Moradia Unifamiliar Alentejo: Casas minimalistas por QUADRANTE Arquitectura

O poder do Feng Shui nas salas de estar!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

O artigo de hoje não lhe vem mostrar projecto de arquitectura nem o poder das cores nos interiores. Desta vez vamos falar do poder do Feng Shui numa divisão especifica da casa, a sala de estar. A tradução à letra do termo Feng Shui é vento e água, mas que segredos esconde esta antiga arte chinesa? Há vários milhares de anos esta arte surgiu na China e tinha como objectivo principal viver em harmonia com a terra, obtendo os maiores benefícios em perfeito equilíbrio com a Natureza, como a paz e a prosperidade. Os seus princípios e leis foram desenvolvidos ao longo dos séculos e transmitidos oralmente de mestre para discípulos. Inicialmente apenas os imperadores e classes mais privilegiadas praticavam esta arte. Ficou provado que o Feng Shui ajudava a melhorar a vida das pessoas, pois através do seu uso era possível harmonizar os lugares onde viviam, devido ao estudo da natureza, da paisagem e dos seus ciclos.

Os segredos desta arte foram todos publicados e hoje em dia a sociedade ainda se rende e se deixa guiar por regras ancestrais. Ficou curioso?

Exemplo 1

Salas de estar rústicas por ÁBATON Arquitectura
ÁBATON Arquitectura

CASA TRANSPORTABLE ÁPH80

ÁBATON Arquitectura

Com base nos cinco elementos:  madeira (木),  fogo (火),  terra (土),  metal (金) e  água (水) o Feng Shui acredita na existência de uma energia vital positiva, Chi, que se move com o vento e se armazena na água e cujo fluxo se modifica pela forma e  organização do espaço, os pontos cardeais e a meteorologia. A partir do momento em que o Mestre Yang Yun Sang publicou os segredos desta arte a toda a sociedade nasceram duas escolas diferentes: a Escola da Forma e, mais tarde, a Escola da Bússola. Na sequência desta arte para mobilar o interior das casas, deve-se entender e facilitar a circulação do Chi (energia positiva) nos espaços,  pois a energia entra num espaço e desloca-se através de ondas suaves antes de sair por uma porta ou janela. 

A imagem mostra um bom exemplo desta energia positiva no espaço usufruindo dele ao máximo. O Feng Shui não é um grande amante de televisão, por isso, e se tiver televisão na sua sala de estar arranje uma solução para que o consiga ocultá-lo se não estiver a usar.

Exemplo 2

Sala Comum_Zona de Estar: Salas de estar modernas por Traço Magenta - Design de Interiores

A peça principal de uma sala de estar é o sofá, já que nos encontramos na divisão da casa mais vocacionado para o encontro, diálogo e convívio social. Os elementos que regem este espaço são a Terra e a Madeira e as cores preferíveis não devem ser escuras, sendo aconselhável o uso de tons de pastel e cores claras. Devem-se evitar paredes brancas ou pretas e tentar criar um design que se harmonize com as cores dos cinco elementos.

Atente como as plantas oferecem ao espaço um ambiente cheio de boas energias.

Exemplo 3

Moradia Unifamiliar Alentejo: Casas minimalistas por QUADRANTE Arquitectura
QUADRANTE Arquitectura

Moradia Unifamiliar Alentejo

QUADRANTE Arquitectura

A energia entra num espaço e desloca-se através de ondas suaves antes de voltar a sair por uma porta ou janela. Quando o Chi, a energia positiva, flui livremente nos interiores de nossas casas, os moradores ou as pessoas no seu interior experienciam uma sensação muito agradável e serena. Portanto, as portas interiores e os móveis devem estar dispostos de maneira a que o fluxo circule por todo o espaço antes de voltar a sair. Deve-se evitar espaços livres voltados para a porta principal de casa já que o Chi se pode escapar rapidamente. Positivos são os espaços que têm apenas uma entrada, aproveitando assim, bem a energia do Chi.

Exemplo 4

Na sala de estar, a localização e a orientação dos sofás é uma questão fundamental. Primeiramente esta divisão deveria ser isenta de meios de distracção, como televisões, aparelhagens e jogos de computador, promovendo assim a conversa e o diálogo entre a família. Colocar os sofás virados entre si, formando um circulo como pode ver no exemplo desta imagem, promoverá muito mais facilmente esta energia de que tanto falamos – o Chi – no espaço ainda que deve estar um certo distanciamento para promover a fluidez das ondas de energia.

lareira acaba por ser o centro das atenções e onde a família ao fim do dia se aproxima confortavelmente.

Exemplo 5

Deve existir sempre muita organização e ordem, não só nesta divisão, mas em todas. A ordem permite percepcionar o espaço de uma maneira diferente e não perder energias a olhar para onde não deve e a ter de arrumar tudo antes de poder sentar-se a relaxar. As cortinas permitem obter a privacidade e a escuridão que necessitar e ainda impedir visualmente que o chi fuga se abrir a janela. Centrado com a janela de grandes dimensões, é possível ver uma orquídea que estimula o bem estar e realça o equilíbrio de toda a atmosfera.

Exemplo 6

A sala de estar deve ser sempre bem iluminada, preferencialmente com boa luz natural e sempre adornada de boas opções de luz artificial.  O objectivo é sempre criar uma sala de estar o mais confortável possível e todos móveis e decoração que aumentem essa sensação são muito bem vindos. 

Ainda assim há sempre uma centralidade intrínseca na sala de estar.. existe uma mesa de apoio e todos os sofás estão à sua volta, isto quando não se dá prioridade ao móvel de televisão. Assim sendo, todos os móveis devem ser colocados à volta criando um circulo dinâmico onde todos conseguem ver-se e conversar de forma simples e directa. Repare como os tons terra e quentes, apesar das paredes e tectos brancos, que deveriam ser evitados, deixam o espaço com o ar tão convidativo e bem iluminado. Não é por acaso que este projecto de interiores de Ana Rita Soares se chama Family Room.

Estava a par desta arte ancestral chinesa? Vai pôr em prática?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!