Escritórios e Espaços de trabalho  por Vallribera Arquitectes

Casa contemporânea e luminosa em Barcelona

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Hoje apresentamos-lhe uma conversão muito contemporânea inserida no contexto urbano da agitada Barcelona. A habitação localiza-se na zona de Sabadell, que em meados do século XIX se encontrava no centro do boom económico que aconteceu na Catalunha, Espanha. Num abrir e fechar de olhos uma cidade medieval foi convertida respondendo às necessidades de uma nova época. A arquitectura foi ainda estimulada aquando do movimento modernista do século XX.

O que lhe mostramos é um exemplo desta arquitectura, uma habitação que já teria sofrido uma intervenção que não pode ser executada até ao fim por razões estruturais. Assim os arquitectos Vallribera Arquitectes enfrentaram o desafio e o resultado é magnífico…

Observe…

A fachada

A fachada é bastante moderna, aqui as mudanças ocorreram sobretudo na alteração das proporções das janelas. A garagem e o acesso pedonal também se encontram diferentes sendo que este andar vai ao encontro das janelas do primeiro andar corrigindo a inclinação que existira outrora. A chapa presente na garagem permite a entrada de luz natural para o espaço. 

Saiba mais sobre reconstrução de casas.

Mudanças estruturais

O que lhe parece uma surpreendente variação de materialidade interessante do ponto de vista estético, é no fundo a estrutura arquitectónica que suporta o edifício. Trata-se da parede de tijolo que atravessa todos os andares. Este tijolo exposto acrescenta uma nova cor e textura ao interiores minimalistas da habitação.

Um espaço para os mais pequenos…

Uma simples escadaria dá acesso aos diferentes pisos da habitação. O primeiro piso é dedicado ás crianças, uma decoração simples com bastante arrumação. 

O escritório é uma área semelhante, sendo que o mobiliário adequado ao adultos da casa e onde algumas plantas decoram o ambiente.

O quarto principal

Do escritório terá uma vista para o pequeno quarto. O uso do vidro para as paredes permite a partilha de luz solar entre compartimentos e torna o espaço mais arejado. As várias janelas interiores com moldura em madeira tornam o espaço original.

Nestes interiores domina o branco, com excepção do chão de madeira.

Sala

A sala beneficia de imensa luz que entra pela ampla janela para o exterior que vemos ao fundo. Mais um espaço com um estilo minimalista onde as cadeiras originais chamam à atenção. 

Cozinha

A cozinha partilha o espaço com a sala, beneficiando também de imensa luz natural. A eliminação de paredes entre compartimentos trouxe uma grande vantagem a nível espacial e de luminosidade.

Também os armários da cozinha são de um branco puro. 

Casa de banho

Na ampla casa de banho também domina o branco. É interessante como uma parede ''parcial'' divide os espaços de duche, lavatório e instalações sanitárias… O contraste do vermelho do lavatório é bastante evidente neste espaço e traz-lhe um toque especial, original. 

Garagem

A garagem com paredes também em branco tem um chão em cimento e também aqui aparece a parede em tijolo que contrasta com o restante.

Esta garagem inclui um espaço bastante prático para guardar as bicicletas. 

Fachada e jardim

Apesar de minimalista deste ângulo percebemos que a habitação beneficia de um charme mediterrâneo. Com um telhado de tijolos tradicional e em primeiro plano uma oliveira. Do jardim pode ver a sala e a cozinha, super agradáveis…

Gostou desta inspiração contemporânea? Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!