Interiores rústicos em casas moderna

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

À decoração rústica associamos, habitualmente, a casa de campo onde encontramos elementos mais ligados à natureza, móveis toscos com acabamentos rudimentares e a utilização de madeiras sem polimentos ou outros tratamentos. 

Pois fique a saber que se é adepto deste estilo rústico e do conforto e aconchego que lhe é inerente, mas vive numa casa de construção e arquitectura moderna não tem que abdicar desse seu gosto e desejo pois pode perfeitamente aliar os dois elementos e fazê-los conviver harmoniosamente. 

O segredo para uma decoração reside na correcta junção e equilíbrio entre os elementos decorativos de diferentes estilos e a construção moderna de sua casa. É através dos pormenores e da importância dada ao ambiente de cada espaço que alcançará o resultado pretendido. A utilização de determinados elementos e materiais é, por vezes, suficiente para modificar o seu espaço, mas existem truques e formas correctas de o fazer porque é importante não sobrecarregar o ambiente e não o tornar demasiado pesado ou confuso.

Veja as nossas dicas e, claro, ponha-as em prática! 

Decoração

Sala: Salas de estar rústicas por LAVRADIO DESIGN

Mesmo que a arquitectura de sua casa seja moderna, o interior é criado por si e pode perfeitamente ter o ar rústico e aconchegante de que tanto gosta. A decoração e os seus pormenores são, assim, importantes para que isso aconteça.

Tendo a fotografia como referência, é fácil perceber como a mistura entre elementos de design mais modernos e elementos toscos é uma solução equilibrada e interessante para alcançar o efeito. O uso da madeira nas prateleiras e principalmente na mesa de centro – uma palete em madeira repropositada – é um pormenor que além rústico, também acrescenta originalidade e irreverência. 

Mas há mais. As almofadas Mosaico da Pura Cal, inspiradas na azulejaria portuguesa, decoram o sofá; a pequena lanterna metálica sobre a mesa de centro abriga uma vela que cria um ambiente mais intimista e as otomanas em pele antiga e coçada são o complemento perfeito desta sala que mistura a elegância e a familiaridade do rústico com a eficiência e o conforto do design moderno. 

Têxteis

Quarto principal: Quartos rústicos por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Quarto principal

LAVRADIO DESIGN

Uma das maneiras mais eficazes de transportar para a sua casa as características de decoração rústica é através dos têxteis. As cores, as texturas ou os padrões campestres contrastam com o minimalismo do design moderno, tornando-o mais acolhedor. 

Na imagem, a cabeceira tosca da cama e as características dos têxteis transportam-nos para uma atmosfera de tranquilidade bucólica. As cores gastas e velhas do azul ganga e os padrões em tons dourados que se misturam com as listas das almofadas maiores criam uma zona de referência na decoração do quarto. Não existem quadros, nem objectos decorativos e toda a atenção do espaço se centra no conjunto de almofadas sobre a cabeceira em madeira da cama. 

No fundo da cama, está subtilmente pousada uma manta que nos transmite uma deliciosa sensação de conforto e bem-estar. 

Chão

Dentro da enorme variedade de materiais disponíveis para revestir o chão da sua casa, existem alguns de evidente apelo rústico. Podemos falar da pedra tantas vezes usada nas casas dos nossos antepassados ou do típico azulejo repleto de pormenores e padrões de cor. Porém, a madeira é um material rústico por excelência que se adapta a todos os espaços de sua casa, assim como a todo o tipo de construções e decoração. 

Pelas suas características, que vão da cor até à textura, a madeira é um material que nos transmite a sensação de bem-estar e conforto e que facilmente introduzimos numa decoração moderna sem com isso criar contrastes inestéticos ou se perder a personalidade do espaço. Pelo contrário, é este elemento que mais ou menos trabalhado, mais ou menos polido, vai ajudar a vincar a atmosfera do espaço, ajudando a trazer uma sensação de aconchego que oferece um ambiente mais familiar. 

Paredes

Tal como o chão, também as paredes têm impacto no ambiente que se pretende criar dentro de casa. Pela dimensão e pela influência que têm quando estamos em determinada divisão, as paredes podem ser uma espécie de tela onde podemos expressar livremente os nossos gostos e ideias. 

Também no caso das paredes existem inúmeros materiais de características rústicas. A pedra é talvez o material mais cru e por isso um dos mais usados neste tipo de construção, a madeira também cai sempre bem, assim como o tijolo exposto – o conhecido brick -, o mosaico antigo ou o papel de parede com determinadas texturas, cores ou padrões. 

Numa decoração rústica, pode apostar em paredes brancas – tipo caiadas – ou em cores mais quentes e outonais que variem entre o creme e as tonalidades mais alaranjadas. 

Luz

A luz tem uma função dupla em casa. Está-lhe inerente uma componente prática que permite iluminar os espaços de acordo com as necessidades e, não menos importante, uma função decorativa que possibilita moldar os ambientes criados e ajudar a reforçar a decoração. 

Na verdade, a escolha da luz para a casa é tão importante na definição de personalidade de um espaço como a escolha das cores e até dos elementos decorativos. Assim, para alcançar as características rústicas que deseja para o seu espaço, aposte nas luzes correctas – colocadas estrategicamente – e com a intensidade precisa. Opte por lâmpadas que difundam uma luz mais alaranjada e, por isso, mais aconchegante. 

A distribuição de vários candeeiros de mesa pelos espaço pode ser uma solução interessante e eficaz, não só porque permite usar o candeeiro como complemento decorativo, mas também porque permite criar uma distribuição de luz mais adequada e que, além de prática para o seu dia a dia, destaque pontos estratégicos e motivos decorativos de maior interesse. 

Preste, já agora, atenção à imagem – proposta da Gavetão – Decoração de Interiores – e à forma como utilizando uma jarra transparente e elementos naturais como as pinhas se criou candeeiro bonito e pleno de rusticidade. 

Arrumação

Casa Sul, um lugar onde se sente a alma portuguesa. : Quartos rústicos por alma portuguesa
alma portuguesa

Casa Sul, um lugar onde se sente a alma portuguesa.

alma portuguesa

Todos conhecemos a tendência inata que o ser humano tem em acumular. Guardamos coisas e mais coisas em casa e vamos tendo uma constante necessidade de espaços próprios para as arrumar. 

Sejam documentos, roupas ou objectos, há muitas coisas que, simplesmente, queremos devidamente arrumadas e não espalhadas pela casa a atrapalhar. Dentro da decoração rústica, é perfeitamente possível descobrir peças fantásticas para cumprir essa função e para serem elementos importantes na decoração de sua casa.

Procure junto de familiares, procure em mercados, antiquários ou feiras de velharias e descobrirá, por certo, verdadeiros tesouros que pode trazer para casa a um preço apelativo e, se for o caso, personalizar a seu gosto. 

Aproveite a construção de design mais clássico e características mais rústicas dos móveis, pinte-os com tonalidades coloridas e adapte-lhe novas peças como puxadores. No fundo, se sentir necessidade disso, dê-lhe um novo aspecto, fazendo do objecto uma adição importante à sua casa e não apenas mais um sítio para guardar tralha. Inspire-se na imagem que lhe deixamos na qual uma cómoda rústica aparece pintada num suave tom lavanda. 

Esperamos que tenha absorvido as nossas sugestões e que as ponha em prática aí por casa. Deixe o seu feedback na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!