por odea

Recuperar e decorar – uma intervenção completa!

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

Embora a homify 360º lhe apresente muitos projetos de reabilitação nas cidades e vilas portuguesas, este é um processo que se tem vindo a desenvolver um pouco por toda a Europa. Reconhecendo o interesse histórico e arquitectónico destas construções, os arquitetos dedicaram-se à sua reinterpretação, possibilitando a criação de novos usos.

É neste sentido que hoje lhe apresentamos mais um projeto desta categoria, mas desta vez situado em Espanha. Partindo de um espaço dedicado à acomodação de turistas, profundamente desatualizado, foi possível transformá-lo integrando símbolos da sua origem num resultado surpreendentemente moderno. 

A equipa sediada em Sevilla caracteriza-se pelo seu trabalho multidisciplinar capaz de responder a uma grande variedade de desafios ligados à arquitetura e construção. Venha daí e fique a conhecer um pouco mais do trabalho deste atelier, num espaço cheio de detalhes que o vão inspirar.

Contexto

Quartos modernos por odea

Situada no centro de Sevilha, numa das praças principais da cidade (Plaza de las Cruces), a construção é envolvida por castelos medievais, catedrais góticas e ainda excelentes exemplos de arquitetura contemporânea, despoletados pela Expo de Sevilha, em 1992. Ainda que seguindo linhas bastante mais modestas, próprias dos projetos residenciais, o espaço intervencionado apresentava alguns elementos arquitectónicos históricos suficientemente interessantes para serem preservados. 

Pré-existências

  por odea

Tratando-se de um espaço dedicado a acomodar turistas profundamente desatualizado, a intervenção procurou modernizar o conforto e ambiente das divisões, sem abdicar das características fundamentais do seu caráter original. Sendo assim, além de se ter desenvolvido uma reabilitação integral dos quartos, o projeto foi acompanhado de um trabalho de design de interiores, capaz de transformar totalmente a qualidade da pensão.

Intervenção

Quartos modernos por odea

Tal como acontece na maioria dos projetos de recuperação, grande parte do trabalho desenvolvido focou-se na integração de novos acabamentos, solucionando a degradação provocada pela ação do tempo. A predominância do branco ao longo de todas as paredes é contraposta pelos novos pavimentos em madeira, garantindo ambientes mais quentes e acolhedores. A possível monotonia criada pelo minimalismo da recuperação, acabou por garantir uma maior flexibilidade ao nível do design de interiores.

Equilíbrio

Quartos escandinavos por odea

Cada um dos quartos foi desenhado de modo a tonar-se um módulo o mais completo e suficiente possível. Para este efeito, todos os espaços, além de equipados com cama e mesa de cabeceira, foram completados com uma zona de trabalho e uma zona de higiene. Com um design bastante moderno foi incorporada uma secretária e cadeira contrapostas por uma lavatório e papel de parede muito tradicionais, formando um resultado surpreendentemente equilibrando.

Recuperar

Quartos modernos por odea

Um dos aspetos mais intervenção foi, sem dúvida, a recuperação de algumas peças já existentes na decoração do espaço. Os benefícios de uma atitude mais sustentável foram aliados à vontade de incluir elementos que preservassem a história do lugar. Apesar do design das pelas se ter mantido praticamente inalterado, eles foram revestidos a branco minimalista, estabelecendo o compromisso perfeito entre duas épocas distintas.

Detalhe

Quarto  por odea

Como lhe estamos sempre a dizer nos nossos textos, o segredo de um bom design de interiores está nos detalhes. Nesta intervenção foi a interrupção de uma reabilitação minimalista com diferentes elementos chave, que permitiu quebrar a monotonia, criar uma atmosfera dinâmica e preservar a sua história. 

O que achou desta intervenção? O que achou mais interessante? A reabilitação ou a decoração?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!