Cozinhas minimalistas por canatelli arquitetura e design

Uma pequena casa cheia de comodidades

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Neste livro de ideias, vamos conhecer uma pequena casa da autoria do gabinete de arquitectos brasileiros Canatelli Arquitectura y Design. Este grupo dedica-se a renovar espaços através de uma visão muito particular da arquitectura e design de interiores. Com um ambiente fresco e sem grandes exageros, a casa privilegia a simplicidade, a luminosidade e a naturalidade dos materiais. 

A implantação desta casa no terreno é um tanto particular. A moradia é semi-geminada numa das suas laterais. Na outra lateral, existe um espaço maior e um agradável jardim.

A fachada traseira

Como mencionado, esta casa tem um agradável jardim na sua parte traseira que surge através do espaço existente entre ela e a casa vizinha. Talvez seja esse o motivo pelo qual a fachada traseira é mais significativa dentro da composição. Sobressai, no projecto, o telhado de duas águas, assim como as aberturas simples com portas de correr que integram o espaço o espaço interior com o jardim.

A lateral

A casa está localizada num terreno completamente horizontal que não apresenta desníveis. O piso da parte exterior é revestido com tijoleira. O corredor lateral foi utilizado como passagem até ao jardim. Um pequeno beiral feito em metal cobre uma pequena parte desse espaço de transição. O verde do jardim vai tomando conta do espaço à medida que o corredor acaba. 

A fachada frontal

Não restam dúvidas: depois de vermos a fachada traseira, depressa chegamos à conclusão de que esta é a parte secundária da casa. O espaço para relaxar e conviver está, sem dúvida, na parte detrás do imóvel. 

A frente integra apenas os acessos à casa, de forma concreta e discreta. A escolha de materiais parece acertada pelo seu contraste com a vegetação. A argila no piso dá-nos a impressão de que a casa está construída directamente sobre a terra.

A cozinha

Uma cozinha pensada ao centímetro, com acabamentos muito simples e bem escolhidos. O piso em cerâmica prolonga-se para revestir o rodapé sobre o qual se apoiam os armários brancos com puxadores subtis em cada uma das portas. 

As pequenas janelas combinam com as proporções dos móveis, sem disputar o protagonismo. A parede é revestida com ladrilhos vitrificados que emprestam cor à cozinha com o seu elegante verde neutro.

Toques que fazem a diferença

A madeira deixada no seu estado mais rústico e natural é, sem dúvida, tendência, mesmo nos ambientes minimalistas e modernos. Nesta cozinha, optou-se por um balcão em madeira natural que se harmoniza na perfeição com o mosaico que reveste a parede. As cadeiras brancas vêm trazer leveza ao conjunto e simplificar o quotidiano.

Um belo conjunto

O balcão separa a cozinha da área social sem gerar uma barreira. É um móvel alto e estilizado ao qual se une uma superfície de trabalho mais baixa para a área da cozinha. A luz no espaço entra em generosos caudais por via da janela com portas de vidro deslizantes. Cada um dos elementos foi desenhando levando em consideração a nobreza dos materiais que o compõem.

Detalhes de decoração

Os corredores são espaços, muitas vezes, descurados, embora sejam necessários. Este corredor não se manteve totalmente vazio. Ao fundo, colocou-se um pequeno aparador e um conjunto de espelhos, tornando esta área de passagem mais apelativa. Ainda assim, a circulação faz-se sem constrangimentos e a decoração não prejudica a funcionalidade do espaço. De salientar a tonalidade do piso em madeira que torna o ambiente mais confortável.

Detalhes da casa de banho

Esta casa de banho está cheia de pequenos detalhes que a tornam especial. A parede foi revestida com um papel de parede que lembra um rendado. A superfície de madeira sobre a qual está apoiado o lavatório foi colocada entre duas paredes e contém uma série de detalhes que alegram a atmosfera. O espelho é uma peça especial que sobressai na composição.

Uma casa de banho especial

E para finalizar esta visita guiada virtual, visitamos a casa de banho principal da casa. Uma divisão muito especial e moderna onde os materiais foram escolhidos e posicionados para gerar impacto, como é o caso da parede de tijolo destacada por detrás do espelho. Foi usada uma iluminação lateral para fazer sobressair a irregularidade da pedra. A bancada de mármore branco é simples, elegante e delicada.

O que acha deste projecto? Deixe-nos o seu feedback. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!