Salas de jantar modernas por Faci Leboreiro Arquitectura

10 razões pelas quais manter a casa arrumada pode mudar a nossa vida

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

À primeira vista, pode parecer-nos estranha a ideia de que a ordem e a limpeza nos possa ajudar no nosso bem-estar pessoal, ao ponto de nos mudar – a nós e à nossa vida. Mas, não é exagerado. Asseguramos-lhe. Há, de facto, repercussões negativas se habitarmos um espaço sujo e desorganizado.

Com isto não queremos dizer que a nossa casa deva ser tratada como um santuário imaculado. A casa existe para ser vivida e isso implica sempre algum caos. Mas, podemos sempre esforçar-nos para ser mais cuidadosos. 

Deixamos-lhe dez bons motivos para isso.

1. Melhora a sua saúde

Ter muito pó acumulado, haver áreas cobertas de humidade ou fungos e estar rodeado de bactérias atrai enfermidades, das que são quase imperceptíveis quando começam, mas que acabam por ter impacto nas nossas actividades diárias. 

O que fazer? Preserve a sua saúde e erradique todos os focos de infecção com uma limpeza exaustiva. Veja dicas para reduzir a humidade em sua casa.

2. Abre a mente

Ter uma mente aberta, criativa e capaz de produzir tem muito a ver da forma como o nosso espaço está organizado. Quanto mais desarrumado ou sujo, menos concentração temos e menos produtivos nos tornamos. 

O que fazer? Gerar o hábito de ser arrumado é um bom começo para abrir a nossa mente e concentrá-la em determinada tarefa. No seu home office, por exemplo, crie uma decoração agradável e apelativa, livre-se do excesso de papéis colocando-os em caixas ou arquivos e foque-se.

3. Reduz a ansiedade

O sentimento de ansiedade é comum quando habitamos um espaço no qual não nos sentimos bem devido à desordem e/ou sujidade. Se a fonte do problema não for solucionada, estamos a potenciar um círculo vicioso de sentimentos pouco úteis. 

O que fazer? Crie uma atmosfera que o satisfaça em termos de distribuição, textura e cor. Ao fazer isso, acabará por atenuar a sua inquietude.

4. Mantém baixos os níveis de stress

Cozinhas minimalistas por arQing
arQing

E2 Kitchen

arQing

O stress surge quando, como pessoas, nos sentimos pressionados por tudo o que temos pendente, tanto em termos materiais, como emocionais. Se a isto juntarmos o que está pendente na nossa casa, os níveis de stress jamais diminuirão.

O que fazer? Para ajudar a melhorar este ponto, deve-se saber gerir o tempo que se tem e definir, por exemplo, um dia para lavar a roupa, outro dia para aspirar, outro para limpar a casa de banho e assim sucessivamente.

5. Contribui para se exercitar

As tarefas domésticas podem não nos deixar com o corpo mais tonificado do mundo, mas, pelo menos, contribuem para uma vida menos sedentária, pois exigem movimento e acção.

O que fazer? Ao submeter o nosso corpo a um movimento constante por mais de dez minutos, faremos com que os músculos mais importantes se exercitem e as articulações se familiarizem com o movimento, o que é vital, sobretudo para pessoas com mais de 40 anos.

6. Ajuda a ter uma atmosfera sem bactérias

As bactérias de uma casa são um dos principais focos de contaminação, o que nos torna susceptíveis. Este factor torna indispensável que façamos limpezas frequentes.

O que fazer? Uma vez detectadas as zonas problemáticas, deve desinfectá-las de forma a reconquistar um ambiente favorável à sua saúde.

7. Promove o convívio

O aspecto social da nossa vida tem muita importância para nos sentirmos pessoas plenas. A solidão ou o escasso contacto com pessoas tem um impacto negativo na nossa mente.

O que fazer? Ter a casa limpa e organizada leva-nos a organizar convívios com mais frequência. Pelo contrário, um espaço pouco apelativo, far-nos-á ter reservas no que toca a convidar pessoas para o conhecer.

8. Permite descansar melhor

Não ter preocupações faz-nos dormir e repousar melhor. 

O que fazer? Se, no dia a dia, mantiver tudo em ordem, à noite e ao fim-de-semana pode estar tranquilo.

9. Favorece a criatividade

A comodidade favorece a criatividade. Ninguém quer trabalhar numa área desarrumada e feia. Não é por acaso que algumas das empresas mais bem sucedidas do mundo – como a Google – têm um contexto de trabalho colorido e apelativo. 

O que fazer? Antes de trabalhar, organize a sua secretária. Não vale a pena iniciar uma tarefa no meio do caos.

10. Eleva os níveis de felicidade

Uma pessoa que não está feliz em casa, deve, sem dúvida, modificar algo nela. Uma limpeza a fundo ou a alterações de pequenos detalhes pode fazer toda a diferença nesse sentido.

O que fazer? Limpe cada divisão de maneira vigorosa. Só assim terá uma casa limpa onde pode ser feliz.

Promete que vai ser mais cuidadoso?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!