Casas pré-fabricadas  por FingerHaus GmbH

5 coisas que deve fazer para evitar ladrões

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A segurança da nossa casa é sempre um tema prioritário, especialmente durante os períodos de férias, durante os quais as casas ficam vazias. Porém, o risco de roubos está presente ao longo de todo o ano, pelo que não devemos pensar neste problema só quando nos ausentamos. 

Para não ter que lidar com uma surpresa desagradável, assegure-se de que não comete estes erros no que diz respeito à segurança. Lembre-se que um ladrão sabe todos os truques para conseguir levar a cabo um assalto. Seja mais esperto e previna-se. 

1. Invista na segurança das portas e das janelas: materiais resistentes e fechaduras duplas ou triplas

Deve-se assegurar de que as portas e as janelas fecham correctamente. Se se vai ausentar, certifique-se de que todos os acessos permanecem fechados. Quando nos referimos a acessos, incluímos a garagem, as portas traseiras ou a porta para uma arrecadação. Não pense só na porta principal e nas janelas mais expostas. Pelo contrário. Os ladrões procurarão sempre as entradas menos óbvias e mais discretas. Poderá ser uma boa ideia colocar grades em janelas muito baixas. 

2. Instale luzes e sensores de movimento

Casas pré-fabricadas  por FingerHaus GmbH
FingerHaus GmbH

Frei geplantes Kundenhaus – Nachtansicht

FingerHaus GmbH

A realidade é que poucas pessoas investem em sensores de movimento no jardim. Mas, valem realmente a pena, pois reduzem significativamente o risco de roubo e transmitem-nos mais segurança porque se acendem sempre que passamos e estamos na zona exterior da casa. Ilumine toda a área, sem se esquecer dos bolsos escuros no jardim.

A par com o projecto de iluminação, instale um alarme e, se tiver recursos para tal, um sistema de video-vigilância. 

3. Não crie a impressão de que a casa está abandonada: mantenha a fachada e o jardim limpos e bem estimados

Casas minimalistas por Architektur Jansen
Architektur Jansen

Eingangsbereich Nachtaufnahme

Architektur Jansen

Ao sair para férias, temos o hábito de apagar todas as luzes e fechar todas as cortinas e as persianas. Isto dá sinal de que não está ninguém em casa. Deixar cortinas entreabertas e algumas luzes acesas (compre lâmpadas de baixo consumo) pode ser uma medida preventiva. Também se pode pedir a algum vizinho que vá acendendo pontos de luz diferentes em nossa casa (para ir variando) e que recolha o correio para que este não se acumule (seria mais uma pista para o facto de a casa estar vazia).

4. Mantenha uma boa relação com os vizinhos e crie uma comunidade: protejam-se a todos

Jardim  por The Braai Man
The Braai Man

Utilisation of the Braai as a fire pit

The Braai Man

Manter uma boa relação com os vizinhos não lhe garante apenas uma taça de açúcar numa emergência. Também garante protecção mútua. Antes de sair, pode pedir-lhes que estejam atentos e que visitem a casa uma ou outra vez para ver se está tudo em ordem. 

Para além disso, pode ser um vizinho a ligar para ajuda se se aperceber de que algo está mal.

5. Não incentivar o roubo: comportamentos discretos, não deixar o automóvel no exterior, etc.

Casas modernas por homify
homify

Fachada principal

homify

Como é óbvio, não devemos deixar de viver a nossa vida a pensar no que pode acontecer. Se a casa for roubada, a culpa é sempre do assaltante. Contudo, podemos ter alguns cuidados e ser mais discretos no nosso dia-a-dia. Por exemplo, por muito que se sinta seguro no seu quarteirão, não deixe o carro estacionado com vidros semi-abertos ou portas destrancadas, tampouco deixe objectos de valor (óculos de sol, o portátil, casacos, etc.) à vista. Leve-os para dentro de casa ou, pelo menos, deixe tudo no porta-bagagens fora do alcance de olhares curiosos. 

Saiba como transformar a sua casa num lugar mais seguro!

Tem cuidado com a segurança da sua casa ou vai pôr em prática algum dos nossos conselhos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!