por Conely

25 pérgolas de madeira que o inspirarão a construir uma

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter uma área de exterior é um privilégio. É nela que nos podemos aproximar da natureza, repousar e passar divertidos momentos de lazer e convívio com os amigos e família.

E para que se possa desfrutar destas vantagens ao longo de todo o ano, nada melhor do que uma pérgola que resguarde uma área de refeições ou de lounge. A pérgola pode assumir diferentes materiais e ser mais moderna ou rústica.

Para o ajudar a escolher, seleccionámos 25 estilos de pérgolas que o vão, com certeza, encantar.

Ora veja lá. 

1. Um espaço romântico de sonho

Jardim  por Conely
Conely

Pérgola de madera

Conely

Se aquilo de que mais gosta é de se sentar a observar as estrelas com a sua cara metade ou passar uma noite entre amigos a relembrar velhas histórias, então, esta pérgola é perfeita para si. Aliás, a sua própria iluminação parece um céu estrelado sob o qual se passam os mais confortáveis momentos.

2. Minimalista

Jardim  por Conely
Conely

Pérgola sin cubrir para toldo o cañizo

Conely

Se é uma pessoa prática que gosta de decorações elegantes, então, opte por um desenho minimalista que misture a robustez das vigas com a suavidade das linhas definidas. 

3. Gazebo

Jardim  por Conely
Conely

Pérgola-merendero

Conely

Para um jardim com um toque em jeito de conto de fadas, mas muita classe, então este tipo de cobertura é a melhor opção. Num espaço assim, pode-se saborear uma bela refeição, jogar umas cartas pela noite fora ou beber um refresco nos dias mais quentes.

4. Rústico e familiar

Jardim  por Conely
Conely

Pérgola de madera laminada

Conely

A família é uma parte importante da nossa vida e não há nada melhor do que organizar um belo almoço de fim-de-semana com todos aqueles de que gostamos. Com uma pérgola da dimensão da que vê na imagem, há espaço para tudo.

5. Estilo tropical

Jardim  por Conely
Conely

Pérgola de madera

Conely

Quando temos uma piscina no jardim, é útil ter um espaço sob o qual nos possamos resguardar do sol. A pérgola é uma estrutura que permite que o façamos, sendo ainda possível complementá-la com uma mesa para refeições.

6. Para climas inclementes

Jardim  por homify
homify

Pérgola con cristalera

homify

A região onde vive também influencia o seu estilo de vida. Se vive numa localidade onde faz muito frio, calor ou chove continuamente, talvez queira acrescentar à sua pérgola superfícies envidraçadas para se resguardar da inclemência do tempo.

7. Estilo exótico

Para uma casa num meio rural, uma pérgola feita com troncos de madeira é uma boa opção. O aspecto rústico adequa-se ao contexto e a protecção natural é passível de ser reciclada.

8. Pura elegância

Uma pérgola que mescla a rusticidade da madeira e a geometria do material. Mais do que uma mesa de refeições, este espaço de exterior abriga uma cozinha bem equipada, deixando ainda uma área livre para ser usada consoante as necessidades dos proprietários.

9. Um desenho quadrado

Terraços  por homify
homify

CASA AGR

homify

A madeira permite-nos criar uma quantidade ilimitada de desenhos, do rústico ao moderno. Para dar um toque pessoal, pode dispor a madeira em direcção distintas e usar cores diferentes.

10. Campestre

As pérgolas também pode ser decoradas. Pode acrescentar-lhes trepadeiras, vasos suspensos ou cortinas semitransparentes para lhes dar um toque mais romântico.

11. Um espaço zen

É da Ásia que vem a tradição zen da meditação e contemplação. Neste jardim, sobressai, precisamente, a estética asiática. As linhas são simples e puras e o espaço despojado de ornamentação. O entorno verde apazigua.

12. Estilo campestre

Outra opção para emprestar um toque natural ao espaço é colocar plantas sobre a cobertura e a abraçar as colunas de madeira. Esta é uma boa ideia para espaços pequenos onde não há área suficiente para um jardim. 

13. Com baloiço

Jardins rústicos por Kauer Arquitetura e Design
Kauer Arquitetura e Design

Pérgola com banco suspenso

Kauer Arquitetura e Design

Enfatize a vertente lúdica da pérgola e acrescente-lhe um baloiço. As crianças vão adorar e os adultos também não ficarão indiferentes. 

14. Super moderno

Se está a pensar colocar uma pérgola no seu terraço e quer, ao mesmo tempo, uma protecção para o tornar mais privado, este estilo é precisamente aquele de que precisa. A pérgola em ’L’ cumpre ambas as funções.

15. Desenho simples

A pérgola desta moradia cria uma perfeita zona de transição entre o interior e o exterior da casa com piscina. 

16. Um tempo de descanso

Se procura ter um oásis de relaxamento para fazer uma sesta, desfrutar de uma massagem ou ler um livro com toda a sua privacidade, acrescente cortinas e almofadas confortáveis ao gazebo. O branco é a melhor cor para o efeito.

17. Estilo rústico

Jardins escandinavos por homify

O estilo rústico caracteriza-se pela presença de materiais naturais, de entre os quais sobressai a madeira. Nesta pérgola, os postes que mantêm a estrutura são de madeira pouco trabalhada. As cortinas semitransparentes vêm realçar essa sensação de despojo e de tranquilidade. 

18. A iluminação faz a diferença

Aqui pela homify não nos cansamos de realçar o poder da iluminação, quer em contexto de interior, quer no exterior. A iluminação traz conforto, funcionalidade e beleza aos espaços, realçando o que eles têm de melhor.

19. Dupla cobertura

Jardins modernos por homify
homify

Manutenção de paisagismo e jardim vertical.

homify

A madeira é um excelente material para o exterior, mas requer bons seladores e produtos de impermeabilização. Se vive numa zona chuvosa, pode resguardar a sua pérgola com uma segunda cobertura em vidro. Se for automatizada, tanto melhor, pois pode fazê-la recuar. 

20. Um jardim para miúdos e graúdos

Neste jardim, as crianças não foram esquecidas e escolheram-se brinquedos em madeira, o mesmo material da pérgola.

21. Retráctil

Jardins rústicos por Federico Vota design
Federico Vota design

Progetto Giardino

Federico Vota design

As pérgolas mecanizadas são as mais úteis e funcionais, pois podem ser utilizadas em qualquer época do ano. A pérgola que vê na imagem conta com uma base de madeira e um tecto em tela.

22. Com muita onda!

A estrutura da pérgola não tem necessariamente que ter linhas rectas. Pode-se optar por uma linha mais orgânica e uma forma um pouco diferente.

23. Relaxar sob o bambu

Jardins ecléticos por Kabaz

O bambu é um material forte, mas pode ser cortado e moldado com recurso a ferramentas simples. É uma madeira que abunda e é particularmente usada em regiões tropicais. 

24. Elegância em negro

Até agora, temos estado a sugerir e a ver cortinas brancas a adornar as pérgolas. Contudo, para um efeito mais misterioso e sedutor, pode escolher cortinas negras com um fino tecido semitransparente. Ficam particularmente bem num ambiente nocturno.

25. Para qualquer espaço

A pérgola também é usada para proteger zonas de passagem, como a entrada da casa ou um corredor/caminho dentro do jardim.

Veja mais ideias para jardim.

Prefere as pérgolas modernas ou as mais campestres?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!