Homify 360º – moradia no sul da Alemanha

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Architekten Lenzstrasse dreizehn é o atelier de arquitectura responsável pelo projecto que lhe iremos mostrar. O atelier fica em Karlsruher quase na fronteira com França e é constituído por 3 arquitectos de formação. Os seus projectos actuam principalmente na projecção de construção e remodelação de edifícios habitacionais e também em edifícios públicos, como escritórios e lojas. Actuam dentro da cidade, mas se houver interesse deslocam-se e acompanham o projecto de igual forma. Para eles a arquitectura não é um luxo e tentam passar o seu ideal nos projectos que desenvolvem.

O projecto que lhe iremos mostrar é de uma moradia unifamiliar no distrito de Karlsruher, mais propriamente em Reilingen, e tem características muito especiais. Acompanhe-nos!

A fachada

A vista que se tem da fachada principal faz-se através da estrada. Verificamos que é um habitação de linhas muito simples e que apenas se destacam as persianas em madeira, de ripas horizontais, que fornecem a sombra necessária no interior. É perceptível os três andares, sendo o último de tecto esconso. O edifício é de cor branca e o contraste faz-se através da madeira das persianas. A porta de entrada faz-se lateralmente devido à garagem estar colocada a par com a casa!

O piso superior

Vamos começar a viagem pelo andar mais próximo do céu. É aqui que se localiza o quarto e a casa de banho. Nesta perspectiva consegue-se ver do lado direito ao fundo a casa do banho, do lado esquerdo armários de arrumação, e ao centro, atrás da parede fica a cama, que mais tarde irá perceber como. As duas portas de madeira que se vêm são de correr e são elas que fecham a divisão.

O projecto é muito simples, existe uma escada central que o liga entre andares. No piso onde nos encontramos a área é dividida em duas partes iguais, num dos lados fica a descrição que coloquei em cima, do outro é apenas uma sala ampla, um sala de estar.

O quarto

O quarto é nada mais nada menos do que reduzido a um colchão colocado sobre o chão. Para o localizar-mos, a casa de banho fica do lado esquerdo e o closet do lado direito. As luzes colocadas na parede iluminam estrategicamente cada morador, facilitando a leitura, se houver necessidade.

em detalhe

Nesta perspectiva apenas vemos um pouco melhor o planeamento desta zona.  Devido às áreas não serem de grandes dimensões as fotografias nem sempre ajudam a perceber num só contacto a totalidade do ambiente.

Repare nas janelas de tecto que ajudam à entrada de luz natural e ainda à regulação de temperatura.

Casa de banho

De aspecto luminoso e sereno é como podemos caracterizar este espaço. As janelas de tecto desempenham lindamente o papel delas e o revestimento branco amplia visualmente o espaço.

No rés do chão

No piso térreo, as divisões são abertas e têm grandes vidros para o jardim. Cozinha, sala de jantar e estar pertencem todas ao mesmo espaço. A atmosfera é luminosa e existem bastantes contrastes de cor e de materiais.

Os detalhes

Um aparador de cor vermelha contrasta no espaço e serve de arrumação a muitos elementos essenciais a esta divisão. As prateleiras servem para arrumar objectos mais pequenos e decorativos enquanto que dentro de portas se consegue esconder a confusão típica de loiças e pratos. Os móveis principais são de cor escura e contrastam também com o chão em madeira clara.

A garagem

A ultima fotografia mostra a garagem exterior que vimos anteriormente com a fotografia da fachada. A forma assemelha-se com a da moradia e os materiais usados são os mesmos. Até nesta divisão exterior houve a preocupação em colocar janelas para a possível entrada de luz.

Gosta de artigos homify 360º? Onde mostramos detalhadamente um projecto? Talvez goste também destes exemplos:

Homify 360° – casa Portuguesa em betão

Homify 360° – a casa de um galerista

Gostou? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!