Passo a passo para ter uma cozinha modular

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Passo a passo para ter uma cozinha modular

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Cozinhas  por CuisiShop,
Loading admin actions …

Se o apego à construção tradicional está a prejudicar o seu orçamento, deveria experimentar outros métodos para resolver eficazmente as suas necessidades, poupando tempo e, possivelmente, dinheiro. Neste livro de ideias, designadamente, propomo-nos a mostrar-lhe a vantagem dos móveis modulares para equipar a cozinha

É importante conhecer as dimensões do espaço destinado à cozinha e a localização exacta de cada um dos serviços – como a água, a electricidade e o gás – e seguir alguns passos que o deixamos a saber na continuação deste artigo.

Ora, veja lá.

As vantagens de uma cozinha modular em detrimento de uma tradicional

Numa cozinha modular pode obter uma grande quantidade de espaço de armazenamento, até mesmo nos lugares mais pequenos. Para além disso, pode fazer reparações com facilidade e substituir um módulo se for necessário. A instalação é fácil e rápida. Se os materiais forem de alta qualidade, a cozinha será duradoura. O importante é saber o que se procura e saber como avaliar os componentes necessários para eleger um que facilite o trabalho posteriormente.

Determinar a forma da cozinha segundo a distribuição que mais lhe convém e o espaço de que dispõe

As cozinhas, no geral, têm a forma de ’U ou de L’. Se a cozinha for muito grande ou muito aberta e lhe interessa colocar uma ilha, deve assegurar-se de que tem as instalações adequadas para colocar os electrodomésticos na ilha. Esta informação deve ser tida em conta quando faz o plano da cozinha. 

Decidir a altura dos componentes e dos móveis de cozinha antes da compra

A altura dos armários e a profundidade devem ser tidos em conta antes da compra para evitar desconforto (como dores de costas) aquando da utilização. Pode parecer uma sugestão estranha, mas acredita que é essencial pensarmos nisto. A cozinha deve ser feita à medida de quem a usa. Assim, aconselhamo-lo vivamente a fazer escolhas ergonómicas e a personalizar os móveis segundo a sua altura.

A importância da escolha da cor

A maior parte das famílias passa muito tempo na cozinha pelo que ela deve exibir um estilo que tenha um impacto positivo no estado de espírito de quem lá está. Pode ser uma paleta de cores neutras para um ambiente mais repousante ou com cores vibrantes para quem precisa de um empurrãozito para arrancar o dia juntamente com o café.

Antes de comprar a cozinha

No que diz respeito aos materiais, eleja qualidade. A sua cozinha deve ter materiais resistentes e duradouros. Assegure-se de que são resistentes à água e à humidade, no geral. Se for a uma exibição de cozinhas e lhe interessa comprar módulos, não se deixe deslumbrar pelos brilhos ou por cores apelativas. Pense primeiro nos materiais e na sua qualidade.

Materiais frequentemente usados em cozinhas modulares

Cozinhas  por Marbles Ltd,
Marbles Ltd

Silestone Ivory Coast / Bamboo Quartz Worktops

Marbles Ltd

Há diversos materiais usados na construção das cozinhas modulares, entre eles as lâminas de madeira com acabamento fosco ou brilhante, o MDP, o MDF, a fórmica e as placas de aço inoxidável. Estas últimas são altamente duráveis e de fácil limpeza e manutenção. 

O material das portas da sua cozinha modular

Eleja que tipo de portas vai usar na sua cozinha. Entre as melhores opções está o MDF com acabamento em acrílico. Pode deixar alguns portas em vidro – fosco ou não – para mostrar o que tem no interior ou para quebrar a eventual monotonia da superfície dos armários.

O balcão da cozinha é muito importante

O material para o balcão da cozinha é muito importante, pois irá receber calor, água, frio e substâncias gordurosas e ácidas.

Muitas cozinhas já vêm equipadas com granito, mas existem outras opções como a madeira contraplacada com laminação de granito de alta qualidade que forma uma superfície resistente. Em termos de cor e design, escolha os que melhor se adaptam à sua cozinha. 

Para preparar um orçamento, tem que saber o número de unidades de base de que a cozinha necessita

Cozinhas  por homify,

Estas unidades são os principais espaços de armazenamento para os utensílios da cozinha e não só. Referimo-nos a estantes, ao frigorífico, ao forno, ao espaço para o balde do lixo, aos módulos de esquina, entre outros.

Uma unidade base com tudo aquilo de que precisa para preparar café

Cozinhas  por homify,

Nesta unidade de base, tem uma máquina de café, o açúcar, as chávenas e os pratos. Tudo concentrado num só módulo.

Uma unidade base de esquina

Este módulo tem uma unidade giratória que facilita o seu uso. Basta rodar para se ter acesso ao utensílio ou condimento de que se precisa.

Sistemas para facilitar o uso dos tachos e panelas

Cozinhas  por homify,

Bandejas giratórias num módulo base para facilitar o uso de alguns utensílios de cozinha, como os tachos e panelas.

Mais um formato de um módulo base

Este módulo base contém uma gaveta com abas. A criação de compartimentos facilita o seu uso e a manutenção de ordem na cozinha.

Uma gaveta muito funcional

Numa gaveta, é conveniente ter áreas de tamanhos distintos para acomodar talheres com formatos diferentes.

Uma mescla entre frigorífico para vinhos e módulo base vertical

Un estante que combina el módulo base y uno de pared, es un híbrido que te sirve para tener la nevera para vinos, las demás botellas y en el estante superior, vasos y copas.

Unidades de parede com diferentes usos

Defina quais são as unidades de parede onde armazenará as mercearias e o equipamento como o forno, o microondas, a unidade para guardar a louça, a unidade de tupperwares, etc. Um espaço estreito e com frisos deslizantes, como o que vemos na imagem, é ideal para o efeito.

Já definiu os módulos base, os materiais e a cor. Agora, o preço!

Este é o ponto mais doloroso de cada projecto: o preço final. Mas, não desespere. Compare vários preços de várias lojas e escolha o melhor para si, tendo em conta a qualidade dos materiais e as suas necessidades. Também pode, em alguns casos, fazer aquisições directamente na fábrica o que o fará poupar consideravelmente.

Acha interessante a opção de criar uma cozinha modular? Deixe-nos a saber.
Casas  por Casas inHAUS,

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!