Cozinhas modernas por Diego Alonso designs

7 ideias para renovar a cozinha gastando pouco

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando vemos as fantásticas cozinhas das revistas de decoração e as comparamos à nossa, dá-nos imediata vontade de renovar tudo a fundo. Mas, o nosso orçamento nem sempre se ajusta às nossas pretensões e vamos adiando a nossa vontade.

Contudo, para quê resignarmo-nos? Pode-se transformar a cozinha, mesmo com um orçamento limitado. É uma questão de ir alterando algumas partes e renovando certos detalhes. Aos poucos, o lugar vai ficando como queremos.

Veja algumas sugestões nesse sentido.

Uma parede backsplash moderna

A parede backsplash é a que se encontra em o balcão e a pia e os móveis superiores. Tem este nome porque recebe os respingos da água e também da comida. 

Esta parede pode ser de diferentes materiais, como o plástico ou a madeira. O mais importante é que se possa limpar fácil e rapidamente. Pode-se usar uma cor uniforme, mas também se pode ser mais ousado e criativo e escolher um acessório com um motivo mais original. Na cozinha da imagem, por exemplo, utilizou-se um painel com palavras relacionadas com a divisão em causa escritas em várias línguas e com diferentes tipos de letra.

Objectos novos e funcionais

Cozinha  por Bordercraft
Bordercraft

Oak chopping board

Bordercraft

Há que pensar na funcionalidade, mas também no estilo do espaço. Ambos os factores podem combinar, como se vê na imagem desta cozinha que integra uma tábua de picar no centro. A superfície redonda revestida por madeira pode ser usada para preparar os alimentos e, depois de limpa, para comer. É um dois em um muito útil e cativante. Por que não acrescentá-lo na sua ilha?

3. Prateleiras em vez de armários com portas

Se puder substituir os seus móveis e se realmente tem necessidade disso, quer porque estão em más condições ou porque já não se identifica com eles, tanto melhor. Contudo, se não tem orçamento disponível para tamanha empreitada, pode substituir os móveis por prateleiras. São muito mais baratas e depois basta organizar os seus objectos de forma apelativa, usando cestos, caixas, frascos, entre outros recipientes. O importante é que as prateleiras se mantenham arrumadas e visualmente atractivas.

4. Utensílios com estilo

É certo que a maior parte dos utensílios que temos na cozinha estão arrumados nos armários e nas gavetas. Contudo, podemos emprestar um toque criativo e original ao espaço, recorrendo a acessórios que o tornem mais divertido e colorido. É o caso do coração que vemos na imagem que serve como porta-facas. Os diversos alimentos – arroz, massas, café, entre outros – também podem ser organizados em recipientes atractivos. 

5. O toque que só as plantas têm

Há plantas próprias para interior e devemos fazer uso delas. A vegetação ajuda a oxigenar o ar e proporciona um bonito toque verde aos espaços. Na cozinha, não é excepção. Pode, nesta divisão, optar por vasos ou canteiros com plantas e ervas aromáticas. Desta forma, fará com que a utilidade se alie à funcionalidade. Não vão faltar aromas, cores e sabores agradáveis a pairar no espaço.

6. Procurar um toque original

Por vezes, estamos tão focados na funcionalidade que procuramos obter neste espaço que nos esquecemos de pensar na parte estética. Mas, por exemplo, se tiver que renovar os tachos, frigideiras ou panelas, em vez de os comprar nas cores e modelos mais comuns, pode apostar em modelos diferentes com cores mais cativantes, tal como se vê na imagem. 

Para além disso, pode também substituir os seus aborrecidos panos de cozinha brancos por panos com estampados elegantes, coloridos ou divertidos. 

São detalhes assim que fazem a diferença. 

7. Um tapete no chão

Cozinha  por Derya Bilgen
Derya Bilgen

​Kitchen

Derya Bilgen

Os tapetes não se destinam apenas às salas ou quartos. Por que não incluir um na decoração da cozinha? Esta peça tem o poder de oferecer imediato conforto, textura e cor às divisões. Escolha um material que se adapte ao espaço e que seja fácil de lavar. Apesar de tudo, a cozinha é uma área de serviço pelo que todas as nossas escolhas devem recair sobre objectos práticos.

Pequenos detalhes, grandes diferenças. Vai pôr em prática alguma das nossas propostas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!