História de amor entre vidro e madeira

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Casa de Campo - Quinta do Lago - Tarauata, Olaa Arquitetos Olaa Arquitetos Salas de estar campestres
Loading admin actions …

A casa de campo que apresentamos neste artigo está localizada em Avaré, no interior de São Paulo, no Brasil e foi projectada pelo estúdio Olaa Arquitetos

Casa Quinta do Lago, de 336 m², conta com uma volumetria marcante e uma cobertura imponente de duas águas. Combina diversos materiais naturais, desde a madeira e pedra, e usa tons neutros, de modo a integrar os ambientes habitáveis à natureza e traduzir o charme e o requinte do estilo colonial. Além de espaços amplos, funcionais e aconchegantes, a habitação ainda reserva algumas surpresas.  Convidamo-lo a fazer um passeio por este chalé imponente tal qual a paisagem natural à sua volta e sonhar com o seu refúgio de sonho no campo.

Confira a seguir através das belas imagens…

Volumetria monumental

Vista de fora, percebemos que a escala monumental da habitação corresponde à dimensão das imponentes árvores à sua volta. Marcada pela natureza exuberante e pelo clima campestre esta casa é o sonho de qualquer pessoa.

Além disto, o uso intenso de materiais naturais, como madeira, pedra, aliado ao uso do vidro, cuja transparência suaviza a presença e a materialidade imponente da edificação, criam uma relação de aproximação com a natureza, fazendo desta casa uma elemento natural da paisagem.

Sala de estar

Ao entrarmos nesta habitação, deparamos-nos com um espaço monumental a que chamamos de sala de estar. A mesma encontra-se marcada pelos planos inclinados do tecto, bem ao estilo de chalé e pelos generosos planos em vidro que circundam todo o espaço e inundam o ambiente de luz natural.

O piso revestido a cerâmica, de cor neutra, relação a sensação de integração entre o hall de entrada, a sala de estar e a de jantar. A paleta de cores procurou criar um ambiente elegante e relaxante. O uso de tons escuros, foi abolido e o mais presente é o tom castanho da madeira. As zonas verdes do exterior entram no interior com a sua beleza natural mas ao mesmo tempo, muito exuberante.

Esteja a vontade! Sente-se

Mais voltados para a sala de estar e com um final de dia lindo de se ver, deparamos-nos com a grandeza do espaço. A sala de estar é marcada por um pé-direito gigantesco de 8,5 metros de altura. Além da espacialidade imponente, reparamos na cobertura de duas águas, cujo forro é revestido a madeira.

A combinação de materiais naturais e rústicos como a pedra, móveis de estrutura de madeira e generosos planos envidraçados, permitem o máximo aproveitamento da luz natural e das vistas deslumbrantes para a paisagem natural circundante, além agradável vista agradável para a piscina. 

Apesar da grandiosidade do espaço, o contacto com a natureza e o mobiliário confortável asseguram a sensação de intimidade e conforto do ambiente.

A zona de TV

A sala que contem a televisão priorizou a privacidade do espaço. A parede em pedra que se estende até a sala de jantar, também serve de ornamentação e decoração do espaço. Um painel em madeira, embutido no muro de pedra, um armário em madeira, uma lareira vintage na cor preta e chaminé cromada, e ainda o tecto em madeira complementam a decoração do ambiente. O toque de cor é dado pelo sofá na cor vermelha, dando mais vivacidade e identidade ao ambiente.

A cozinha

cozinha é composta por uma bancada em forma de ilha, armários em madeira, bancadas revestidas a granito preto e é marcada principalmente pela iluminação natural abundante, que invade o espaço por dois amplos planos envidraçados e por uma abertura zenital, situada sobre a ilha. As aberturas trazem a luz natural e a paisagem exterior para o ambiente, tornando-o mais agradável e sofisticado.

A sala de refeições

A sala de jantar também desfruta de vistas privilegiadas para a paisagem natural externa e conta com mobiliário rústico, como a mesa de madeira e jogo de cadeiras de madeira, de estilo colonial, e uma luminária metálica com pendente, de estilo clássico. Este pormenores dão um toque rústico e elegante ao ambiente. Além disto, existe também uma parede revestida em pedra que se apresenta iluminada devido aos pontos de luz embutidos no piso, que divide a sala de jantar do hall de entrada, dando mais privacidade e mais personalidade ao ambiente.

A adega

A Casa Quinta do Lago reserva ainda uma grande surpresa. Sob a sala de estar, tesouros em forma de garrafas de vinho repousam sobre os nichos de madeira da adega. A adega tem capacidade para armazenar uma vasta quantidade de garrafas e se destaca pela sua funcionalidade e requisitos técnicos, como climatização e controle da luminosidade, que asseguram a preservação e a qualidade do vinho ali armazenado.

O quarto de hóspedes

O quarto para hóspedes é caracterizado pelas vistas deslumbrantes para o jardim e a paisagem natural externa. A madeira está presente no revestimento do piso e nas caixilharias das amplas janelas. A paisagem campestre e o uso da madeira tornam o ambiente mais confortável e aconchegante.

Estilo colonial

Na parte posterior da casa, integrada à sala de estar e ao jardim externo, situa-se a varanda, ampla e aberta. É marcada por um alpendre em madeira, apoiado em pilares revestidos a pedra e tecto em vidro. Além do fantástico contacto directo com a natureza circundante e das vistas privilegiadas, a varanda oferece total conforto e requinte, como um espaço lounge a céu aberto. A escolha do mobiliário também procurou a integração com o ambiente natural.

Piscina e jardim

O nosso passeio por este chalé maravilhoso termina na área externa, onde uma piscina integrada ao jardim, oferece ainda mais prazer e conforto aos moradores. A ampla piscina possui uma moldura semi-circular com degraus, que facilita o acesso gradual à mesma.

Gostaria de morar em um chalé de madeira no meio da natureza?

Gostaria de morar numa casa como esta?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista