Homify 360º – Casa do Miradouro

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

O artigo de hoje é mais um espectacular homify 360º e o melhor é ser um projecto implementado na nossa querida ilha da Madeira. O autor é Dirk Mayer, ele é um arquitecto de origem alemã que cedeu aos belos encantos desta ilha da e lá abriu um atelier de Arquitectura e Design em nome próprio. 

No seu atelier têm desenvolvido projectos sobretudo de carácter privado, sendo os projectos de reabilitação, turismo rural, hotelaria, edifícios residenciais, recuperação e remodelações, os seus principais alvos. Todos os seus projectos têm uma forte ligação à ilha da Madeira nomeadamente devido às suas condições climatéricas, topográficas, culturais e históricas. Tal como em casos anteriores que já aqui lhe demos a conhecer, também Dirk Mayer se preocupa com o atendimento que presta aos seus clientes, traduzindo-o de uma forma eficaz e próxima, ocupando-se não só dos projectos de arquitectura em si, mas também prestando auxílio no que diz respeito à escolha do terreno mais adequado ou no preenchimento de burocracias. O seus projectos tem uma dimensão pequena e estão enquadrados num contexto regional muito específico, venha daí e espreite o o projecto Casa do Miradouro.

A localização

A Casa do Miradouro encontra-se implantada em Ponta Delgada na ilha da Madeira e é um complexo que engloba dois estúdios. O objectivo aqui foi o de quebrar volumes, criando assim diferentes espaços, terraços, zonas exteriores cobertas e pátios. As duas unidades são separadas mas formam uma unidade e aproveitam plenamente as fantásticas vistas ao longo da costa norte da Madeira. A habitação está orientada para norte, tendo uma fachada envidraçada virada a sul, que permite aproveitar o sol no inverno. Veja ao que me refiro na imagem em baixo.

A arquitectura

A casa está localizada numa área privilegiada tendo vistas fabulosas sobre a costa e o mar, tarefa que acaba por não ser difícil visto a ilha ser relativamente pequena. É claro que há casas que tem melhor ou pior vistas, mas se já visitou a Madeira sabe ao que me refiro. No caso desta habitação, existia uma área considerável de terreno à sua volta que permite a implantação de uma piscina, jardim com grande relvado e vasto espaço para aproveitar e relaxar no exterior. A opção de ter muitos espaços envidraçados permite também uma forte ligação com o mar e com a paisagem em plenitude.

A entrada

A entrada principal desta moradia faz-se forma lateral e como pode facilmente verificar as paredes que formam este hall exterior são obliquas, formando uma espécie de triângulo em que a parte mais larga convida à entrada e ao fundo, o rectângulo estreito vertical se apresenta como uma tela de paisagem idílica que vai mudando consoante a hora e o dia. O chão é revestido a placas de madeira onde também é notória a direcção das peças. Estas fazem um ângulo de 90º com as também, peças em madeira da porta da entrada.

A entrada – outra prespectiva

Uma imagem em detalhe que mostra ainda a entrada principal e onde é possível ver a relação entre o objecto arquitectónico e a paisagem envolvente. Para além da escolha dos materiais que mais uma vez mais foi influenciada pelo contexto natural envolvente: madeiras e pedras.

A zona de refeições

Considerada um tesouro devido às suas avassaladoras e arrepiantes paisagens, a ilha da Madeira, é já um destino tão popular entre estrangeiros, particularmente alemães. Sem dúvida que Dirk Mayer soube usar as belíssimas características da ilha a favor do seu projecto, resultando numa habitação moderna inserida numa paisagem pura e sublime. 

Na imagem é visível uma extensão do piso interior para o exterior proporcionando uma agradável zona ao ar livre, propicia a refeições e a horas de leitura.

O piso térreo

O piso térreo é caracterizado por uma zona ampla onde através dos seus elementos se consegue distinguir uma e outra área. Refiro-me à sala de estar, jantar e ainda à cozinha. As escadas de ferro preto e degraus em madeira fazem a ligação ao andar superior e fazem parte, além de estrutural, também parte decorativa do espaço, apresentando-se assumidamente.  O chão é de cimento afagado e foi deixado no seu tom natural. 

Nesta perspectiva espacial é ainda possível identificar a lareira de duas frentes, colocada de esquina e ainda o bloco em madeira de altura média que separa a zona da cozinha e que do lado oposto é composto por bancada de cozinha e armazenamento.

A cozinha

Este módulo vs ilha de cozinha divide o espaço ao mesmo tempo que torna a cozinha numa divisão aberta e em contacto directo com toda a sala de jantar e estar. Apesar da habitação ainda não se apresentar mobilada, concluímos que é, realmente esta ampla área ocupada por salas e cozinha.

Casa de banho 1

Existem pelo menos duas casas de banho neste complexo habitacional às quais tivemos acesso a nível fotográfico. Em ambas as imagens existem duas janelas com vista para a ilha verde e um móvel com 2 lavatórios circulares iguais. A única coisa que as distingue, é que uma tem banheira e outra base de duche. O revestimento do chão apesar de ser feito com o mesmo material é de cores diferentes. Um em tons terra e outro em tons mar. Ambas as cores fazem sentido visto estarmos numa ilha.

Casa de banho 2

Verifique aqui as ideias que referi em cima. Atente também para o espelho que foi colocado paralelamente à janela e o qual tem exactamente as mesmas dimensões. Dá-lhe um ar original enquanto ao mesmo quase o faz optar pela vista da paisagem ou pela sua imagem reflectida no espelho!!

Quarto

O único exemplo fotográfico do quarto é feito através desta imagem. Percebe-se de imediato como a cama é o objecto principal do espaço e como a própria estrutura tem força e causa impacto no interior. A estrutura da cama é constituída por 2 zonas, a zona do colchão e outra aos pés da cama que depois de revestida será uma espécie de sofá.

Com a mesma largura da cama, foi revestida num material diferente do restante pavimento, uma zona que marca mais ainda este objecto estrutural neste espaço.

Se tem vontade de ver mais artigos deste género, espreite os seguintes, são todos nacionais!

Homify 360° – casa Portuguesa em betão

Homify 360°: Reabilitação em edifício Pombalino

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!