Lavandarias – o espaço dedicado ao cuidado das suas roupas!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje falamos-lhe sobre um espaço ou zona super presente na habitação portuguesa. Em Portugal já existem lojas para lavar roupa à troca de umas moedas, as chamadas lavandarias à Americana. O mais comum cá,  é em cada casa existir pelo menos uma máquina de lavar roupa. Em certos países existe mesmo a tradição de se passar umas horas a ler dentro destas lavandarias de rua enquanto a sua roupa lava e seca.. Talvez por sermos mais comodistas e estarmos habituados desde sempre a ter a roupinha pronta a usar quando queremos sem muito esforço, as máquina de lavar roupa e as de secar já façam parte de projectos de interiores. Podem ser aplicadas na cozinha, na casa de banho ou ainda num espaço especifico para o tratamento das suas roupas. Dependendo do seu espaço disponível iremos mostrar-lhe várias opções! 

Uma lavandaria

Lavandaria é a parte da casa ou o estabelecimento comercial onde se lava, seca e passa as roupas. Também se pode utilizar o termo lavandaria para estabelecimentos comerciais onde são realizados os serviços de lavagem, secagem e engomagem de roupas. Hoje também ampliado com serviços de tinturarias e de limpezas a seco.

Este espaço no interior de um apartamento de boas áreas, certamente, foi mobilado e equipado para cumprir a função de lavandaria numa casa privada. As máquinas encontram-se dispostas lado a lado e de maneira horizontal (máquina de lavar e máquina de secar). Existe uma ampla zona de bancada eficaz para dobrar e preparar roupa antes ou depois de colocar na máquina para lavagem. Ao fundo vemos 3 cestos de roupa suja, sendo super funcionais na altura de separar as roupas por cores e materiais. Assim na hora de fazer uma máquina sabe ao certo que quantidade tem para cada lavagem evitando mistura de peças e de possíveis surpresas. Numa prateleira os detergentes e soluções para o trabalho de roupas encontram-se bem à vista. Não é perceptível na foto mas deve ainda neste espaço que a roupa é engomada, pois existe espaço suficiente para isso. A janela deixa entrar luz natural e poder abrir-se é uma vantagem para poder arejar o espaço que por norma concentra bastantes humidades.


Lavandaria colorida

Neste exemplo a lavandaria também é um espaço isolado e destinado só a esta função – lavar e tratar de roupas. A disposição do mobiliário é feita de maneira diferente do exemplo de cima. As máquinas são de tampa superior, que têm a vantagem de não ser necessário baixar-se na altura de colocar e de retirar a roupa do interior. Com o tipo de máquina com tampa superior todo o processo é feito de forma vertical! Do lado direito das máquinas estão dois contentores para roupa suja. Todas as áreas laterais são preenchidas com bancadas e prateleiras. A utilização de cestos e caixas facilitam a arrumação de roupas e produtos e deixam tudo visualmente arrumado e asseado.

Espaço clean

Este cantinho dedicado ao tratamento de roupas funciona de maneira simples e organizada. O espaço é totalmente branco e tem o apoio de uma bancada com lavatório/tanque, que tantas vezes é necessário na hora de se lavar uma peça de roupa especial ou mais delicada. Apenas a máquina de lavar e secar (2 em 1) está bem à vista, pois todos os produtos e acessórios necessários a esta divisão encontram-se armazenados e escondidos dentro dos armários. A planta dá-lhe ainda mais um ar cuidado, delicado e muito organizado.

2 em 1

Esta talvez seja a situação mais banal nas casas portuguesas. Apartamentos em que o espaço de uma divisão só para o tratamento de roupas não é possível e tem de ser dividido com a cozinha. Ou seja, este espaço acaba por sem um 2 em 1. Aliás, este espaço além de ser cozinha tem uma zona de refeições e ainda a máquina de roupa lado a lado com a máquina de lavar loiça. O exemplo é português e faz parte de uma remodelação interior pelas mãos de Home Staging Factory. Se precisar de ajuda não hesite em contactar a Catarina ou a Margarida Diniz.

Espaço polivalente

E se na zona de tratamento de roupas também existir o seu cantinho de costura e de trabalhos manuais? É possível! Só tem de ter tudo devidamente arrumado e ter espaço suficiente de bancada. O lavatório em pedra maciça é resistente e o ideal para tratar de roupas sensíveis, peças de grandes dimensões ou ainda de vasos e plantas. Repare nos livros tão arrumados e no rádio que fará companhia nos momentos passados dentro desta divisão. 

Quando se tiver cansada apenas feche a porta, assim conseguirá distanciar-se do monte de roupa que ainda tem para passar a ferro.

Organize-se!

Cozinhas rústicas por deVOL Kitchens
deVOL Kitchens

The Loft Shaker Kitchen by deVOL

deVOL Kitchens

Apenas um armário como este colocado num corredor, numa cozinha ou mesmo numa lavandaria pode ser o suficiente para colocar roupas lavadas à espera de serem passadas a ferro ou as que já estou passadas a ferro ficarem penduradas no varão numa cruzeta. Pode ainda guardar roupas de cama e toalhas de mesa de grandes dimensões nos gavetões, coisas que não usa diariamente e que nos armários do dia à dia ocupam muito espaço. Organize-se!

Lavandaria em tom pastel

Cozinhas escandinavas por deVOL Kitchens
deVOL Kitchens

The Kew Shaker Kitchen by deVOL

deVOL Kitchens

Neste cantinho feminino e delicado não pense que é apenas uma lavandaria. Se vir todas as fotografias deste projecto, aqui, perceberá que mais uma vez numa mesma divisão e com boa organização é possível agrupar várias funções num mesmo espaço. De um lado a cozinha, do outro a lavandaria. Frascos transparentes são sempre uma boa solução para armazenar massas, arroz, farinhas e açúcar mas também podem e devem conter detergentes de roupa. O cesto com roupa devidamente dobrada informa e limita o espaço dedicado às roupas. O tom pastel dos móveis contraste de maneira harmoniosa com as paredes branca e bancada em mármore.

Já tem o seu espaço organizado como as imagens que lhe mostrámos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!