Jardins tropicais por ANALU ANDRADE - ARQUITETURA E DESIGN

10 fontes e cascatas perfeitas para pátios e jardins pequenos

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O jardim de uma casa é o espaço destinado ao repouso e ao convívio com família e amigos. Este espaço precisa de móveis confortáveis, acessórios alegres e, claro está, plantas e flores que o tornem o mais natural possível. Mas, há um elemento que também lhe pode acrescentar para obter uma sensação de calma e de tranquilidade: a água.

Neste livro de ideias, mostramos-lhe dez projectos com fontes e cascatas.

Inspire-se com as imagens que lhe deixamos.

1. O melhor da natureza no seu pátio

Terraços  por Bowles & Wyer
Bowles & Wyer

A city balcony

Bowles & Wyer

Cada vez é maior a necessidade que temos de nos mantermos em contacto com a natureza pelo que nos sentimos muito impelidos a criar ambientes naturais através da adição de elementos que ofereçam equilíbrio aos espaços. As cascatas e os espelhos de água são uma boa opção para alcançar essa sensação repousante na decoração da nossa casa. 

2. Vanguardistas e ecológicos

Os muros de água são uma opção inovadora e decorativa que propiciam um aspecto contemporâneo e vanguardista aos espaços.

3. O seu funcionamento

Jardins modernos por homify

Todos os muros de água e fontes estão dotados de um sistema de circulação de água mediante o uso de uma bomba pelo que não temos que nos preocupar com o consumo. Há uma grande variedade de modelos e de desenhos que se adaptam a todas as necessidades.

4. Bem decorados

A bomba destes muros ou fontes tem um tanque de recepção que leva a água de novo aos tubos para que ela volte a descer. O depósito de recepção da água actua como base da fonte. Ao terminar a instalação interna da cascata interior, pode-se decorar com pedras para a valorizar em termos de estilo.

5. Uma grande variedade de desenhos

Os desenhos, os materiais e a combinação entre ambos criam resultados surpreendentes. 

6. Cheias de energia positiva

A utilização de uma pequena fonte de água para decorar o exterior é uma tendência que provém do Feng Shui. Segundo esta filosofia chinesa ancestral, a água purifica e muda a nossa energia.

7. Um som relaxante

O contínuo cair da água produz um efeito relaxante que nos convida ao repouso e à reflexão. Neste projecto, a água torna perfeito este espaço de convívio e de tranquilidade. 

8. De tradição milenar

Jardins modernos por homify

Os muçulmanos integravam fontes nas suas construções, pois, para além da parte estética, a presença de uma fonte no exterior reduzia a temperatura da zona até 5ºC. Para além disso, a água atrai as aves que buscam um lugar para beber, fazendo com que o ambiente do espaço se torne ainda mais idílico. 

9. O efeito cascata

Na natureza, um dos cenários mais espectaculares é ver cair a água furiosa de uma cascata. No nosso pátio ou jardim, podemos recriar esse efeito, fazendo a água cair de um ângulo que potencie o seu som. Uma sensação muito agradável e relaxante.

10. Para uma melhor qualidade do ar

Onde quer que instale uma fonte, a qualidade do ar melhorará consideravelmente. O espaço tornar-se-á mais fresco e o ar mais limpo.

O nosso último projecto traz uma ideia deveras original. Três grandes vasos cerâmicos servem de recipiente para a água que cai das torneiras de bambu. Sem dúvida, muito criativo.

Não hesite em pedir ajuda a um arquitecto paisagista para organizar o seu espaço exterior e acrescentar-lhe uma fonte.

O que lhe parece esta ideia de ter o elemento "água" tão expressivamente representado no jardim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!