O tijolo aplicado na arquitectura!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

O tijolo é nada mais nada menos do que um produto cerâmico, de tom alaranjado e em forma de paralelepípedo que é comummente usado na construção civil e é considerado um dos principais materiais para a mesma.  O tijolo tradicional é fabricado com argila cozida e pode ser maciço ou furado. Normalmente os furados servem para a construção de paredes e espaços mas não ficam à vista, pois posteriormente são rebocados. servindo simplesmente de estrutura. Existem ainda outros tijolos, a que vulgarmente apelidamos de tijolo burro ou de argila maciça que esses sim, servem de revestimento e forram fachadas e casas na sua totalidade.

Em Portugal é uma técnica usada com regularidade, sendo aplicada em partes ou num projecto arquitectónico na sua totalidade . Venha daí e fique a conhecer como este material é aplicado ..

Arquitectura tradicional

Jardins  por Emmett Russell Architects
Emmett Russell Architects

The Old Rectory, Wolvesnewton

Emmett Russell Architects

Podemos considerar o tijolo um material tipicamente tradicional e completamente associado a projectos de arquitectura desse mesmo género. A imagem mostra-nos como pode ser aplicado na totalidade de uma habitação. Se olharmos com atenção podemos ainda perceber que existe uma mistura entre tijolos de argila e blocos de pedras cortados nas mesma dimensões e completando assim toda a fachada. Toda a zona exterior de muros e zona de jardim foi construída no mesmo material.

Arquitectura moderna

Quando achamos que o tijolo só é escolhido para revestimentos e construções mais tradicionais e clássicas enganamos-nos tremendamente! A arquitectura da imagem não é portuguesa mas é o suficiente para entender que um material dito mais tradicional, não tem de ser aplicado exclusivamente a projectos de habitações simples e casuais. O engraçado neste projecto de linhas arrojadas, é mesmo a mistura de contrastes entre a forma moderna e o material tradicional.

Em edifícios

Terraços  por Emmett Russell Architects
Emmett Russell Architects

Alwyne Place, Islington

Emmett Russell Architects

Este material também é usual em edifícios de vários andares contrastando com caixilharias, varandas mais modernas e grandes vãos de janelas criando sempre um contraste entre a tradicionalidade característica do material com outros princípios arquitectónicos. Na imagem vemos provavelmente, uma requalificação do edifício com interiores renovados e janelas e portas mais modernas e mais eficazes.

No exterior

Salas de jantar  por Emmett Russell Architects
Emmett Russell Architects

Lilyville Road, Fulham

Emmett Russell Architects

Quando aplicado no exterior e visualização interior pode ser como a da imagem. Sendo sempre visivel o contraste entre elementos mais modernos e o tradicional tijolo de argila. 

Não foi referido ainda mas o tijolo tem muitas propriedades e vantagens que o poderão fazer mudar de ideias na hora de escolher o material ideal. As vantagens são: bom isolador térmico e acústico e bom em relação à protecção da humidade.

No interior

Esta imagem é o interior da primeira imagem que lhe mostrámos. Aqui foi criado um jogo de cheios e vazios ao mesmo tempo que se brincou com a entrada de luz natural e ventilação.

Pedras aplicadas como tijolo

O projecto de Monterei é um projecto de mão nacional, eles são a Reflexões Contemporary Deisgn. Nesta arquitectura houve uma mistura de materiais exteriores aplicados de maneira idêntica a paredes de tijolo. As pedra de diferentes espécies e de diferentes tamanhos são colocadas de forma desencontrada e criam muro e revestem parte de paredes exteriores e interiores. Poderá ver todo o projecto aqui.

Pedra em forma de tijolo

PT - Perspectiva Noroeste EN - Northwest Perspective FR - Perspective Nord-ouest: Casas modernas por Office of Feeling Architecture, Lda
Office of Feeling Architecture, Lda

PT – Perspectiva Noroeste EN – Northwest Perspective FR – Perspective Nord-ouest

Office of Feeling Architecture, Lda

Imagem 3D de um projecto arquitectónico de linhas extravagantes da autoria da OFFA Arquitectura onde é aplicada pedra em forma de tijolo de forma parcial no exterior e em toda a zona de estar junto à piscina.

Num remodelação

Porta de Entrada:   por Nuno Ladeiro, Arquitetura e Design

A Casa do Chapéu Virado faz parte de um projecto de remodelação de autoria portuguesa. Nuno Ladeiro restaurou esta casa unifamiliar mantendo a traça original da mesma. Para isso deixou as paredes em pedra existentes valorizando-as. Apenas as limpou e as realçou com a colocação de flores trepadeiras e vasos modernos. Veja todas as imagens antes e depois deste fantástico antes e depois.

Conheces exemplos onde o tijolo é aplicado como parte integrante da arquitectura e dos interiores?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!