Salas de estar modernas por Now Arquitetura e Interiores

20 salas nas quais se pode inspirar se a sua casa é pequena

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As salas de estar são áreas essenciais numa casa, não só no dia-a-dia, como também para se receber convidados. Se está cansado da decoração da sua e procura novas formas de a embelezar, não pode perder, no nosso livro de ideias, os conselhos que lhe deixamos para dar um toque mais especial a esta zona da casa. Quando lhe faltar imaginação, pode recorrer a estas 20 propostas para decorar a sua sala de estar com simplicidade. Veja como posicionar os móveis, repare na combinação de cores e nos pormenores. Cada detalhe faz com que estes sejam espaços de revista. 

Ora veja lá.

1. Coloque na sala de estar uma carpete que abarque toda a área. Sentir a textura macia da carpete não tem preço. Coloque também um móvel para guardar objectos.

As carpetes são um elemento interessante pois emprestam textura aos espaços onde se encontram. Combiná-las com o sofá é um ponto a favor para fazer deste, o melhor espaço de todos. Coloque, ainda, um móvel para guardar filmes, livros ou discos. Assim, mantém o espaço ordenado. 

2. Pense na área de refeições como um espaço de partilha. Use espelhos para a ampliar.

A sala de jantar pode estar integrada na sala de estar. Escolha móveis que se harmonizem para manter a coesão entre ambas as áreas. Desta forma, obterá uma composição agradável. A iluminação faz sempre diferença pelo que sugerimos que instale mais de uma lâmpada na sua sala de estar.

3. Se não tem espaço suficiente para guardar livros, filmes ou demais objectos, use a sua imaginação e crie prateleiras ou armários à medida.

Todas as casas têm livros. E, se não têm, deviam. Pode usar o móvel de televisão para arrumar alguns dos seus livros. Alterne a disposição dos livros com objectos de decoração ornamentais como flores, molduras, entre outros.

4. Para aligeirar o espaço, pode integrar vinis nas paredes. Dê um toque pessoal à sua sala com desenhos criativos.

Se sente que a sua sala está aborrecida, pode decorar as paredes com vinil. Eleja um que transmita uma mensagem positiva e certifique-se de que escolhe um modelo que não seja cansativo. Depois, coloque almofadas no sofá para tornar a área mais confortável. Como vê na imagem, o cinza e o azul complementam-se na perfeição.

5. Se gosta de plantas, não há nada melhor do que decorar o ambiente com um estilo tropical e cores apelativas. Torne o seu espaço único!

Salas de estar rústicas por Lucia Manzano
Lucia Manzano

Casa de praia – Guaecá SP

Lucia Manzano

Se a sua sala de estar é de estilo tropical e não sabe como fazer para a decorar sem a sobrecarregar, pode optar por escolher uma base mais neutra/fria e depois somar-lhe pormenores coloridos. 

6. Os móveis são fundamentais para que nos sintamos cómodos e as poltronas são boas aliadas para que isso aconteça!

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

O modelo dos móveis serão sempre a chave para dar personalidade à sala. Escolher poltronas coloridas é uma boa forma de valorizar a decorar e, em simultâneo, garantir conforto. Eleja uma cor que contraste com o sofá, mas certifique-se de que as peças do conjunto dialogam entre si.

7. É na sala que recebemos os nossos amigos e família. Para além dos sofás, escolha otomanas de diferentes tamanhos!

Quantos mais lugares tiver para acomodar as suas visitas, tanto melhor. Por vezes, os sofás convencionais não são a solução quanto temos muitas pessoas em casa. Nesse sentido, as otomanas e os pufes são uma mais-valia.

8. E no coração da sala, a mesa de centro

A mesa de centro ou mesa de café é importante numa sala de estar, não só para organizar a disposição dos móveis, como também para servir de apoio às actividades que têm lugar neste espaço de lazer. 

9. Uma sala que pode ter que funcionar como quarto? Use a sua criatividade para aproveitar os espaços!

Sala de estar  por D`Vita - Marcenaria de Luxo
D`Vita – Marcenaria de Luxo

Sala de estar com home theater moderno

D`Vita - Marcenaria de Luxo

As salas nem sempre são grandes e espaçosas. Se não tem espaço suficiente em casa e não tem outra opção a não ser converter o quarto numa mini-sala, então não desespere. Use a sua criatividade, aposte em tons agradáveis e invista num sofá-cama. 

10. Para gostos mais minimalistas, temos uma sala com elementos modernos.

  por Transition Interior Design
Transition Interior Design

SALON/ PROJET LAMARTINE, Transition Interior Design Architectes: Margaux Meza et Carla Lopez Photos: Meero

Transition Interior Design

Uma sala com estilo sobressai por ter elementos cativantes no seu interior. Não se trata apenas de lá colocar um sofá. Tudo deve ter relação para se gerar harmonia no ambiente e aos olhos das pessoas que o habitarão. Usar a arte a sua favor pode ser aquilo de que precisa para ter essa nota de cor e de criatividade. As almofadas podem também ser uma excelente forma de emprestar um toque pessoal ao espaço.

11. Com poucas cores, pode fazer magia num espaço reduzido. Use arte e estampados para criar um ambiente digno de admiração.

Pode-se criar magia recorrendo aos mais simples elementos: tonalidades e texturas. Unindo estes dois factores, alcançará um espaço de lazer que inspire ordem, criatividade e beleza. 

12. As bibliotecas cheias de livros podem fazer diferença em termos decorativos e de organização. Se precisa de uma área de trabalho, integre uma mesa no espaço.

Quando temos pouco espaço em casa e precisamos de um espaço de trabalho, podemos ver-nos obrigados a integrá-lo na sala de estar. A construção de prateleiras à medida e de um nicho funcionou na perfeição na sala que vemos no projecto. 

13. As luzes LED e fotografias embelezam as paredes e tectos.

A iluminação é fundamental para determinar o sentimento do seu espaço. Sugerimos as luzes LED para criar um ambiente especial. São mais caras do que as luzes tradicionais, mas muito mais ecológicas e duradouras, logo, o investimento compensa. 

14. Os sofás que fazem esquina são bons para optimizar bem o espaço. Use almofadas coloridas para tornar o ambiente mais interessante.

O melhor dos móveis deste tipo é a possibilidade de poder contar com unidades de armazenamento sob eles. Lá pode guardar objectos que quer fora da vista, assim como mantas ou almofadas adicionais.

15. As salas com detalhes destacam-se. Use a seu favor as cores e uma boa distribuição do espaço.

Veja como, nesta sala, ficam bem os quadros, as flores e as outras peças de decoração. A prateleira sobre a televisão também materializa uma forma original de organizar o espaço. As luzes LED enfatizam esse propósito. Sem dúvida, uma sala de estar muito acolhedora.

16. Se a sala de estar é pequena, decore-a só com o essencial. Aproveitar o espaço é a chave nestes casos.

Por vezes, perdemo-nos no meio de tantas ideias e vontade de as executar ao mesmo tempo. Contudo, em espaços pequenos, menos é mais. Escolha aquilo de que precisa e escolha com qualidade. 

17. As salas em plano integrado devem ser delimitadas por móveis funcionais.

Salas de estar modernas por atelier137 ARCHITECTURAL DESIGN OFFICE
atelier137 ARCHITECTURAL DESIGN OFFICE

リビング~037軽井沢 I さんの家

atelier137 ARCHITECTURAL DESIGN OFFICE

Mesmo sem paredes, pode delimitar os espaços através do uso de móveis. Neste projecto, um móvel baixo e sob o comprido demarca o fim da sala de estar, garantindo, não obstante, que esta última mantém contacto visual com o resto do espaço.

18. Para quem aprecia a simplicidade, as cores creme são o ideal. Escolha móveis cómodos.

O minimalismo é cada vez mais tendência, em parte porque as casas, sobretudo nas cidades, são cada vez mais pequenas. Nesta corrente estética, as cores sóbrias preponderam e ajudam a manter os ambientes arejados e leves.

19. Não abdique de uma decoração que revele a sua personalidade.

Os elementos mais atractivos são aqueles a que atribuímos significado. Não abdique de peças sedutoras para imprimir carácter à sua sala de estar. 

20. Jogue com a geometria das linhas e com tonalidades que causem impacto visual.

Veja como uma simples carpete às riscas em preto e branco embeleza o espaço. Trata-se de um elemento comum, mas que gera valor visual. 

Esperamos que estas salas de estar lhe tenham deixado boas ideias para transformar a sua. O que nos diz?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!