Cercas e vedações: algumas propostas

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

Fevereiro é um mês ideal para lançar as primeiras sementes e também para repensar o jardim. E para nos distrairmos do frio, voltamos ao assunto mais divertido do Inverno: preparar a sua casa para a Primavera!

Depois de lhe falarmos de jardins com  lagos artificiais, o nosso livro de ideias de hoje é dedicado a cercas e vedações também para o jardim ou o quintal lá de casa. Essenciais para garantirem privacidade, protegerem contra os ruídos, as cercas e vedações têm que ser pensadas consoante a área do espaço que quer proteger, a durabilidade e a resistência dos materiais e claro, o seu gosto.

Acompanhe-nos no nosso catálogo de ideias com alguns dos especialistas na matéria e escolha a melhor cerca para o seu jardim. O seu pequeno oásis merece ser protegido e transformado num retiro relaxante para fugir da agitação urbana. Não concorda?

Protecção natural

Arquitectura paisagista é também a arte de trazer a natureza para a nossa casa, de forma harmoniosa e equilibrada. Esta vedação incorpora de forma exemplar a paisagem natural que a rodeia. A escolha recai na madeira, mas são as formas esculpidas na matéria-prima que impressionam e nos lembram o contorno e o movimento dos troncos das árvores.

Oásis verde

Um projecto assinado pela paisagista brasileira Gigi Botelho, na Villa Conceição, e que une várias opções na hora de decidir como proteger o jardim. Naquilo que podia ser um simples muro pintado a branco, Gigi Botelho identificou um espaço para inserir um jardim vertical, cheio de diversidade natural, uma área de arrumação/decoração usando estantes de madeira,  uma parede de pedra e madeira para melhor enquadradar a pequena piscina que completa o espaço. O resultado são vários tons de verde, combinados com a madeira e outros pormenores decorativos que se espalham por um espaço muito acolhedor.

Privacidade vertical

Um jogo de três opções, todas elas muito comuns, mas normalmente não combinadas: pedra, madeira e cerca natural. Uma estrutura de três andares para aumentar a privacidade.

Jardins suspensos

Varanda, marquise e terraço  por Biotecture
Biotecture

RIBA Roof Terrace, Portland Place

Biotecture

Desta vez a opção do jardim suspenso foi tida como única, para revestir os muros deste jardim. Uma adaptação da tradicional cerca natural, mas entre muros, solução ideal para tornar mais refrescantes dias de calor intenso.

Funcionalidade urbana

Jardins modernos por Earth Designs
Earth Designs

Party garden in Sevenoaks, Kent

Earth Designs

Uma proposta para um espaço mais pequeno em zonas urbanas. Esta cerca em madeira oferece privacidade, para além de constituir uma aposta no que diz respeito à durabilidade e resistência. Uma sugestão para instalar em terraços exteriores e jardins limitados.

Outra alternativa bastante comum é a instalação de vedação em painéis de vidro; bons para isolar o som e proteger contra as adversidades climatéricas. Neste caso, complementado pela plantação de flores, que adicionam privacidade ao espaço.

Perspectiva moderna

Uma proposta um pouco mais austera e contrastante, com uma aura moderna: cerca em aço inoxidável. Uma escolha bastante inteligente, resistente ao clima, com extrema durabilidade, oferecendo ainda imensas possibilidades de personalização. Neste caso, destacam-se as texturas onduladas, um detalhe esteticamente interessante.

Diálogo com a natureza

Moradia Privada: Jardins rústicos por OpenGreen
OpenGreen

Moradia Privada

OpenGreen

Um projecto da equipa portuguesa de arquitectura paisagista Open Green, este jardim privado foi desenhado a pensar também na sua ligação com a mata, com a paisagem. Por isso a escolha recaiu numa cerca tradicional em troncos de madeira, protegendo o jardim, mas permitindo a comunicação com a envolvência.

Durabilidade e resistência

Uma alternativa às cercas em ferro ou em madeira pintadas, as cercas em plástico ou PVC requerem pouca manutenção, e são facílimas de instalar.

Paisagem natural, paisagem moderna

Mais uma vez os tons terra combinados com o verde da natureza. O que vemos deste lado da vedação de pedra — a mancha verde — repete-se no exterior, fazendo do edifício um elogio à natureza. A opção podia ter sido por uma cerca em pedra simplesmente, mas preferiu a multiplicação de plantas naturais, que se enquadram lindamente no cenário. Um projecto de um dos maiores especialistas em paisagismo moderno, o objectivo de Hanazaki, pode ler-se no seu perfil, é extrair da natureza  formas, cores e texturas que pelas suas mãos se traduzem em paisagem moderna.

Qual das nossas sugestões se adequa mais ao seu jardim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!