Quartos modernos por DIN Interiorismo

8 cores que realmente vão transformar a sua casa

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Ao selecionar uma cor para pintar as paredes lá de casa sentimos que nos estamos a envolver numa decisão arriscada. A escolha da cor implica uma intenção, e é essa intenção que queremos que fique exposta, muito para além da cor em si. Toda a cor é energia e tem um comprimento de onda específico, pelo que ao selecionar uma cor estamos na realidade a escolher a energia que mais nos agrada.

Neste artigo não queremos recomendar-lhe esta ou aquela cor. Queremos, de alguma forma, descobrir a intenção e aprender sobre a linguagem da cor. Se o leitor não estiver de acordo com a escolha cromática de qualquer um dos projetos que lhe vamos apresentar sentimo-nos realizados pois consideramos que já percorreu uma boa parte do percurso na sua interpretação.

Vamos olhar do lado de fora para o que acontece nestes espaços, e tentar perceber qual é o papel da cor neles. Junte-se a nós!

Uma única cor revela uma necessidade urgente

Uma única, cor ou uma decoração monocromática, revela a intenção urgente de satisfazer a carência da energia que essa cor transmite. O cor de laranja, em tom terra, é a mistura de vermelho e amarelo em proporções diferentes. É uma cor forte, que incentiva a assumir riscos sem consequências, dá segurança, ímpeto e aumenta a autoconfiança e assim ajuda a melhorar a autoestima, afastando a depressão e a solidão. Quando estas desapareçam talvez o utilizador desta cor mude de cobertor e de travesseiros. Diga-nos, qual acha que vai ser a de cor dos próximos acessórios?

A intenção do branco é conseguir uma bonita luminosidade

Salas de estar escandinavas por House Envy
House Envy

Bloominville Storage Unit

House Envy

O branco dá muita luz e com ele consegue-se uma excelente claridade nos espaços. Esta intensa luminosidade transmite uma grande paz, sem nenhum mistério, é totalmente transparente e verdadeira. Os quadros da composição da imagem falam por si mesmo dessa sensação. Eles foram emoldurados com preto para dar um tom mais formal. Quem se sentar naquela cadeira irá conseguir manter-se fiel a si mesmo, em paz e serenidade, sem complicações.

A cor de destaque é o laranja, alegre e animado

A cor que acentua a intenção e ocupa a maior parte do espaço deste projeto é o laranja brilhante, mostrando claramente o objetivo de conseguir um espaço animado e alegre, sem medo. A cor que complementa o laranja é o branco, que dá a serenidade da luz. No fundo trata-se da intenção de alcançar uma alegria serena, um risco em segurança. Consegue compreender esse tipo de alegria? Pense nisso… Agora você entende, não é verdade?

Ambientes que geram convicção

A cor preta ocupa 60% do espaço, o laranja 30% e há 10% de brancos. Neste caso a cor de destaque é o preto complementado pelo laranja. A intenção de escolher estas cores e proporções gira em torno de uma grande segurança, um pouco dissimulada, e de uma convicção profunda. Quem utilizar este espaço vai conseguir que as suas propostas sejam aceites, quase somente pela convicção de que se rodeia.

Céu e a terra, a água e o mar

Casas de banho modernas por Paolo Fusco Photo
Paolo Fusco Photo

NEAR Architecture, San Paolo, Rome

Paolo Fusco Photo

O azul é uma cor que, quanto mais claro é, mais profundo se torna. A intenção aqui é tornar as paredes aparentemente altas e a casa de banho mais clara e espaçosa. Neste projeto há ainda um efeito adicional, que é o piso rústico em castanho. A paz e a tranquilidade neste espaço vêm da inspiração do céu e da terra, da água e do mar.

Descubra a intenção!

Cozinhas ecléticas por MARIANGEL COGHLAN

Na verdade a intenção não se expressa apenas pela cor. Neste projeto a intenção é mostrar a realidade total, e com sombras geradas transmitir serenidade, alegria, paz e fidelidade. É uma expressão simbólica do amor pela vida e da sua história. As zonas escuras não são mais do que a beleza do trabalho de anos passados. A arte clássica está na alma da árvore que deu a madeira para expressá-la.

Descubra você a intenção deste cenário, complemente o argumento da intenção com mais do que simplesmente a cor, descubra o que o designer queria agarrar com as suas mãos ’.

Se a intenção é curar use roxo

Quartos modernos por LEMONBE

Aqueles que escolhem esta cor têm com certeza a intenção de curar, de sanar qualquer mal de alma ou de corpo, mesmo que não o saibam. O roxo é composto por vermelho e azul. O sistema vermelho de um corpo doente precisa de informações que vêm do sistema azul para se curar, como as veias e as artérias de um corpo; agem em equilíbrio. Após a cura, certamente irá comprar algo em rosa e branco para complementar ou contrastar.

Se o equilíbrio e a seriedade são a intenção, use cinzento

Escritórios e Espaços de trabalho  por Granit Architects
Granit Architects

Broadgates Road

Granit Architects

Com o cinzento nem tanta pureza, nem tanta dureza, a intenção é o equilíbrio. É uma cor neutra, com igual proporção das cores que o compõem. É formal e sério, muito bom para escritórios, para quartos de estudo e para receções, ou escritórios de assessoria, pois transmite seriedade e rigor.

Hoje ficamos por aqui, mas se quer saber mais sobre a aplicação de cor nos seus espaços não deixe de ler ’Formas fantásticas de dar cor à sua casa’.

Que cores há em sua casa? Diga-nos a sua intenção!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!