Salas de estar escandinavas por Polygon arch&des

Uma agradável casa de apenas 45 m²

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Um apartamento de sonho tem tudo aquilo de que precisamos, mesmo que o seu espaço seja pequeno. 

Isto pode parecer uma fantasia, mas, hoje, vamos mostrar-lhe como os profissionais do gabinete Polygon Arch & Des usaram a criatividade e inovação para criar um design de interiores sem falhas, criando um ambiente cómodo, bonito e funcional. Para além disso, oferece tudo o que procuramos ter numa casa, não obstante o seu espaço limitado. 

Vamos ver este apartamento milagre e perceber como cada centímetro foi aproveitado.

Um design inteligente

Um design inteligente e uma boa organização do espaço são bons passos para iniciar a decoração de um apartamento pequeno.

Numa área de dimensões exíguas, importa que cada centímetro seja explorado ao máximo. Não há esquinas desaproveitadas ou uma parede vazia. Neste projecto, podemos ver o que os designers fizeram para atingir este objectivo, usando cada característica e pormenor a seu favor. A superfície revestida a madeira, que vemos na imagem, foi usada para se suspender um espelho que enfatiza a sensação de espaço. 

Podemos também ver como se usa a cor e a materialidade para delimitar cada área, criando-se uma sensação única e ecléctica. 

Aproveitar o espaço

Como parte de um design estratégico, o apartamento inclui diferentes secções divididas em função dos seus propósitos. Há uma clara distinção entre a cozinha, a sala de jantar, a sala de estar e a casa de banho.

Os designers usaram o chão para criar divisões, em vez de paredes, pois estas últimas fecham os espaços, tornando-os mais enclausurados. Neste sentido, é preferível optar por um plano aberto. Esta ideia é mais visível na cozinha com peças de cerâmica hexagonais a decorar o piso e a separá-la em relação às demais áreas. 

Cozinha na esquina

Ao tirar partido das especificidades do espaço disponível, os designers reservaram a esquina da casa à instalação da cozinha. Este é um design simples com uma forma em ’L’, ideal para optimizar o espaço. 

Ao usar uma esquina desta forma, podemos ver como o espaço central do apartamento foi libertado. Para além disso, isto dá-nos uma ideia da forma como o espaço vertical foi utilizado, oferecendo à cozinha uma generosa área de arrumação e boas superfícies para preparar alimentos. 

Tudo incluído num espaço

Na sala de estar, conseguiu-se integrar uma área de trabalho de forma muito subtil. Nesta imagem, podemos também ver como o sofá foi usado para, com delicadeza, delimitar o espaço. O sofá surge em frente à secretária, ou seja, esta última foi usada nas suas costas, ideia que funcionou na perfeição.  

Do outro lado

A imagem anterior não nos deixava ver em detalhe a sala de estar. Mudando o ângulo, conseguimos perceber melhor a sua organização com a secretária adjacente e a cozinha ao fundo. Todas estas áreas dialogam numa transição bem conseguida. A sensação que o apartamento transmite é de espaço e de luminosidade. Ninguém diria que tem apenas 45 m². O que também vale a pena realçar é que se não tiver uma casa grande, vale a pena optar por pequenas peças de mobiliário. Um pequeno sofá acompanhado de uma poltrona de linhas modernas é uma boa alternativa.

A casa de banho

casa de banho tem uma boa dimensão. Não é apertada, como seria de esperar num apartamento pequeno. Os designers projectaram o espaço com muito bom gosto. Culpa disso são as belas cores dos azulejos, as formas geométricas e a calidez oferecida pela madeira. São texturas e tonalidades que chamam, sem dúvida, a nossa atenção. A iluminação indirecta que vemos no topo da parede azul é um pormenor interessante que remate a decoração.

Mais um ângulo

Tínhamos, necessariamente, que lhe mostrar esta imagem para que pudesse ver como se inseriu uma área de lavandaria e de arrumação. 

Saiba mais sobre lavandarias.

Para perceber melhor a distribuição do espaço, veja o projecto da casa:

Incrível. Não acha? O que achou deste projecto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!