De ruína a sonho de casa de design

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje trazemos-lhe um artigo com um projecto que de certeza que não o deixará indiferente. Imagine uma antiga vacaria num dos bairros mais conhecidos de Barcelona: o bairro Gracia. Um edifício sem uso, em que antigamente existiam vacas, se vendia leite, iogurtes e queijos.. Com o passar do tempo o espaço degradou-se e implorava por grandes remodelações. E foi aí que apareceu o arquitecto Lluís Corbellá com a colaboração de Marc Mazeres para desenhar um novo espaço e função nesta antiga vacaria.

Quiseram mudar os interiores e conservar as fachadas. Sempre com o objectivo de converter a vacaria em uma casa de design, completamente nova, mas procurando conservar o estilo marcado por alguns pormenores. O resultado? Uma vivenda com garagem e pátio, com uma combinação interna de espaços que se comunicam entre si a diferentes alturas. Não o fazemos esperar mais.. veja!

Antes: desastroso

Com o passar do tempo o espaço de vacaria tornou-se um local simplesmente degradado e em ruínas. Como pode ver pela foto,  as condições em que se encontrava o espaço eram bastante más: grandes zonas de humidade e revestimentos a ruir. 

O projecto teve naturalmente de ser começado do zero, dadas as condições em que se encontra o espaço quando os arquitectos chegaram ao local. Depois de ver esta imagem, vai adorar o resultado final…

Depois: o brilho da sala principal

A sala de estar é o que encontramos em primeiro plano nesta foto. Mas na imagem podemos realmente ver um plano praticamente completo de grande parte da vivenda. Os dois andares, a cozinha e a sala de jantar (que iremos ver de outra perspectiva) e ainda a garagem à esquerda. 

Uma imponente casa que aposta nos tons claros e num design moderno e de vanguarda, tão típico da cidade de Barcelona. Os arquitectos decidiram respeitar a estética industrial com as vigas à vista, colunas e revestimento do pavimento.. Uma das casas mais bonitas e acolhedoras presentes na homify!

Fica para jantar?

Com esta perspectiva contrária à foto anterior, apreciamos melhor os detalhes, tal como o pavimento que também potencia este ar industrial. Repare nas cadeiras de plástico branco com estrutura em metal da sala de jantar. Logicamente, o que mais poder de estilo industrial existe neste espaço, é sem dúvida, a cobertura em deste tecto mais baixo revestido a alumínio.

Uma série de detalhes e elementos decorativos, conseguem colmatar o sentimento de impessoalidade e frio deste estilo industrial, tonando-a muito funcional e confortável.

Zonas funcionais e bonitas

Se se fixar na primeira fotografia, repará na parte superior, com uma passagem que liga os dois pisos e que agora que lhe mostramos em maior detalhe. Desde esta perspectiva, vemos também como se utilizou a pedra à vista e se mantiveram as vigas em madeira do tecto. 

Mas sobretudo, apreciamos a maneira como os arquitectos quiseram aproveitar este espaço de altura dupla, como um lugar para dispor os livros da casa, tirando assim, o máximo partido desta zona de passagem. Não só é funcional, como também, esteticamente bonita.

Um oásis !

Sim, é realmente o que está a ver! 

Começaremos esta viagem pelo fundo deste quarto, onde os arquitectos e designers de interiores se decidiram a estabelecer uma casa de banho num espaço transparente, onde podemos apreciar a imponente banheira de design. Um quarto que combina muitos tipos de materiais como a pedra à vista, o alumínio no tecto e ainda a madeira no mobiliário.

O quarto é realmente acolhedor e no qual se voltou a apostar numa atmosfera branca, combinando com a tonalidade do resto da casa.

Um pátio de sonho em pleno centro de cidade

Para terminar este artigo, esperamos que se delicie com este imponente pátio interligado com os interiores. Um pátio de grandes dimensões, mas simples, em pedra e madeira, em que as plantas têm o máximo de protagonismo. E em que na imagem apenas vemos uma pequena parte do mesmo. Pois ele também tem piscina!!

Que mais se poderia pedir? Todo o contexto de parede degastada e mobiliário em madeira e cor negra fazem as delicias dos modernos e contemporâneos habitantes. Ainda com esta foto é possível apreciar as grandes janelas com que costa esta vivenda, daí o seu brilho interior.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!