Salas de estar modernas por Technowood srl

6 passos para construir uma casa pré-fabricada e moderna

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Embora ainda haja algum desconhecimento sobre o assunto, as casas pré-fabricadas e modulares têm uma panóplia de vantagens. Uma das mais apreciadas é a facilidade com que se constroem. Para além disso, são mais económicas, ecológicas e modernas. 

A casa que protagoniza este livro de ideias é muito simples por fora, mas o interior surge como um espaço bastante amplo e com detalhes tradicionais inesperados. 

Vamos vê-la?

Definir os materiais e cimentar

Outro factor que também conquista os compradores é a utilização de materiais simples, menos dispendiosos, mas também ecológicos, reduzindo a pegada de carbono. Para muitas pessoas, este é um factor que faz a diferença na hora de escolher o tipo de casa a construir.

Uma vez escolhidos os materiais e as especificações da construção, chega a fase de pôr mãos à obra. Um passo importante é a fundação. Não se esqueça que o peso da casa recairá sobre a fundação, pelo que esta etapa é muito importante. O traço, o nivelamento e os materiais de qualidade são fundamentais.

Local da construção

O facto de ser uma casa de rápida construção é crucial. A escolha do terreno influencia este passo. Quanto mais liso e nivelado, mais fácil será construir nele e menos mão-de-obra e maquinaria serão necessárias.

Com a ajuda de um profissional, determine o lugar adequado para montar os diferentes módulos ou painéis. Escolha um terreno uniforme e tenha em consideração o entorno – paisagem, vizinhança, acesso a supermercados, acesso para carros e peões, etc.

Definir os planos e estudar os seus detalhes

Há pré-fabricados de todos os tipos. As pessoas tendem a escolher modelos mais modernos e menos clássicos. Essa procura pela diferenciação faz com que se privilegiem linhas simples, puras e geométricas.

Uma vez escolhida a localização, é importante traçar os planos da construção. O ideal é contar com a ajuda de um profissional que o ajude a entender o projecto.

Escolher os materiais

Outro detalhe importante é o facto de as casas pré-fabricadas serem mais leves, baratas e ecológicas, devido aos materiais utilizados na construção. Neste sentido, a madeira é o material preferido. Contemporânea, versátil, elegante, fácil de trabalhar e com uma boa relação qualidade-preço.

Uma vez no interior, pode-se ver que a sala de estar e a sala de jantar ocupam um espaço em comum. Isto ajuda bastante a manter a conexão dentro da casa. Pode-se optar por manter ambientes distribuídos numa lógica de plano aberto quando o espaço não é muito amplo. A casa deste projecto utiliza uma paleta cromática neutra, tanto nos móveis, como nas paredes.

Escolher a posição dos espaços

A posição do sol é determinante no momento de decidir para que lado cada área da casa vai ficar virada. Gosta de despertar com o sol? Então, o quarto deve ficar na ala oeste da casa. As vantagens de orientar a construção de um edifício segundo as posições sol prendem-se, essencialmente, à iluminação e ao calor. 

As dimensões

Considere todas as dimensões da casa e não só os metros quadrados. Os metros quadrados de uma casa indicam a área do piso, mas não a altura vertical. Algumas casas pré-fabricadas têm tectos mais baixos comparados com as casas tradicionais, pelo que deve inspeccionar as dimensões com cuidado.

Considere possíveis gastos adicionais

Ao comprar ou construir uma casa pré-fabricada, assegure-se de incluir no seu orçamento a hipótese de ter que alguns gastos adicionais que podem sempre surgir, independentemente do tipo de construção. A maioria dos fabricantes de pré-fabricados não incluem no total do orçamento os trabalhos eléctricos, o equipamento para a cozinha, as ampliações, entre outros, pelo que poderá ter que pedir ajuda a um outro profissional.

Gostaria de viver numa casa pré-fabricada? Porquê ou por que não? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!