toques de cor de laranja e é perfeito para esta decoração. Na parede a textura da pedra, que desempenha um papel importante para a composição e cobre uma parede fechada para o exterior.

A planta do telhado e a planta da casa

Como mencionámos anteriormente, esta casa contém em si um projeto muito especial e a sua fachada não diz o que realmente acontece dentro dela, que é uma casa em U com um centro. Os quartos da casa estão fechados para a rua, mas bem abertos para o jardim interior, como se pode ver na planta. A planta do telhado confirma a solução arquitetónica deste projeto, um U perfeito, encerrando as suas paredes exteriores dentro do recinto da casa.

Qual destas casas poderia ser a sua?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!