Quarto: Quartos minimalistas por Pedro Ferreira Architecture Studio Lda

Uma bela reabilitação de 335m2 na baixa do Porto

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

A cidade do Porto, sobretudo a área da baixa tem sido alvo de inúmeros projectos de revitalização de imóveis, hoje mostramos-lhe um belo exemplo deste tipo de intervenções. O projecto D. João IV consiste na reabilitação de uma casa burguesa do séc. XIX que se encontrava em ruínas e na sua reconversão num conjunto de habitação multifamiliar de quatro apartamentos, T1 e T2.

O projecto responde de forma pragmática às exigências do programa e usa os elementos pré-existentes como guia para o diálogo entre o passado e o presente. Assente no princípio simples, re-habitar respeitando o caráter e conceito do edifício. Segundo o arquitecto, projeto preserva os elementos característicos da preexistência, sistema estrutural e construtivo, assim como a organização espacial, limitando-se a introduzir as infraestruturas necessárias à nova vivência, com cozinhas e casas de banho. Pretendeu-se que a passagem pelo edifício se diluísse entre todas as intervenções das quais já foi alvo abandonando assumidamente a pretensão de afirmação autoral pelo desenho. A Casa de D. João IV nasceu há 120 anos e espera-se que seja vivida por mais 120…  

Engenharia: ASL&Associados, Construção: Homereab,  Fotografia: João Morgado, Styling Rute: Moreda, Mobiliário Fabric: [fabric.pt).

Fachada

Provavelmente esta é a imagem que tem da cidade do Porto, fachadas próximas da estrada, com várias janelas, pequenas varandas com guarda em ferro trabalhado, azulejos, um desenho típico que nos fala de um outro tempo desta cidade. Um traçado que temos interesse em preservar para continuarmos a contar a história deste centro. Devido à procura de habitação e às diferentes necessidades dos novos habitantes aquilo que era uma unidade habitacional foi convertido em 4. 

Hall de entrada

Um hall novo, moderno, luminoso. As janelas juntamente com o trabalho do branco e madeira tornam o espaço luminoso e agradável ainda que seja apenas um lugar de passagem. Afinal, é uma das primeiras impressões que se tem ao entrar no edifício.

Espaços da casa

Por todo o lado dominam o branco, a madeira e as paredes pintadas de um bege algo neutro, bastante prático para decorar e para tornar o ambiente simples e luminoso. 

Veja aqui algumas dicas para remodelar a sua casa.

Decoração

Os espaços são amplos, luminosos e com o pé direito alto, uma magnífica característica das habitações mais antigas…  

A decoração como poderá reparar é minimalista. O espaço tem poucas coisas, apenas o essencial, elementos de linhas simples e cores que trazem conforto. Por vezes o mobiliário tem um desenho algo vintage jogando mais uma vez com as diferentes épocas que caracterizam o edifício. 

Quarto de casal

Os quartos têm as mesmas características gerais que as restantes divisões da casa. Repare que este espaço beneficia de duas amplas janelas que permitem que a luz natural entre no quarto e ilumine directamente a zona da cama por exemplo, para um agradável acordar como sol do dia. 

A cama é ampla e confortável.

Quarto e música

Os instrumentos musicais servem também de decoração. Peças muito elegantes com tons de madeira contrastantes. O quarto é uma suite, repare na casa de banho ao fundo…

Divisão

Mais uma divisão bastante iluminada, esta numa zona mais baixa. Repare no chão, em azulejos, uma opção que mais uma vez faz pensar no encontro de dois tempos bem distanciados na história, uns azulejos à antiga com um aspecto muito moderno em simultâneo…

Relação interior exterior

Uma porta toda envidraçada, para além de permitir a entrada de luz natural da casa permite o acesso ao pátio. Um espaço exterior fantástico para uma cidade como o Porto. 

Pátio

O pátio tem imenso potencial como espaço de estadia privado ao ar livre, bem no centro da cidade. Poderá tornar-se um belo jardim, uma divisão da casa ao ar livre, um lugar encantador.

Cozinha e sala

Vemos a cozinha e a sala como espaços agradáveis e modernos mas se reparar bem há também algo especial… Mais uma vez a relação entre o passado e o presente que podemos ver no mobiliário da sala e ainda no arco na parede que delimita a cozinha. Um pormenor que certamente vem do passado desta habitação e que aqui traz personalidade ao espaço e o torna especial. 

Escadaria

Elegantes escadas em madeira fazem a comunicação entre pisos, este espaço é iluminado por uma ampla clarabóia redonda que provavelmente foi herdada do passado mas que aqui tem um aspecto super moderno. A guarda das escadas em branco é simples e minimalista. Um espaço iluminado com muito estilo…

Mobiliário

O estilo é dado também pelo mobiliário escolhido, repare na cadeira escura em primeiro plano. Uma peça que alia estilo e conforto, um toque de personalidade num espaço simples mas original.

Varanda para a cidade

A habitação incluí ainda um espaço de varanda, no andar superior, mais um lugar para estar ao ar livre, tendo ainda vistas para a cidade.

Gostou?! Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!