House - Carrasqueira, Sesimbra: Cozinhas modernas por QFProjectbuilding, Unipessoal Lda

Reabilitação de uma habitação: ficou como nova!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Reforçamos constantemente a relevância duma área que se encontra claramente em ascensão: a reabilitação. Reabilitar é, como o próprio nome indica, voltar a habilitar determinada coisa. Neste caso especifico, uma habitação. Um projecto de reabilitação devolve a vitalidade ao espaço permitindo que este reviva e sobreviva a mais gerações.

Da autoria dos profissionais daQFProjecto Building, este projecto mostra-nos as possibilidades oferecidas por este tipo de intervenções cujo principal objectivo se centrou na criação de ambientes mais amplos e modernos. A QFProject Building surgiu em 2008 e é especificamente vocacionada em ampliações e remodelações de espaços habitacionais e recuperações de património ou outros tipos de edificações.

Recuperar uma casa? Um edifício? Viver num espaço transformado à sua medida? Com a ajuda dos profissionais certos é possível! Veja as imagens!

Fachada renovada

Esta habitação situa-se em Sesimbra, um destino frequentemente conhecido pelas suas praias de água cristalina. Ao mesmo tempo Sesimbra fica a apenas a 30 minutos de Lisboa, sendo por isso uma zona perfeita para uma vida familiar tranquila e em contacto com a Natureza. 

Apesar de simples, a fachada da habitação revela que esta foi alvo de uma intervenção recente. A habitação uni-familiar é tradicional e as suas divisões distribuem-se num piso apenas facilitando assim a sua organização espacial. A cobertura é revestida com telhas cerâmicas tendo estas sido também alvo de um processo reabilitativo. Todas as paredes exteriores foram devidamente pintadas de branco e as caixilharias foram substituídas.

Sala de estar com vista para a piscina

Passamos agora para o interior da habitação onde é possível encontrarmos um espaço amplo e moderno. Os interiores foram integralmente remodelados. Isto incluiu pequenas intervenções que não estavam directamente relacionadas com a parte estrutural mas sim com os acabamentos. As maiores diferenças são visíveis essencialmente no pavimento, paredes, janelas e mobiliário.

Espaço amplo e luminoso

O ambiente social foi organizado recorrendo à conformação de um grande open space no qual se distribuem os diversos espaços sociais: sala-de-estar, sala-de-jantar e cozinha. Faz todo o sentido reunir todos estes ambientes num só uma que vez que estes se complementam a nível funcional.

As tonalidades do espaço são neutras e simples possuindo no entanto alguns detalhes coloridos. A cor seleccionada para decorar o espaço foi o rosa claro que está presente nas almofadas decorativas das cadeiras e sofás.

Sala-de-jantar

Aproximamos-nos agora da sala-de-jantar que é um espaço super criativo na medida em que aproveita o próprio balcão de cozinha. 

O balcão é cinza escuro destacando-se assim naturalmente das restantes peças de mobiliário. A mesa de jantar é branca, rectangular e encontra-se rodeada por quatro cadeiras excepto num dos lados, onde foi construído uma grande banco que acompanha toda a extensão do balcão de cozinha, tornando-se assim num elemento extremamente funcional!

Cozinha super moderna!

A cozinha sofreu uma grande transformação sendo o seu interior integralmente remodelado. O mobiliário foi embutido na parede com o objectivo de maximizar o espaço tornando-o numa divisão mais funcional e com arrumação diversa. Os electrodomésticos também se encontram embutidos na parede juntamente com o mobiliário conformando assim um sistema uniforme e funcional.

Um balcão perfeito

Já lhe tínhamos mostrado como o balcão é de facto, uma peça especial e fundamental na caracterização e organização formal deste espaço. O balcão não só é um elemento extremamente funcional e que permite a preparação e confecção de diversas e deliciosas refeições, como também representa e efectua a divisão entre dois ambientes distintos. Neste caso separa a cozinha das zonas de lazer como é o caso da sala-de-estar e da sala-de-jantar.

Quarto

Passamos agora para as divisões mais privadas da habitação onde os habitantes podem desfrutar de momentos de repouso e descanso. O quarto possui uma atmosfera simples e delicada perfeita para descansar depois de um dia de trabalho. O branco inunda o quarto com uma grande simplicidade tornando este ambiente num lugar que para além de acolhedor pode também ser adaptável para diferentes ocasiões e decorações. 

Casa-de-banho repleta de luz

Não poderíamos terminar sem antes lhe mostrar a casa-de-banho que possui um detalhe que é um verdadeiro luxo: uma janela para o exterior! Geralmente a casa-de-banho é uma divisão negligenciada e deixada para último plano dada a sua funcionalidade. No entanto aqui não foi o caso, esta casa-de-banho sofreu uma remodelação significativa que passou pela alteração total desde o revestimento ao mobiliário.

Se gostou deste exemplo, veja aqui como ter uma verdadeira casa-de-banho de hotel na sua própria casa!

Gostou deste projecto de reabilitação? Qual o seu detalhe favorito?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!