Casas de banho modernas por SANTIAGO PARDO ARQUITECTO

15 boas ideias para iluminar a casa de banho

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Qualquer divisão merece ter a iluminação perfeita para ser funcional e para enfatizar a decoração. A casa de banho não é excepção e deve ser bem iluminada para que o ambiente o receba com conforto. Por ser um espaço íntimo, não deve descurar este passo tão importante. Neste livro de ideias, deixamos-lhe 15 propostas para dar luz à casa de banho de forma original e eficaz. Veja os nossos projectos. Há-os para todos os gostos.

1. Combinar temperaturas de luz

Quando falamos em temperaturas de luz, referimo-nos à luz fria e luz cálida, a primeira mais branca e a segunda mais amarelada. Jogar com estes dois tipos de luz fará com que tenha, por um lado, uma luz capaz de iluminar todo o espaço e, por outro, uma luz mais decorativa capaz de provocar diferentes sensações. 

2. Deixar a luz natural entrar

Casas de banho modernas por MARIANGEL COGHLAN

Há que recordar que a iluminação também se pode obter através da luz do sol. Para isso, é necessário ter uma janela na casa de banho, mesmo que pequena. Se não for pequena, deve ter um vidro fosco ou uma protecção para manter a sua privacidade.

3. Luz em zonas importantes

Casas de banho modernas por Estudio Meraki
Estudio Meraki

Vista Interior -Cuarto de baño

Estudio Meraki

Se a ideia de colocar uma luz potente no centro do espaço para o iluminar de forma homogénea não lhe agrada, pode distribuir a luz de um modo estratégico: aqui, percebe-se bem a ideia. Há luzes espalhadas em torno no perímetro, desde a entrada até à cabine de duche

4. Móvel com luz própria

Casas de banho modernas por Erika Winters® Design
Erika Winters® Design

Nightingale Decor, Hollywood Hills CA. 2014

Erika Winters® Design

Existem móveis que contêm, no seu interior, uma instalação eléctrica que os faz irradiar luz. É o claro exemplo deste toucador que tem a capacidade de tornar o espaço muito intimista e acolhedor.

5. Em locais pouco frequentes

Estamos habituados a ver os candeeiros no tecto ou suspensos nas paredes, mas, por que não, apostar em luzes indirectas? Coloque luzes por detrás dos espelhos ou dos móveis para criar um efeito semelhante ao que vê nesta casa de banho.

6. Geral e detalhada

Ilumine de modo geral toda a sua casa de banho e, para dar um toque de autenticidade, coloque pequenas luzes em jeito de detalhe.

7. Luz difusa e directa

As casas de banho ficam bem iluminadas com luzes difusas, mas, na zona do lavatório, é conveniente ter uma luz mais orientada para nos auxiliar a fazer a nossa higiene diária.

8. Espelho com luz própria

Não pode faltar um espelho na casa de banho, certo? Então, por que não usar este artefacto como fonte de luz? Para além de eficaz, é uma forma criativa de iluminar o espaço.

9. A todo o redor

Outra forma que nos assegura uma boa luminosidade na casa de banho passa por colocar lâmpadas em todas as paredes, deixando um curto intervalo entre elas.

10. Luz embutida no tecto

As luzes halogéneas embutidas no tecto são cada vez mais usadas para a casa de banho, pois trata-se de uma área com muita humidade e estas luzes contêm um vidro protector.

11. Uma luz de cada lado

Há candeeiros pequenos, mas que, com uma boa lâmpada, podem ter uma potência impressionante. Com eles, pode criar ambientes muito acolhedores.

12. Com tamanhos distintos

Casas de banho modernas por Erika Winters® Design
Erika Winters® Design

OC Home Decor, Irvine, Orange County 2015

Erika Winters® Design

Consoante a área, assim o tamanho do candeeiro que a ilumina. Neste caso, a banheira beneficia de um ponto de luz mais largo, em detrimento da cabine de duche para o qual bastou uma luz halogénea. 

13. Luz nas esquinas

As esquinas são, muitas vezes, deixadas vazias. Na casa de banho, não é excepção. Dê vida às esquinas da sua casa através da colocação de um bonito candeeiro de pé. A diferença é evidente! 

15. Uma luz geral

Para além da luz orientada, pode sempre incluir uma luz geral, para quando precisa de ter o espaço todo bem iluminado ou para aqueles momentos em que o usa com rapidez.

15. Jogo de níveis

Terminamos o nosso livro de ideias com uma ideia muito interessante para iluminar a zona do lavatório. Para além das luzes halogéneas mais comuns que já aqui mostrámos, incluíram-se dois candeeiros compridos que desembocam sobre o balcão. Sem dúvida, um toque muito elegante.

Saiba mais sobre iluminação de casa de banho.

Que estilo de luz prefere e de que ambiente mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!