Terraços  por ALIWEN arquitectura & construcción sustentable

7 alpendres agradáveis para casas pequenas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter um alpendre em casa não tem preço. Esses escassos metros quadrados que acrescentamos à casa podem ser poucos, mas trazem-nos muito. Os alpendres – tal como os pátios, os jardins e os terraços – fazem-nos desfrutar mais da nossa casa e ser mais felizes. 

Um alpendre é um espaço adjacente à casa, aberto nas laterais, mas fechado na parte superior. Ou seja, embora não tenha paredes dos lados, está resguardado pela cobertura. Os alpendres protegem da chuva o acesso da nossa casa, proporcionam um preâmbulo à entrada e servem enquanto local para descansar, apanhar ar fresco e desfrutar da natureza sem sair de casa. Para que tenha um – ou renove o que já tem – preste atenção às nossas 7 encantadoras ideias.

1. Alpendre em esquina: simples e encantador

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas: Casas rústicas por RenoBuild Algarve
RenoBuild Algarve

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas

RenoBuild Algarve

Neste exemplo, vemos um alpendre cuja cobertura surge do prolongamento do tecto da casa. O que realmente faz dele um alpendre é a ausência de paredes na esquina do rectângulo que conforma a totalidade da casa. Foi construído em betão armado, tal como o resto da casa, mas está parcialmente revestido em pedra, material que lhe dá um carácter mais familiar. 

2. Com escada

Decoração Mural Exterior.: Casas campestres por knowhowtobuild
knowhowtobuild

Decoração Mural Exterior.

knowhowtobuild

A casa da imagem tem um vestíbulo que emoldura a entrada e que, ao mesmo tempo, constitui um pequeno alpendre. A cobertura é um prolongamento do telhado revestido a cerâmica que se apoia sobre vigas de madeira e em colunas com a mesma cor da casa. 

3. Um alpendre que também é pérgola

Este alpendre é simples e charmoso. Para além disso, é funcional, pois concede aos proprietários da casa um espaço para proteger o carro. Ao contrário da anterior, a estrutura deste alpendre é totalmente independente da estrutura da casa. As colunas são muito leves e a cobertura é uma sequência de ripas de madeira. Muito fresco e muito fácil de construir. 

4. Um simples, mas extraordinário alpendre com cobogó

Designamos por cobogó os elementos vazados, usualmente feitos em cimento, que formam paredes e muros, assegurando a luminosidade e a ventilação no interior. O alpendre da casa que vemos na imagem é especialmente interessante devido à existência do cobogó. Este rendilhado arabesco eleva a casa do ponto de vista arquitectónico, fazendo-a dialogar com o entorno. 

5. O alpendre perfeito para uma casa rural

Este alpendre serve como corredor para a casa, pois várias portas na fachada comunicam com ele, ligando todas as divisões ao exterior. A vegetação tropical empresta-lhe cor e beleza. 

6. Um alpendre pequeno, mas robusto para definir o acesso

Até as casas mais tradicionais e simples podem ter muita personalidade. As colunas desta casa oferecem-lhe carácter e distinção, para além de, claro está, delimitarem o alpendre. 

7. Um alpendre cheio de cor e de vegetação

Terraços  por The Orange Lane
The Orange Lane

House in Pune

The Orange Lane

Não nos cansamos de repetir: as plantas embelezam qualquer espaço. Um alpendre com flores denuncia uma casa alegre. Plantas de mãos dadas com cores vivas nunca falham.

Gostaria de ter um alpendre em casa? De que estilo? Rústico ou mais moderno?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!