Casas modernas por Márcia Carvalhaes Arquitetura LTDA.

7 sugestões para desenhar uma entrada de acordo com as regras do Feng Shui

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Falar sobre Feng Shui é falar sobre prosperidade, harmonia, abundância, riqueza e relações interpessoais sãs. 

Neste livro de ideias, vamos voltar-nos para a porta principal, mas com um olhar mais místico do que o normal. Vamos deixar de vê-la como um simples acesso à casa e atribuir-lhe o papel de abertura a tudo o que pode ter um efeito no interior. É a isto que se propõe esta crença taoísta.

Posto isto, a pergunta que se coloca é: o que fazer para ter uma entrada harmoniosa? Que características são recomendáveis?

Vamos deixar que o Feng Shui responda. Começamos?

1. Um jardim com flores

Jardim  por monica khanna designs
monica khanna designs

Juanapur Farmhouse

monica khanna designs

As flores são duplamente eficazes, quer pela sua cor, quer pela sua naturalidade. O primeiro aspecto é de grande utilidade para atrair a essência de cada elemento representado por uma cor em particular. A sua simbologia tem a ver com a sua natureza conotada com o crescimento, mas não só. É também representação de abundância, estabilidade e até criatividade. 

Então, não perca tempo e plante flores na entrada e nas partes laterais da sua casa, tal como acontece neste projecto do gabinete Monica Khanna Designs

2. Luz e ar: são bem-vindos

Se é raro abrir a porta da sua casa, então deve modificar esse costume. Claro que isso não significa deixar o acesso livre e sem vigilância, pois a segurança é importante. Mas, a porta aberta deixa entrar ar fresco que regenera o antigo e também a luz solar.

O Feng Shui favorece a entrada de ar e a luz recarrega a energia positiva em sua casa. 

Tenha em conta os seguintes aspectos:

1. Coloque pequenas janelas ou painéis de vidro na porta;

2. Para dar as boas-vindas à abundância, assegure-se de que a porta está em bom estado: pintada e sem rachadura e com fechaduras a funcionar;

3. Uma planta de cada lado da porta funciona como activador de energia;

4. Assegure-se de que o nome e o número da casa são visíveis desde a rua e estão bem iluminados; 

3. O Feng Shui e as portas

Segundo o Feng Shui, não é benéfico que, a partir da porta de entrada, se veja a porta traseira da casa, a casa de banho, a cozinha ou um quarto. Se assim for, deve colocar cortinas ou alguma barreira visual. Neste sentido, o vestíbulo converte-se numa área de resguardo que serve como transição entre a rua e o interior. Se se trata de uma casa moderna, acede-se ao hall ou a uma sala directamente. Esta área deve estar limpa e sem obstáculos. O vestíbulo está muito presente em casas de estilo colonial e/ou rústicas. Na construção moderna, não é tão frequente. 

4. O Mapa Ba-Guá

Corredores e halls de entrada  por Aledoconcept
Aledoconcept

Холл в цокольном этаже

Aledoconcept

O Mapa Ba-Guá é uma ferramenta chave muito utilizada no Feng Shui para se saber quais são as partes da casa relacionadas com áreas específicas da vida. De acordo com o Feng Shui, quando sabemos que área corresponde a determinado aspecto da vida, podemos melhorar o ambiente desse local para alcançar os nossos objectivos. 

Neste artigo, estamos a falar sobre a porta da entrada que corresponde à profissão. A esquerda da porta está relacionada com o saber e a cultura e a direita com as amizades. Para activar essas áreas, o Feng Shui recomenda uma fonte ou um aquário pequeno imediatamente depois da entrada, uma luz à esquerda e plantas e flores à direita.

5. As cores da porta de entrada

Jardins modernos por Modulor Arquitectura
Modulor Arquitectura

Vestíbulo de Recepción Exterior A224

Modulor Arquitectura

A entrada principal simboliza a entrada do chi, é a zona das primeiras impressões e aquela onde se produz o primeiro fluxo de energia que entrará sã ou nefasta. Os critérios básicos são que esta zona não seja escura, mas sim bem iluminada. Isto começaria pela escolha de uma porta de cor clara como o branco ou o bege. Tudo deve estar bem arranjado, limpo e tratado. A porta não se deve arrastar, mas sim abrir-se entre 90º a 180º.

6. Entrada em curva e flores de uma cor

Nesta bonita casa, mostra-se a opção de uma entrada em curva que é recomendável em vez de escadas em linha recta já que a energia entra subtilmente e sem choques. Também vemos que as flores são apenas de uma cor, o que é apropriado se se pretende criar uma sensação de paz e de tranquilidade antes de entrar em casa. Escolha flores com um bom perfume, como por exemplo o jasmim. 

7. Mude a porta principal

porta de entrada deve ser bonita para encorajar o bom Chi. Se tiver oportunidade, oriente a sua forma para a direcção da harmonia e da prosperidade para beneficiar desses sentimentos na sua vida e atrair amor, riqueza e felicidade. Evite portas perras ou enferrujadas pois impedem que a energia flua convenientemente. Mantenha o espaço desbloqueado para entrar sem constrangimentos.

Acredita nesta filosofia ancestral chinesa? Vai ter em conta as nossas sugestões?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!