Mesas de jantar redondas ou quadradas?

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

O artigo de hoje prende-se à questão que pode ler no título: mesas de jantar redondas ou quadradas? Sim, não leu “rectangulares”! Essas hoje vamos deixar de parte, por serem as mais vistas e habituais. Queremos acabar com a ideia de que mesas de jantar quadradas e redondas são difíceis de integrar na nossa decoração, porque não são! Para além de serem mais fora do normal, em grande parte das vezes, permitem-nos um melhor aproveitamento do espaço. Vamos começar por mostrar-lhe 5 mesas quadradas e, de seguida, 5 mesas redondas, todas integradas em salas de jantar. Ficará surpreendido com a decoração de todas estas salas, por isso continue a ler e inspire-se com a homify!

Linhas direitas

Começamos então por mostrar-lhe uma mesa quadrada também de madeira para totalmente diferente, principalmente por não ser de madeira tosca. O truque utilizado na decoração da sala de jantar anterior – a utilização de diferentes cadeiras e/ou bancos para quebrar a monotonia – é também um truque utilizado na decoração desta cozinha e zona de refeições. As cadeiras amarelas são o ponto de cor presente neste espaço.

Rústica

De seguida, mostramos uma sala de jantar cuja melhor palavra para a descrever é “rústica”, assim como a mesa de jantar. Conseguimos identificar um lado rústico na mesa quadrada de madeira tosca, nos bancos e até mesmo na porta que separa a sala de jantar do resto da casa. O lado moderno está, sem dúvida, presente no candeeiro preto, na parede cinzenta e nas cadeiras brancas. Esta mesa quadrada chega para pelo menos 9 pessoas almoçarem ou jantarem e é interessante a forma como são usados assentos diferentes para quebrar uma certa monotonia que se possa criar pela mesa ser quadrada. Todo o espaço grita harmonia e é um todo, por todos os elementos se interligam ainda que pertençam a estilos diferentes. Um projecto fantástico do atelier DROM LIVING

Ampla

Salas de jantar rústicas por Ardesia Design
Ardesia Design

Chalet Gstaad

Ardesia Design

Esta é uma mesa quadrada que, para além de ser ampla, está perfeitamente enquadrada com todo o espaço. Em primeiro lugar, o tapete, também quadrado, serve como uma moldura da mesa e delimita o espaço da mesa de jantar, ou seja, zona de refeições. Por outro lado, o candeeiro escolhido pelo atelier Ardesia Design, não podia ter sido mais indicado! Iluminação suave e adequada e com o tamanho ideal para toda a mesa.A conjugação entre o tom da madeira e o preto está também muito bem feita.

(Parece) Pequenina

Passamos então a uma mesa de jantar quadrada que, de certa forma, nos faz lembrar as mesas dos restaurantes, que são usadas para servir duas pessoas, no máximo quatro. Mas não se iluda! Aparentemente esta mesa é apenas uma mesa simples quadrada mas, se reparar bem, dá para a abrir, tornando-se então numa mesa extensível rectangular, que pode ser usada por muito mais gente quando, por exemplo, recebe pessoas em casa! O resto da decoração desta zona de refeições e cozinha está também muito original! A começar pelo tapete às riscas e terminado na parede cor-de-laranja… Tudo tão diferente e tão bem conjugado!

Branca

Uma mesa branca, simples e eficaz! Quando olha para esta sala de jantar o que é que lhe chama mais à atenção? As riscas, sem dúvida! E porque não podemos tirar o protagonismo a este fantástico papel de parede às riscas brancas e azuis, nada melhor do que uma mesa branca que, para além de combinar perfeitamente, não nos tira a atenção da parte principal da decoração!

Clássica

Apartamento em Sintra: Salas de jantar modernas por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento em Sintra

MUDA Home Design

Uma mesa branca, simples e eficaz! Quando olha para esta sala de jantar o que é que lhe chama mais à atenção? As riscas, sem dúvida! E porque não podemos tirar o protagonismo a este fantástico papel de parede às riscas brancas e azuis, nada melhor do que uma mesa branca que, para além de combinar perfeitamente, não nos tira a atenção da parte principal da decoração!

Um toque de cor

Agora não temos uma mesa branquinha mas sim uma mesa cor-de-laranja! Um toque de cor e a alegria para a nossa refeição. É de facto, uma mesa pequena que não dá para muita gente e é, por isso mesmo, ideal para uma casa de um casal apenas. Por outro lado, é uma mesa que dá mesmo para “arrumar” a um cantinho, sem que ocupe muito espaço da divisão.

De vidro

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de jantar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Passamos então a uma mesa de vidro redonda conjugada com fantástico tapete redondo também. Se queremos um tapete mesmo fofinho, daqueles que nos dão imensa vontade de nos deitar em cima deles, nada como escolher um tapete com uma textura tipo “pêlo de coelho”, como se vê na fotografia, esta sala tão bem decorada por Tiago Patrício Rodrigues. A mesa de vidro e as cadeiras, bem à moda dos anos 60, com o encosto e assento em palha natural indiana, como tanto se via, estão em perfeita harmonia com este tapete. É curioso como resulta tão bem e se torna tão actual e contemporâneo. Dificilmente encontrará tapetes tão confortáveis e acolhedores como este!

Pequenina

Sala de jantar  por Wharfside Furniture
Wharfside Furniture

Retro Corian Dining Table

Wharfside Furniture

Outra mesa pequenina mas muito moderna! Haverá mais moderno do que algo a preto e branco? Parece contraditório mas é isso mesmo! Uma mesa redonda preta conjugada com cadeiras brancas dão um ar muito moderno à sua casa, como vê na fotografia!

DIY

Cozinha  por Amber Design
Amber Design

Norweigian Wood

Amber Design

Por último, mas não menos original, temos esta fantástica ideia DIY! Para além das famosas paletes, existem também as bobines! Reaproveitadas e arranjadas ficam perfeitas e autênticas mesas de jantar redondas. Uma ideia económica e fácil para uma mesa de jantar redonda. A decoração desta sala é ainda complementada pelas flores que são sempre a forma mais simples e fácil também de complementar a decoração de uma divisão!

Depois de ler este artigo, qual das mesas mais gostou? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!