Cozinhas clássicas por Harvey Jones Kitchens

25 bonitas cozinhas que o inspirarão a mudar a sua

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

cozinha será sempre um dos espaços mais importantes da nossa casa. É lá que passamos grande parte do tempo, seja a preparar refeições, a comer, a socializar e até a trabalhar ou a estudar. Por este motivo, é importante que o espaço ofereça funcionalidade e conforto e que seja esteticamente interessante. Existem muitas formas de criar uma cozinha de sonho. Temos que considerar a escolha dos armários, a paleta cromática, os acabamentos, os electrodomésticos e a decoração com todos os seus detalhes. 

Neste livro de ideias, mostramos-lhe 25 cozinhas que o inspirarão a mudar a sua. Veja a nossa selecção!

1. Escolha um balcão prático e fácil de limpar

Não há nada mais prático do que contar com um balcão para fazer refeições informais em vez de se contar apenas com uma mesa formal a ocupar valioso espaço. Escolha um material resistente e fácil de limpar. 

2. Instale um armário funcional para armazenamento

Salas de jantar campestres por homify

A cozinha pode melhorar consideravelmente se tiver boas unidades de armazenamento. Não basta ter armazenamento, mas sim diferentes tipos de possibilidades, desde gavetas a prateleiras com sistemas funcionais. 

3. Um balcão longo para ter espaço para tudo

Não há nada pior do que estarmos a cozinhar sem ter espaço para nada ou ter que fazer as coisas à vez porque não se pode ter vários utensílios em cima do balcão ao mesmo tempo. Com um balcão comprido o problema resolve-se. Se tiver pouco espaço, pode optar por colocar superfícies extensíveis que se arrumem por debaixo do tampo, tipo gaveta, no fim da utilização.

4. Dê um toque de cor ao móvel da cozinha

Cozinha  por Aura Cocinas
Aura Cocinas

Cocina en PVC Gris Mare con combinación de Cristal Amarillo

Aura Cocinas

Veja como as cores destes móveis sobressaem. É bom ver como os materiais melhoraram, assim como a variedade de tons disponível no mercado. As superfícies cinza mescladas com o tom mostarda criam uma combinação harmoniosa nesta cozinha.

5. Exiba utensílios antigos

Cozinha  por Gamahogar
Gamahogar

Lacanche Cluny 1000 Tradicional en acero inoxidable

Gamahogar

Esta é uma opção decorativa que vai beber inspiração às cozinhas rústicas antigas. A cozinha evidencia-se peças caçarolas de cobre penduradas contra a parede de pedra e de tijolo. Se a sua cozinha segue este estilo, então não deixe de pôr em prática esta ideia.

6. Móveis e electrodomésticos embutidos

Se a cozinha é pequena, uma boa opção é embutir os móveis e os electrodomésticos. Ao fazer isto, desocupa-se espaço útil a meio, reforçando-se a vertente funcional da área.

7. Uma cozinha livre e criativa

Cozinhas modernas por Tinnemans Keukens
Tinnemans Keukens

Wit kookeiland Next 125

Tinnemans Keukens

Passamos agora para um modelo de cozinha cheio de originalidade. Quem procura um estilo mais inovador pode inspirar-se neste projecto no qual a amplitude e o estilo minimalista criam uma atmosfera 100% funcional e muito fresca onde a janela é a principal protagonista.

8. Um toque de cor na cozinha

Para emprestar um toque mais divertido à cozinha, use elementos com tonalidades únicas como um piso de mosaicos a preto e branco ou um frigorífico rosa pálido. Nem todos se atreverão a fazê-lo, mas vale a pena tentar. A mesa com tampo redondo e design moderno é maravilhosa.

9. Use uma antiguidade para criar um contraste

Cozinhas industriais por Increation
Increation

Shoreditch EC1: Warehouse Living

Increation

Se tem móveis antigos que estejam em bom estado ou que possam ser restaurados, pode usá-los para dar um toque exclusivo à sua cozinha. Nesta cozinha, por exemplo, utilizou-se um antigo balcão de uma boulangerie - padaria – francesa. Esta é uma alternativa original e económica.

10. Cerâmica com tonalidades vibrantes

O revestimento de uma cozinha é uma das características que mais chama a atenção. Se escolher azulejos coloridos com desenhos criativos, não temos dúvidas de que o espaço ganhará outra vida. Use a seu favor a criatividade para dar à cozinha um toque único.

11. Cozinha luxuosa

Trazemos-lhe uma cozinha onde a iluminação com a sua tonalidade âmbar sobressai a par com a geometria das linhas. Esta cozinha integra uma mesa para refeições formais que se encontra ladeada por cadeiras modernas transparentes. Adoramos o contraste entra a mesa tradicional e as cadeiras modernas.

12. Os armários são a solução dos seus problemas

Para melhorar o aspecto e a funcionalidade da cozinha é necessário que esta tenha muitos armários que ofereçam generosas áreas de armazenamento e de organização, garantindo a limpeza e a ordem. Quanto menos utensílios estiverem sobre o balcão, melhor. 

13. Uma ilha com uma forma original

Cozinhas clássicas por Rencraft
Rencraft

Modern meets Edwardian.

Rencraft

Os modelos de cozinha são variados, assim como os materiais usados para a sua criação. Neste projecto, a ilha de cozinha é a protagonista, surgindo enquanto estrutura polivalente. De um lado cozinha-se, do outro come-se e ainda há espaço para arrumação. A escolha da cor foi também vencedora.

14. Aproveite a madeira para revestir as paredes

A madeira é um material nobre e uma fonte de inspiração infinita. Coaduna-se a todos os estilos, do rústico ao moderno e oferece resistência e durabilidade. Fica particularmente bem quando mesclada com superfícies brancas.

15. A cozinha também é um espaço para diversão

Salas de estar rústicas por Ferraro Habitat

Se tem uma cozinha espaçosa e gostos eclécticos, não deixe de aproveitar algumas relíquias para decorar o espaço. Nesta cozinha, o armário que ninguém queria ganhou um novo propósito e agora as garrafas de vinho têm um espaço só para elas. Repare, ainda, na parede de ardósia com mensagens em giz. Divirta-se! 

16. Minimalista

Cozinhas modernas por Marion Rocher
Marion Rocher

Coin cuisine

Marion Rocher

As cozinhas minimalistas são, hoje em dia, tendência. Os proprietários procuram funcionalidade acima de tudo e não há melhor estilo do que o minimalista para a garantir. Móveis lisos e superfícies fáceis de limpar, cores sóbrias e um design interessante. É assim a cozinha da imagem.

17. Mosaicos a preto e branco

O preto e o branco são uma combinação clássica com uma beleza intemporal. Recorra a estas cores e crie um padrão ao xadrez para elevar a decoração da sua cozinha. 

18. Revista os móveis com calcário

O calcário é fácil de trabalhar e empresta um ar mediterrânico aos espaços. Nesta cozinha, a pedra calcário surge combinada com madeira escura.

19. Criatividade com o uso de cerâmica

Revestir as paredes da cozinha com cerâmica de duas cores é uma opção inovadora e criativa. Pode revestir os pisos com os mesmos azulejos para que se mantenha a linha decorativa. Remate a decoração com toques coloridos.

20. A dialogar com o exterior

Cozinhas mediterrânicas por Rencraft
Rencraft

Mediterranean Style

Rencraft

Cozinhar com uma paisagem verde por perto é muito mais inspirador e agradável. Se tem a sorte de ter um jardim em casa, faça a sua cozinha dialogar com o exterior através da abertura de superfícies envidraçadas não só nas paredes, como também no tecto.

21. O estilo rústico nunca esteve tão na moda

Cozinha  por Patagon Chef
Patagon Chef

Cocina semi industrial Patagon Chef W30 estilo rústico

Patagon Chef

A madeira e o aço são a combinação perfeita para os espaços rústicos. Não se esqueça, porém, de manter a praticidade. Inspire-se neste projecto e coloque o aço nas paredes.

22. Cozinha com um aspecto tradicional

Cozinhas clássicas por Harvey Jones Kitchens
Harvey Jones Kitchens

Shaker kitchen by Harvey Jones

Harvey Jones Kitchens

Se a cozinha é um dos lugares onde passamos mais tempo, é normal que estejamos sempre em busca da melhor forma de a tornar acolhedora. Uma cozinha clássica fica sempre bem. A madeira e o mármore são materiais que pode usar numa cozinha deste estilo.

23. Cozinhas pequenas: a simplicidade é a chave

Quanto menos elementos tivermos num espaço, melhor para o limpar e manter em ordem. Se em sua casa vivem poucas pessoas, escolha uma mesa pequena onde possa fazer as refeições. Pode ser uma mesa extensível para quando receber visitas. A cozinha não tem que ser grande, mas sim prática.

24. Use o vidro e o aço

Se está prestes a construir ou a remodelar a sua cozinha, use o vidro, um dos materiais mais bonitos e modernos. Nesta cozinha, o vidro surge enquanto extensão da ilha. Uma ideia muito elegante e subtil. 

25. Terminamos com mais um exemplo rústico

Sabemos que os nossos leitores portugueses apreciam o estilo rústico, pelo que terminamos este livro de ideias com uma cozinha que sobressai pela sua rusticidade. O uso da madeira é expressivo e a pedra também sobressai na parede sobre o balcão.

Recorra à ajuda de um designer de cozinhas para concretizar a sua.

De qual destas cozinhas mais gostou? Prefere as mais modernas ou rústicas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!