por Design By Solène Utard

10 cozinhas nas quais se pode inspirar se tem um apartamento pequeno

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Há muitos factores que intervêm quando o assunto é decorar. O tamanho do espaço é, porventura, um dos mais determinantes. A dimensão de determinado espaço é o ponto de partida para que se determine o tamanho do mobiliário, a cor das paredes, os tipos de materiais a usar, entre outros. Quando se trata de espaços pequenos, pode ser mais difícil adaptarmos uma determinada ideia à realidade. Mas, não é impossível. Ter, por exemplo, uma cozinha pequena, não é um obstáculo para a decorar com bom gosto. 

Prova disso são as dez cozinhas que lhe vamos mostrar neste livro de ideias.

Prepare-se para uma generosa dose de inspiração.

1. Inclua uma ilha para um espaço mais dinâmico

Com uma ilha, pode separar a cozinha dos outros ambientes, como da sala de estar ou da sala de estar, ampliar a área de trabalho para a preparação dos alimentos e ter um espaço para comer. Sem dúvida, um elemento multifuncional.

2. Delimite os espaços usando a cor

Cozinhas  por Laure van Gaver
Laure van Gaver

espace kitchenette

Laure van Gaver

Os espaços pequenos obrigam, por vezes, a que consideremos a possibilidade de ter áreas integradas. Num só espaço, pode estar a sala de estar e de jantar e a cozinha. Uma forma muito simples para delimitar cada um destes ambientes é a cor neutra, tanto no mobiliário, como nas paredes. Para uma decoração moderna como esta, o contraste entre o branco e o preto é genial. Depois, é só complementá-la com pormenores coloridos. 

3. Adapte a sua cozinha a qualquer espaço

Cozinhas  por homify
homify

Kitchenette

homify

Esta imagem comprova que não há nenhum lugar pequeno que não se possa adaptar às nossas necessidades. Nesta divisão, por exemplo, optou-se pela adição de armários à medida que encaixam nas características arquitectónicas da casa (tectos inclinados e nichos).

4. Mobiliário em T

O mobiliário para espaços pequenos deve ser funcional. Nesse sentido, o modelo em ’T’ é bem pensado pois permite uma boa circulação, sem ter que se abdicar da área de refeições.

5. Aproveite cada recanto

As esquinas podem ser muito úteis se se souber adequar o mobiliário a elas. Neste móvel feito à medida vê-se como se pode usar um modelo em ’L’ para embutir a máquina de lavar roupa, a máquina de lavar louça e o fogão. Para além disso, este tipo de distribuição deixa espaço para uma pequena mesa. 

6. O poder do branco: amplitude e luminosidade

Para dar uma sensação de amplitude e para optimizar a iluminação, não há melhor cor do que o branco. Assim, se procura uma cor para a sua cozinha pequena e se pretende modernizá-la, escolha o branco.

7. Compacta e totalmente moderna

Outra forma de aproveitar o espaço, usufruindo da verticalidade das paredes, é com mobiliário aéreo. Desta maneira, pode tirar partido do espaço em altura e adaptá-lo às suas necessidades.

8. Unifique as cores para um resultado mágico

Cozinha  por Studio Duggan
Studio Duggan

Westbourne Gardens

Studio Duggan

A cozinha desta imagem vê-se, mas, ao mesmo tempo, não se vê. Ao escolher móveis brancos e lisos, tal como a parede, é como se eles não existissem ali. Uma solução prática para quando se trata de espaços reduzidos e não se pretende sobrecarregar o ambiente.

9. Usar as paredes para armazenamento

Todas as cozinhas requerem um lugar onde guardar as coisas. Contudo, ter armários ou prateleiras pode ser incómodo num espaço pequeno. A solução? Utilize a profundidade da parede para ter sistemas de armazenamento que não ocupem espaço.

10. Tão pequena que a pode ocultar

Uma opção verdadeiramente engenhosa para apartamentos pequenos. Que melhor maneira de isolar um ambiente do que com prontas desdobráveis? Basta fechá-las e a cozinha desaparece no espaço. Se estiver desarrumada, não há nada mais prático.

As nossas propostas parecem-lhe interessantes? Vai pôr alguma delas em prática? Deixe-nos o seu feedback.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!