Cozinha SANTOS: Lojas e espaços comerciais  por Ligna Bagno

O que ter em conta antes de escolher uma cozinha americana

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Sabia que a sua casa pode ganhar toda uma nova cara se optar por fazer uma cozinha americana? Pois é, este estilo de cozinha é super funcional e prático para o seu dia-a-dia. Tem imensa arrumação, zonas pensadas para famílias modernas e ainda tem a versatilidade de poder usar o balcão como mesa de refeições, de trabalhos da escola ou de bar de convívio com as visitas. E não pense que tem que ter uma cozinha enorme para a fazer! Na verdade, esta cozinha é projectada para criar amplitude nos espaços, dando a ideia de que a divisão é maior do que realmente é, por isso funciona tão bem em espaços grandes como em espaços pequenos. Se tem curiosidade sobre este estilo e está a pensar dar uma renovação lá em casa, saiba o que deve ter em conta antes de tornar este sono realidade!

Espaço disponível

O primeiro passo, antes de tudo, é perceber exactamente com que área pode contar. Consegue deitar abaixo paredes para ligar a cozinha à sala? Pretende criar o espaço de confecção e de refeições dentro de uma só divisão? Quantos armários vai querer? E o balcão: será para toda a gente ou só com dois ou três lugares? É importante responder a estas e outras questões que possa julgar pertinentes antes de avançar com o projecto, para que no final a cozinha seja o espaço que idealizou, sem frustrações ou mais custos adicionais associados.

Funcionalidade mesmo em espaços pequenos

A funcionalidade é muito importante, principalmente quando estamos a falar de um espaço como a cozinha. Não adianta ter móveis super bonitos, um balcão espaçoso e uns bancos altos de um designer conceituadíssimo, se no momento em que precisamos da nossa cozinha ela é mais parte do problema do que da solução. Neste espaço reduzido, optou-se por transformar o balcão em espaço de arrumação dos bancos, para que estes tenham um sítio próprio quando não estão a ser utilizados. Este é um dos pormenores que torna esta cozinha super funcional!

Dois espaços distintos ou um só?

House in Ajuda: Cozinhas modernas por Studio Dois
Studio Dois

House in Ajuda

Studio Dois

Uma das desvantagens das cozinhas americanas é a natural propagação de cheiros, possíveis fumos e gordura da cozinha para a sala. Por isso mesmo, há a opção de fechar a cozinha com portas de correr ou com uma parede de vidro, que lhe dará na mesma a sensação de amplitude do espaço, evitando as desvantagens naturais de ter uma cozinha dentro da sala (ou uma sala dentro da cozinha). Simples, eficaz e com todas as boas coisas de uma cozinha americana!

Iluminação

A iluminação é um factor muito importante em qualquer espaço, mas uma vez que a cozinha é uma zona de trabalho, este factor ganha ainda mais importância. Não se esqueça de que este é um estilo diferente, por isso os focos de luz também irão mudar ligeiramente. Nas bancadas tudo normal, com luzes embutidas na parte inferior dos armários superiores; no caso do balcão, opte por luzes directas para esta zona, devidamente instaladas no tecto.

Soluções de arrumação

Em último lugar, mas não menos importante, temos a arrumação. Soluções de arrumação são sempre bem-vindas, nunca são demais! Neste caso, utilizou-se uma estante com várias prateleiras, onde se guardam artigos ou se expõe decoração – se reparar bem, evita-se o uso de caixas ou de outros objectos que tapem demasiado este móvel. Ao mesmo tempo, esta estante é usada como divisória para a outra parte da assoalhada, o que poupa espaço, permite a passagem de luz natural e faz ainda com que a barreira física existente não seja demasiado imposta nem pesada! Uma solução fantástica para quem gosta de tirar paredes à casa, mas que não quer perder zonas de raíz!

Agora sim está preparado para a aventura! Quando vai começar o projecto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!