Casa em Guimarães: Casas minimalistas por 3H _ Hugo Igrejas Arquitectos, Lda

Como receber as visitas de forma inesperada: dicas a reter!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Imagine o seguinte cenário: está em casa a gozar a sua folga, super descontraído e com aquele fato de treino velho que não deita fora porque é a única coisa que imagina vestida depois de um bom banho relaxante (ou para uma tarde de domingo no sofá). Está ali a treinar a sua técnica de zapping… e a campainha toca. Quando vai abrir a porta, percebe que o seu amigo de infância que estava emigrado e que já não via há mais de 1 ano está de volta e que lhe quis fazer uma surpresa! Entre a atrapalhação natural de não estar a contar com visitas inesperadas àquela hora e a felicidade de estar a rever uma pessoa que é ou foi muito importante para si, é impossível não o convidar para entrar – e quando dá por ela, a excitação inicial dá lugar a uma corrente de preocupações sem igual! Será que a casa está arrumada? Será que a casa de banho está limpa? Não tem o lixo a cheirar mal? Levantou a mesa do almoço e arrumou a loiça suja na máquina? Estas e outras questões assaltam-no sem permissão, com a agravante de que o seu amigo já está dentro de casa, logo é impossível mandá-lo embora sem parecer rude ou antipático, certo? Mas não stresse muito. Hoje vamos dar-lhe algumas dicas sobre como gerir este tipo de situações da melhor maneira e para que as suas visitas não se sintam mal ou que não são bem-vindas! Fique connosco e tire apontamentos de tudo!

Conduza-as até à sala de estar

Sala: Salas de estar rústicas por LAVRADIO DESIGN

Depois da surpresa, dos abraços fortes ou dos cumprimentos calorosos, é altura de convidar os seus amigos ou familiares a entrarem em sua casa. A primeira dica que lhe damos é: não refira a desarrumação da casa. Se a primeira coisa que fizeram foi ir visitá-lo, certamente que estarão mais focados em si do que na sua casa! Por isso, não lhes desvie as atenções para pormenores menos positivos de todo o espaço. Encaminhe-os para uma zona social, onde goste de receber as suas visitas: pode ser a sala, a cozinha ou o exterior, a escolha é sua! Peça-lhes os casacos, carteiras e outros objectos de que não irão necessitar e guarde-os num local apropriado ou seguro (longe de animais e crianças, principalmente). Depois, deixe que eles se instalem confortavelmente.

Prepare algo para petiscar

Se tiver alguma coisa na cozinha (pão, tomate, manteiga, queijo, fiambre, sumos, etc.), vá preparar uma pequena bandeja com uns petiscos. Mesmo que as visitas não façam questão, irão sempre comer qualquer coisa e a conversa não irá ser interrompida com estômagos a roncar! Não elabore demasiado nem stresse muito com este ponto: caso não tenha nada, ofereça um copo de água e convide-os para irem lanchar fora!

Não afaste o seu cão

Casa Varatojo : Salas de estar modernas por Atelier Data Lda
Atelier Data Lda

Casa Varatojo

Atelier Data Lda

Está na sua casa e este é o espaço do seu cão, por isso não o afaste das visitas. Para além de ser confuso para o animal ficar preso com o dono em casa, o leitor não estará completamente à vontade com as visitas sabendo que o seu cão está condicionado. Das duas uma: ou as visitas não têm medo e estão à vontade com o animal ou então opte por se vestir e saia com as visitas, para que o animal não se sinta triste, confuso ou revoltado nem ganhe aversão às próximas visitas!

Divirta-se com as visitas

Tem instrumentos musicais? Toquem e cantem um bocado! Tem o último jogo de futebol para a sua consola de jogos? Faça um pequeno campeonato! Qualquer distracção é boa, a menos que o seu amigo tenha vindo para falar sobre assuntos sérios ou para desabafar consigo.

O nosso artigo vai ajudá-lo a reduzir os níveis de stresse nesta situação?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!