Balcões de cozinha – 10 ideias fabulosas

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

A cozinha é o centro da nossa casa, disso ninguém tem dúvidas. É a mais utilizada e frequentada das divisões, e por isso é também a que mais se suja e desarruma. A forma da nossa cozinha diz muito de nós, e da nossa família. Se há filhos, se há animais de estimação, se gosta de cozinhar ou se só aquece comida no microondas… O estilo e o tamanho da cozinha reflete tudo isso. E há cozinhas para todos os gostos!

E quem fala de cozinhas fala de salas de jantar, o seu complento natural. Mas nem sempre é possível, ou desejável, que sejam divisões separadas. Muitas vezes a falta de espaço torna-as num só. E mesmo quando há os dois compartimentos, as refeições rápidas acabamos por as fazer na cozinha, certo? Para isso utilizam-se os balcões de cozinha! Sejam prolongamentos da bancada, ou móveis em separado, os balcões são suporte para eletrodomésticos, superfícies de preparação de alimentos e claro, mesas de refeição.

Em madeira, pedra, aço inoxidável, ou qualquer outro material, os balcões são o complemento ideal para a sua cozinha, e fazem parte integrante do seu estilo. Por isso se vai construir a sua casa, ou pretende renovar um espaço que está mesmo a pedir mudança, informe-se sobre os materiais, estude o espaço que tem, explore o nosso site e, hoje, veja as nossas sugestões. 

Ou então espreite só porque gosta de espaços bonitos, e pode ser que fique inspirado com um destes dez balcões de cozinha fabulosos!

Em tom industrial

Uma decoração de cozinha moderna, com um toque industrial, que se nota na predominância dos metais e na coluna à vista, a fazer lembrar um carril de comboios. O conceito foi criado pelo gabinete XYZ Arquitectos Associados, do Portoe é deslumbrante no todo e em cada pormenor. Os tons de cinzento predominam, e são conjugado com o creme dos armários, suaves e discretos. No campo da iluminação, os candeeiros escolhidos são perfeitos para este espaço. O balcão, em continuidade à bancada da cozinha, é em pedra cinzenta muito escura, e é perfeitamente acompanhado por umas modernas e originais banquetas! Adoramos!

Uma cozinha de sonho

Cozinhas modernas por Diane Berry Kitchens
Diane Berry Kitchens

MR & MRS SHEPHERD'S KITCHEN

Diane Berry Kitchens

Este espaço criado pelos designers de cozinha Diane Berry Kitchens, do Reino Unido, é um casamento perfeito entre o moderno e o rústico, resultado da recuperação de um espaço antigo. A cozinha é ampla e luminosa, com vigas e portas de madeira rústica. O piso é uma mistura muito bem conseguida entre a pedra original e a madeira colocada durante a renovação, para conseguir a extensão da área. O mobiliário é moderno, de linhas direitas e superfícies lisas e polidas, que facilitam a limpeza. 

O balcão é em ilha, comprido e muito funcional, com imenso espaço de arrumação. Termina numa pequena mesa de refeições com uma elegante curvatura e é complementado com duas cadeiras estofadas em amarelo, que conjugam muito bem com o tom das madeiras. Um sonho, não?

Uma cozinha moderna

É uma ideia muito vanguardista, esta que lhe trazemos da Russia! A parede de fundo, onde se encrustam armários de cor azul profundo, é em paineis cinzentos de uma simplicidade desarmante. Áreas em madeira supreendem e criam um contraste interessante, quebrando a monotonia do industrial com um toque de natureza. Uma espreguiçadeira branca e uma grande carpete negra dão ao espaço um toque de descontração normalmente presente apenas em salas de estar.

 O balcão a fazer ilha é também cinzento e azul, com superfícies lisas e direitas, fazendo um L com uma mesa em madeira. Tudo subtilmente iluminado com focos escondidos.

Uma ideia para cozinhar e conviver!

Já foi um celeiro!

Numa fantástica transformação, que nos chega de terras de Sua Magestade, temos uma casa feita a partir de um antigo estábulo, e no presente caso, a cozinha. A decoração escolhida é clássica com um toque rústico dado pelo madeirame do teto. O branco predomina neste design de cozinha, apenas quebrado pelo castanho escuro das vigas e o castanho claro do pavimento. A zona do lava loiça é inteligentemente revestida a azulejos branco, para facilitar a limpeza. O relógio, vintage, dá um ar intemporal ao espaço. Tudo muito claro e luminoso!

O balcão em si é em forma de L, é coberto com uma placa de granito cinzento, que não tem o recorte, transformando-se assim numa mesa de pequenas dimensões, sob a qual encaixam as banquetas. Bonito e funcional!

A delicadeza do branco integral

Branco! A cor intemporal das cozinhas! Está por todo o lado nesta ideia bem portuguesa, com exceção honrosa para o chão de madeira. Uma ideia que transmite pureza e higiene, sublimada por um candelabro muito original e cheio de pormenores, a dar um brilho luminoso ao ambiente. O balcão, simples e liso, fica encostado a uma das paredes e és usado sobretudo como mesa de apoio e de refeições.

O charme Londrino!

Cozinhas modernas por Elan Kitchens
Elan Kitchens

London Charm

Elan Kitchens

Esta cozinha fabulosa é parte da recuperação que foi feita numa casa antiga de Londres, e é mais um exemplo do casamento feliz entre o clássico e o moderno. A estrutura da cozinha manteve-se, com as suas janelas interiores muito ornamentadas e de vidro martelado, as suas colunas falsas em relevo e o seus frisos no teto, mas foi tudo pintado de branco, para dar a sensação de limpeza e espaço que era necessária. O chão é de pedra muito escura, num contraste perfeito. Moderno é o mobiliário também branco, mas com as banquetas e as cadeiras em cinzento. Como a sala de jantar e a cozinha são um só espaço, o balcão, também branco e liso encarrega-se de estabelecer a fronteira, ao mesmo tempo que serve para fazer refeições para menos pessoas.

A alegria da cor

O design desta cozinha é nórdico e isso nota-se na simplicidade das formas, e na utilização das madeiras que revestem todo o balcão da cozinha. Na verdade este móvel é totalmente em madeira, à excepção da área de refeições, que é laminada a cinzento. O balcão assume destaque pela sua dimensão, que abrange uma grande porção do espaço da cozinha, mas as banquetas em forma de cadeiras altas, cinzentas, são um promenor muito engraçado. Os móveis, modernos, são brancos e castanhos, de madeira, e na parede frontal estão aplicados sobre tom de beringela. Uma ideia realçada pela iluminação direcionada!

Um toque de dourado

Cozinha com revestimento Santa Helena, Fuoco Collection: Cozinhas modernas por Elements Mosaic
Elements Mosaic

Cozinha com revestimento Santa Helena, Fuoco Collection

Elements Mosaic

Esta ideia de desenho de cozinha é muito interessante. A primeira coisa que puxa o olhar é o painel de azulejos por detrás da zona do lava loiças. Em tons de dourado, foi executado em mosaico de vidro constituído por peças biseladas, montadas sobre rede. Isto transmite uma sensação de fluidez e movimento inegável que vivifica o espaço. O balcão está à frente e é, como toda a mobília, branco. Funciona como mesa de refeições e de apoio, e está posicionado de forma a que durante a refeições os utilizadores estejam de frente para o painel, como se de uma obra de arte se tratásse. Uma ideia clássica que se destaca nos pormenores.

Como aumentar um pequeno espaço

Sala e Cozinha: Cozinhas mediterrânicas por BL Design Arquitectura e Interiores

A cozinha que agora apresentamos é parte de um projecto de remodelação e decoração interior para uma casa em Lisboa. O espaço era pequeno e havia a necessidade de o aproveitar com astúcia, Com esse objetivo escolheu-se este balcão de cozinha todo em madeira, e que faz a divisão entre a cozinha e a sala de estar. O balcão tem, nas faces utilizáveis, uma aba que se pode levantar e que o transforma numa mesa mais espaçosa, sempre que é necessário. Uma ideia simples mas muito inteligente!

Um design despojado

São Bento: Cozinhas modernas por G.R design
G.R design

São Bento

G.R design

Uma ideia simples e acessível, esta que agora apresentamos. Numa cozinha com os móveis em branco instalou-se um balcão com o tampo de madeira, tratada e brilhante, em perfeita harmonia com o pavimento. O pormenor do quadro em lousa dá um toque jovial ao espaço. Um design despojado e fácil de reproduzir, mas que resulta sempre! 

Gostou das nossas ideias, mas quer mais? Veja também o artigo 10 fotos de cozinhas incríveis!

Inspirou-se nestes balcões fabulosos? Não se esqueça de partilhar as suas opiniões connosco na caixa de mensagens!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!